Abra este presente

brinque com o passado

Síntese: A exposição pode ser itinerante. Ela é simples e didática e funciona como divulgadora do trabalho de Educação Patrimonial, realizado pelo Departamento de Memória e Patrimônio da SMC/Museu Municipal - visão dos diversos projetos realizados.


Dados Técnicos: Colagens e textos explicativos sobre os projetos de Educação Patrimonial, com proteção plástica transparente.


Ano: 1997


Dimensões: 59,5 cm x 49 cm a 1 m x 75 cm


Composição: 18 quadros


Obs: Proibido o uso e reprodução das imagens aqui expostas.

Quadro de abertura “Abra este presente, brinque com o passado”

Prefeitura municipal de Caxias do Sul, Secretaria Municipal da Cultura, Departamento de memória e patrimônio cultural, escolas participantes

“Você já pensou se a gente não tivesse memória?”

“1 Publicações: publicações em forma de boletins, produto de pesquisas realizadas pelo Museu e o Arquivo Municipal.”

“2 Olho a olho: foram produzidos 11 vídeos para difusão da história e da memória da região de colonização italiana que podem ser retirados ou assistidos no próprio museu.”

”3 Extras muros: exposições de painéis fotográficos sobre temas culturais e saberes populares da região à disposição da comunidade geral.”

“4 Caixas de memória: caixa com material da história e cultura da imigração italiana para serem utilizados em sala de aula e explorados pelos alunos”

“5 Concertos ao entardecer: apresentações de música que ocorrem sempre no último domingo do mês, aberta ao público, com entrada gratuita.”

“6 Em sintonia: organização de encontros, simpósios, oficinas abertas ao público em geral com temas referentes a patrimônio.”

“7 Memórias de Dona Pina: a história de Dona Pina conta a vida de uma imigrante italiana que foi reconstituída através de seus pertences”

“8 Aula no Museu: Exploração do acervo do museu através de jogos, brincadeiras e outras atividades educativas com planejamento conjunto de professores e monitores”

“Patrimônio cultural? O que é isso? É tudo aquilo que os homens fazem e a maneira como eles fazem. É também o significado que essas coisas possuem. Tudo isso faz parte da memória do grupo, da comunidade em que vivemos.”

“E educação patrimonial, o que é? É conhecer a vida da comunidade, identificar e respeitar o nosso patrimônio cultural.”

“Patrimônio cultural não se resume a objetos históricos e artísticos, a monumentos ou centros históricos.”

“As coisas que a gente lembra da nossa própria vida, da vida da nossa família e da nossa comunidade são muito importantes. São considerados uma riqueza, e portanto, devem ser guardados. Fazem parte do que chamamos patrimônio cultural.”

“Patrimônio cultural também é: artesanato, maneiras de pescar, plantar, cultivar e colher, de cozinhar de construir casas. As músicas, as danças, as roupas, maneiras de falar, as festas religiosas, as festas populares, etc.”

”Receitas, fotografias, cartas, mapas, jornais certidões, livros, letras de músicas, trabalhos manuais... Através deles conhecemos a nossa história.”

Quadro de Encerramento - “Projetos desenvolvidos pelo Departamento de Memória e Patrimônio Cultural”