Gastronomia de Porto

A Francesinha é um prato típico da cidade do Porto e consiste numa sanduíche com carne de vaca, linguiça, salsicha fresca, queijo e molho. Há muitas variações da francesinha. No entanto, o ingrediente essencial e mais importante é o molho. 

As tripas à moda do Porto são um prato com feijão onde não podem faltar o salpicão, as carnes, a orelheira, a mão de vaca, chouriça e, claro, as tripas. É um prato, normalmente, acompanhado de arroz branco. 

Os rojões são um prato que se come em várias zonas do País, mas são mais tradicionais do Minho.

É um prato de carne de porco aos pedaços, sem osso, que se acompanha de chouriças de sangue, tripas enfarinhadas e sangue do porco cozido, cortado em tiras fininhas para acompanhar.


 O sarrabulho é um prato que tradicional português que se encontra em todo o país, mas é mais comum no norte, especialmente em Ponte de Lima.

Seja em forma de arroz ou papas, esta refeição está associada à reunião e convívio de família e amigos e acontece após a matança do porco, aproveitando o seu sangue. Para além do sangue, o sarrabulho caracteriza-se por usar “os miúdos” do porco, como o coração, fígado a língua ou a goela e por um forte tempero à base de cominhos.