Gastronomia de Lisboa

O primeiro pensamento que ressalta quando se fala da gastronomia regional de Lisboa é o Pastel de Belém, o ex-libris da doçaria conventual, presente em Belém, este doce conta uma história de 200 anos tornou-se a imagem de marca da gastronomia de Portugal. 

Continuando a explorar estes pecados, passa-se para a sardinha assada, associada às festas de Santo António, as festas populares, o seu cheiro corre pelos bairros e pelas ruelas capturando os narizes mais atentos. As sardinhas unem-se com os pimentos assados, regados por um fio de azeite português e juntamente com uma salada de alface e pepino, a refeição da sardinhada fica perfeita. 

Da linha costeira, os barcos trazem o pescado que contempla os pratos mais típicos de Lisboa, entre os quais se destacam o bacalhau, que desde se criam o bacalhau à Brás, pataniscas e pastéis de bacalhau e caldeirada de bacalhau; do marisco, as amêijoas à Bulhão Pato fazem salivar; do pescado fazem-se a pescada à lisboeta e os peixinhos da horta.



Da carne surgem o cozido à Portuguesa, a lebre à Bulhão Pato, o bife à Marrare ou bife à Café e as perdizes à Convento de Alcântara.