Processo de limpeza mecânica
Afora as controvérsias sobre se deve ou não limpar moedas, particularmente sou contra, porém uma vez decidida pela limpeza, ela deverá ser feita com muito cuidado e prática, para não correr o risco de danificar as peças. Sugere-se treinar com moedas pouco representativas ou já danificadas até atingir confiança suficiente para entao partir para as moedas de valor.
- A limpeza da moeda é feita através de fricção da peça em flanela de algodão com uma pequena quantidade (uma pitada) de carbonato de cálcio – um produto neutro, em pó, com uma granulação muito fina para não arranhar a peça (aproximadamente a mesma granulação do talco de toalete). O carbonato de cálcio pode ser usado em qualquer metal.
- A lavagem da moeda deve ser feita em água corrente, com detergente neutro e escova de cerdas naturais, tendo-se o cuidado de enxaguar bem a moeda.
- A secagem em flanela de algodão, seguida da imersão da peça em acetona pura (que deve ser trocada periodicamente). A retirada da moeda do recipiente com acetona pode ser feita com pinça de bambu com ponteiras de borracha, do tipo usado para a revelação de negativos de fotografias.
- A acetona pura, muito volátil, promove uma secagem mais rápida e completa da peça. Colocando-se a moeda sobre o tecido de algodão, pode-se também usar um secador de cabelos para assegurar o processo de secagem.
- Depois da moeda bem seca, procede-se ao seu enceramento com cera microcristalina. A cera microcristalina, que é comercializada em blocos, é diluída em nafta ou em querosene desodorizado até tornar-se pastosa, e deve ser aplicada com pincel flexível, como os de desenho, feitos com pelos de marta. Aplica-se em primeiro lugar a cera no reverso, deixando que seque. Depois no anverso, e por último no bordo.
Quando a cera microcristalina seca, o aspecto da moeda é um tanto opaco. A fricção em tecido de algodão retira o excesso de cera e devolve à moeda uma aparência polida. O uso de flanela (em vez do tecido de algodao) pode deixar felpas nessa etapa.
O enceramento com cera microcristalina veda os "poros" do metal, protegendo a moeda através de uma película inerte e inócua. O enceramento tem sido usado em lugar do envernizamento, hoje desaconselhado.
- O envelopamento das peças tem sido feito em envelopes comuns para moedas, mas podem ser usados o papel cristal, mais transparente, ou, preferencialmente, papéis de Ph neutro (6-6 ½), desacidificados.
- As moedas guardadas em envelopes devem sofrer um controle periódico, porque os envelopes, mesmo aqueles feitos com papel desacidificado, tendem a se acidificar com o tempo, devendo então ser substituídos. O papel acidificado pode ser visualmente reconhecido por manchas amareladas em sua superfície.
Atualmente a melhor opcao (custo/benefício) é o acondicionamento das moedas em cápsulas acrílicas rígidas.
Cuidados adicionais
- Limpar sempre uma moeda manuseada antes de guardá-la. Os ácidos graxos das mãos, que contém ácido úrico, um meio ideal para proliferação de fungos, se recompõem rapidamente mesmo após a lavagem com sabão. Além disso, as peças manuseadas e guardadas sem limpeza prévia podem ficar marcadas por impressões digitais, que só são removidas com certa dificuldade.
- Utilizar uma flanela para essa limpeza rápida. Em museus e coleções maiores é aconselhado o uso de luvas de algodão para o manuseio de moedas e medalhas.
- Evitar o contato de moedas com quaisquer instrumentos ou ferramentas metálicas, que poderão produzir nelas arranhões indeléveis.
- Proteger as peças quando houver necessidade de transportá-las.
Quanto à limpeza
- Durante todo o processo de limpeza, as peças devem ser protegidas do contato direto com as mãos através do uso de luvas de plástico ou de borracha.
- A pátina esverdeada sobre as moedas antigas de cobre e de bronze é inerte, proporciona à peça uma cobertura protetora e atraente e não deve ser removida.
- Nenhuma cobertura de superfície em uso corrente é completamente eficaz em impedir o ataque por agentes corrosivos ou pela umidade da atmosfera. Seu emprego deve ser associado às melhores condições possíveis de armazenamento ou exposição.
Outras dicas de limpeza
MOEDAS DE PRATA
MOEDAS DE NÍQUEL OU CUPRONÍQUEL
MOEDAS DE BRONZE ALUMÍNIO, AÇO E ALUMÍNIO
MOEDAS DE COBRE E BRONZE
fontes: http://www.moedasdobrasil.com.br e texto próprio.