Colecionar moedas tem sido conhecido como o "passatempo dos reis". As pessoas colecionam moedas para se divertir, para lucrar em pouco tempo com a revenda rápida ou para um investimento a longo prazo. Independentemente de sua razão para colecionar moedas, saber como encontrar o valor de uma moeda antiga é uma habilidade útil para aprender a cuidar da sua coleção.
Fatores que Determinam o Valor de uma Moeda
Olhe a data da moeda. Em geral, quanto mais velha a moeda for, mais ela vale.
Nem todas as moedas possuem datas. A datação das moedas europeias, por exemplo, começou apenas no início do século 17.
Entre as moedas que apresentam datas, nem todas essas datas estão de acordo com o calendário gregoriano. Países como Israel e países asíaticos seguem cada um deles um calendário diferente e apresentam nueracao específica e grande parte do mundo árabe usa o calendário islâmico. Se a sua moeda vem de um país que usa um calendário diferente do calendário gregoriano, você vai precisar usar um conversor de data como o do CalendarHome.com para encontrar o ano gregoriano equivalente.
Além disso, esteja ciente de que nem todas as moedas são cunhadas nas datas que apresentam. Dólares americanos de prata que mostram a data de 1804 foram, na verdade, cunhados em 1834 e 1835 como moedas de provas, enquanto as moedas de prata cunhadas em 1804 mostram, na verdade, a data de 1803, porque os moldes ainda estavam bons.
Saiba qual país emitiu a moeda
O país que emitiu a moeda pode ter um impacto sobre o valor da moeda, dependendo de quão proeminente o país foi historicamente ou de como ele era capaz de cunhar moedas. Muitos países exibem o nome tanto no anverso (cara) como no reverso (coroa), embora ele possa vir escrito no idioma nativo do país, em latim ou usando um alfabeto diferente do alfabeto romano.
Você pode pesquisar o nome do país no idioma local em Nations Online para encontrar o nome em Inglês.
Note o quanto a moeda é rara
A quantidade de um determinado tipo de moeda também determina o valor de coleção da moeda, em muitos casos, mais até do que a idade da própria moeda. Veja Escala de Raridade.
A raridade de uma moeda depende de vários fatores relacionados:
Observe a demanda pela moeda
Relacionado à raridade de uma moeda está o interesse dos colecionadores por ela. Como mencionado acima com o níquel de cabeça indiano de 1913, mesmo que moedas produzidas entre 1914-1938 apresentem o design do búfalo no recanto, fazendo com que o design com o monte se tornasse mais raro no geral, os colecionadores estão mais interessados na moeda com o búfalo no recanto de 1913, porque menos moedas com esse design foram produzidas naquele ano.
A procura de uma determinada moeda também pode variar de acordo com o local do mundo onde um determinado colecionador vive ou ao longo do tempo, já que a popularidade da moeda entre os colecionadores varia.
Examine o estado de conservação da moeda
O estado da moeda afeta o seu valor. Quanto mais bem conservada ela parece, mais um colecionador estará disposto a pagar por ela. O estado de conservação de uma moeda é classificado de várias maneiras.
Veja o link Estado de Conservacao.
Consulte um catálogo de moedas
Além de ajudar a identificar as moedas antigas, muitos catálogos de moedas listam os valores das moedas que contêm. Você terá de consultar o catálogo mais atual que pude encontrar, já que os valores mudam de ano a ano.
Uma boa referência para as moedas dos EUA é "A Guide Book of United States Coins" de R.S. Yeoman, popularmente conhecido como "Red Book" por conta da capa.
Uma boa referência para moedas do mundo inteiro é o Standard Catalog of World Coins de Krause. Neste catálogo é informado o preco e o número KM# (Krause-Mishler) especificando a raridade e valor da moeda.
Um exemplo é a moeda de 25 centavos do Brasil (KM# 650).
Ela é classificada assim:
Peça para um avaliador oficial avaliar a moeda
Alguns colecionadores de moedas são formalmente treinados para avaliar moedas a fim de determinar suas condições e valores. Você pode encontrar esses avaliadores entrando em contato com um negociante de moedas antigas, consultando a lista de avaliadores oficiais no site da Imprensa Nacional Casa da Moeda ou nos sites da Sociedade Americana de Avaliadores (ASA) ou da Sociedade Internacional de Avaliadores (ISA).
Familiarize-se com os termos específicos que o grupo de avaliadores oficiais usa. O ISA divide seus associados em membros que são avaliadores credenciados e em membros que não são. Os membros são subdivididos por seu nível de formação e experiência, com os membros certificados ocupando uma classificação mais elevada do que os membros credenciados.
Você deve esperar pagar uma taxa pelos serviços de um avaliador.
Valor Basal
Moedas com a classificação ‘gasta’ ou que estão danificadas o suficiente para serem classificadas ainda podem ter um valor "basal" de acordo com seu conteúdo de metal. Para encontrar este valor, multiplique o peso da moeda pelo percentual de seu metal mais valioso e pelo preço atual desse metal. (Você provavelmente vai ter de converter o peso da moeda para onça-troy)
Falsificacoes
Esteja ciente também de que algumas moedas menos raras foram adulterada para se assemelharem às moedas mais raras. Falsificações da moeda de um centavo 1914D de Lincoln foram feitas acrescentando a marcação da casa da moeda "D" às moedas de um centavo de 1914 feitas na Filadélfia (que não usavam a marcação da casa da moeda na época) ou raspando o primeiro "4" de 1944D da moeda de um centavo de Lincoln para que ficasse parecido com um "1". Você pode detectar a falsificação ao olhar para as iniciais "VDB" (do designer Victor David Brenner) na moeda. Se elas estiverem presentes, a moeda não é o verdadeiro um centavo 1914D de Lincoln.
Fonte: http://pt.wikihow.com/Determinar-o-Valor-de-Moedas-Antigas