VERSO, ANVERSO OU FACE (OU COROA)
É o lado principal da moeda onde se encontra a efígie.
REVERSO (ou CARA)
É o lado oposto do anverso.
CAMPO
É todo o espaço central de uma ou outra face.
EXERGO
Local inferior do campo, onde geralmente se encontra a data e a letra Monetária.
CONTORNO
Orla em que se encontra a legenda.
BORDA
É a espessura da moeda, que pode ser serrilhada, ornada ou com legenda.
MÓDULO
É o diâmetro da moeda.
TÍTULO
É o grau de pureza do respectivo metal.
VALOR LEGAL
É o valor dado por Lei, para que com ele circule.
LETRA MONETÁRIA
Letra ou sinal que indica a casa da moeda onde foi cunhada.
RECUNHOS
É a moeda que passa por outro cunho para que seja alterado o valor, tipo, etc.
SIGLA
É um monograma com as iniciais do gravador localizado no lado esquerdo da moeda.
PROVA
É a moeda cunhada para aprovação do Conselho Monetário que é distribuída entre os diretores e autoridades.
REVERSO INVERTIDO
As moedas são tradicionalmente cunhadas com verso e reverso, tendo uma rotação de 180 graus entre elas. A moeda é segurada com o dedo indicador no topo e o polegar em baixo com uma vista do verso na vertical.
Quando se roda a moeda da esquerda para a direita para se ver o reverso este estará invertido. Algumas moedas são cunhadas com o verso e o reverso unidos em um alinhamento de 360 graus. Se essa moeda é segurada e rodada como o descrito acima,o reverso irá aparecer,não invertido.
CARA OU COROA
É um jogo simples, com uma moeda. Duas partes em disputa escolhem uma das faces da moeda cada, antes de seu lançamento. A moeda, então, é lançada para o alto e sua queda aparada com as mãos. Vence a parte que escolheu a face da moeda que estiver voltada para cima.
Um uso comum é a decisão de quem faz o movimento inicial em alguma atividade. No futebol, por exemplo, a moeda decide quem fica com o direito de opção pelo campo ou pela bola.
Esta expressão Cara ou coroa, tem a ver com as antigas moedas portuguesas, que numa face tinham uma cara e na outra uma coroa. Nestas antigas moedas, a cara representava o valor da moeda, enquanto a coroa fazia menção à Coroa portuguesa. Assim, hoje, continuamos a considerar cara o valor nominal da moeda; enquanto coroa, a outra face - geralmente contendo um brasão ou simbologias diversas sobre o país de origem, ou até mesmo um rosto.
Como as moedas de Real têm uma cara em um dos lados, no Brasil é mais comum chamar este lado de cara e o lado que mostra o valor da moeda de coroa, porém essa prática torna o resultado confuso depois do lançamento da moeda pois o modo histórico trata-se do valor da moeda sendo cara e o rosto, coroa.
Fonte texto: http://www.colecione.com.br/coins.html