A Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP) é um dos marcos da implantação do ensino superior tecnológico no Estado de São Paulo, e tem papel de destaque, na formação de tecnólogos, desde a sua criação em 1970. Naquele ano, foram aprovados dois cursos, Construções Civis (nas modalidades: Edifícios; Movimento de Terra e Pavimentação; e Obras Hidráulicas) e Mecânica (nas modalidades: Desenhista Projetista; e Oficinas). Hoje, a Faculdade de Tecnologia de São Paulo oferece 14 cursos superiores de tecnologia, em áreas diversas, são eles: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Automação de Escritórios e Secretariado; Edifícios; Eletrônica Industrial; Gestão de Turismo; Instalações Elétricas; Materiais; Mecânica de Precisão; Microeletrônica; Pavimentação; Processos de Produção; Projetos; Saneamento Ambiental; e Soldagem.

Esta instituição de ensino superior possui histórica muito rica, que deve ser preservada e divulgada, com o intuito de propiciar novas pesquisas, resgatar, recuperar, preservar e difundir a sua memória; sendo estes os objetivos da criação deste site.

A memória da instituição é formada pela recordação de todos aqueles que participaram de seu cotidiano: alunos; professores; funcionários; e familiares. Por isso, para contar a história da FATEC-SP, pedimos a colaboração de quem possui fotografias, documentos, objetos, ou queira relatar suas lembranças. Para participar, é só enviar um e-mail para anasaad@fatecsp.br. Desde já, agradecemos a sua colaboração.

Este site é fruto de pesquisa realizada pela Profa. Dra. Ana Lúcia Saad, em regime de jornada integral, no departamento de Edifícios, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), do Centro Paula Souza (CPS).