Não é possível pensar na criação da Fatec de São Paulo, FATEC-SP, sem associá-la ao Centro Paula Souza, CPS. Estas duas instituições de ensino e a Fatec Sorocaba foram criadas concomitantemente, são um marco do ensino tecnológico no estado de São Paulo.
A criação do Centro Estadual de Educação Tecnológica (primeira denominação dada ao CPS) foi justificada como uma forma de preencher uma lacuna, existente no mercado de trabalho nacional, em certos setores industriais (a construção civil também é uma indústria). Em meados dos anos 1960, diversas atividades industriais tinham se tornado mais complexas, e faltava um profissional que fizesse a ligação entre duas pontas da produção, o engenheiro e o técnico de nível médio.
Não se pretende apresentar o histórico completo do CPS, no entanto, considerou-se importante evidenciar alguns acontecimentos, principalmente aqueles referentes ao período inicial, para que se possa compreender como se deu a inserção de ensino tecnológico e a sua consolidação no estado de São Paulo. Para maiores informações sobre o CPS, pode ser consultado o site da instituição (http://www.cps.sp.gov.br/).