Faculdade de Tecnologia de São Paulo

1970


Maio

No dia 09, é aprovado o parecer no. 278/70 do conselheiro Tharcísio Damy de Souza Santos, favorável ao “Plano para Curso Técnico de Nível Superior” enviado pelo CEET (Centro Estadual de Educação Tecnológica) ao CFE (Conselho Federal de Educação). Foram aprovados, com validade nacional, os cursos para técnicos de nível superior de Construções Civis (nas modalidades Edifícios, Movimento de Terra e Pavimentação, e Obras Hidráulicas) e de Mecânica (nas modalidades Desenhista Projetista, e Oficinas).

O CEE (Conselho Estadual de Educação) aprovou o parecer do relator Walter Borzani, do dia 20, favorável à instalação e ao funcionamento do CEET (Centro Estadual de Educação Tecnológica). Neste mesmo parecer também foi aprovada a contratação dos primeiros professores para os cursos superiores de Construções Civis (modalidades: Edifícios, Movimento de Terra e Pavimentação, e Obras Hidráulicas) e de Mecânica (modalidades: Desenhista Projetista, e Oficinas), os nomes foram enviados pelo CEET. O CEE indicou que a contratação dos professores deveria ser realizada pelo prazo determinado, sem que os mesmos ocupassem os cargos do quadro de carreiras do CEET, uma vez que ainda não havia sido apresentado Regimento que contemplasse tais funções. Por esta ocasião, era desejável que os professores tivessem atuação e experiência no mercado de trabalho, em áreas correlatas às disciplinas para as quais seriam contratados, em detrimento à titulação acadêmica.

Os 28 nomes sugeridos foram aprovados pelo CEE. Na lista abaixo, além de seus nomes, são listadas as disciplinas para as quais seriam contratados (observar que havia a disciplina “Educação Cívica”, afinal o país encontrava-se sob ditadura militar, e estes cursos foram criados com o aval do sistema), alguns professores foram contratados para mais de uma disciplina:

Humanidades: Octanny Silveira Da Mota:

Educação Cívica: Hugo Guimarães Malheiros

Relações Humanas e Direito Trabalhista: Hugo Guimarães Malheiros

Português: Francisco De Assis Riuoli

Métodos de Cálculo: Annibal Callado

Física Aplicada: Moysés Szajnbok

Sistemas Mecânicos: Moysés Szajnbok

Hidráulica Aplicada: Kokey Uehara

Materiais para Construção Civil: Sergio Simondi

Prática das Construções Civis: Aloysio Fontana Margarido

Canteiros de Obras: Aloysio Fontana Margarido

Topografia e Desenho Topográfico: Paulo Breves Stefani

Pavimentação em Concreto e Asfalto: Helio Setembrino De Souza Ricardo

Desenho Técnico para Movimento de Terra e Pavimentação: Helio Setembrino De Souza Ricardo

Solos e Movimentação de Terras: Luiz Carlos Moraes Rêgo

Prática de Construção de Estradas: Luiz Carlos Moraes Rêgo

Instalação Hidráulicas e Elétricas: João Prosperi De Araújo

Desenho para a Construção de Edifícios: Carlos Alberto De Abreu Maffei

Prática de Construções Hidráulicas: Angelo Raffaele Cuomo

Desenho Técnico para Obras Hidráulicas: Angelo Raffaele Cuomo

Instalações Especiais e Acabamento: Elcio Cabral

Operações Mecânicas: Henrique Heinz Schramm

Estática e Noções de Resistência dos Materiais: James Campanhã Alvim

Metais, Tratamentos Térmicos e Fadiga: Paulo Sérgio Pereira Da Silva

Materiais para Construção Mecânica: Vicente Chiaverini

Processos de Produção: José Bonifácio Da Silva Jardim

Máquinas – Ferramentas: Franco Vidossich

Tecnologia Aplicada às Máquinas: Hélio Nanni

Desenho de Máquinas e Motores: Hélio Nanni

Introdução à Construção de Máquinas: Renato Álvaro Eugênio Servos

Desenho Técnico Mecânico: Renato Álvaro Eugênio Servos

Projeto e Desenho de Máquinas: Marcílio Villela Bastos

Instalação e Manutenção de Equipamentos: Santiago Alves Tavares

Controle de Qualidade: Ettore Bresciani Filho

Organização Industrial: Israel Brunstein

Eletricidade Aplicada: Mário Pagliaricci

Maio

No mesmo artigo do Diário Oficial do dia 13, referente à posse do superintendente do CEET (Centro Estadual de Educação Tecnológica), o governador de São Paulo, Abreu Sodré, informou que, o novo “esquema” adotado nos cursos criados, apresentava vantagens aos estudantes que já trabalhavam. As matrículas eram realizadas por disciplina, assim o aluno não precisaria cursar, simultaneamente, todas aquelas contidas na grade do período, em contrapartida, o tempo de conclusão do curso seria aumentado.

Diário Oficial de 13/05/1970

No dia 27, foram publicadas, no Diário Oficial, informações sobre o primeiro vestibular para os cursos de tecnologia, oferecidos pelo CEET (Centro Estadual de Educação Tecnológica). Na primeira semana de junho era o vestibular, e os cursos iniciariam em 1o. de julho. Foram oferecidas duzentas vagas e os cursos tinham duração de dois anos, divididos em períodos letivos de três meses.

Diário Oficial de 27/05/1970

Setembro

Do dia 28 de setembro até 17 de outubro foi o prazo de inscrição para o segundo vestibular. O curso da nova turma seria iniciado no início de novembro. Desta vez, são abertas apenas 120 vagas distribuídas, entre as modalidades oferecidas. Vale observar que, quem escreveu tal notícia, talvez não tivesse recebido informações corretas, ou não tenha se preocupado com o conteúdo das mesmas, pois o nome de um dos cursos está errado, é “Construções Civis” e não “Construção Civil”, além disso, uma das modalidades deste mesmo curso foi suprimida, a de “Edifícios”. No entanto, não se tem notícias, de que em algum momento, não se tenham aberto vagas, em vestibulares, para algumas das modalidades oferecidas.

Diário Oficial de 29/09/1970

Outubro

No dia 02 foi, novamente, publicado artigo sobre a segunda edição dos vestibulares do CEET (Centro Estadual de Educação Tecnológica), no Diário Oficial. A quantidade de vagas continuou como 120. Mas, surge uma dúvida com relação ao primeiro vestibular. São publicadas informações de que, naquele primeiro concurso, inscreveram-se 500 candidatos para 120 vagas oferecidas; mas, de acordo com publicações anteriores, foram disponibilizadas 200 vagas. A quantidade de inscritos é o importante, afinal um curso aprovado cerca de um mês antes da divulgação do vestibular, sendo totalmente novo, seja em estrutura, seja em conteúdo, atrair 500 pessoas é um sucesso.

Diário Oficial de 02/10/1970

Dezembro

No dia 24, foram publicadas informações sobre o terceiro vestibular. Apenas matemática, física, português e desenho eram as matérias cobradas no concurso de admissão, o conteúdo programático integral do “curso colegial” não era exigido. Neste artigo, foi localizada, pela primeira vez, a informação de que dois turnos eram oferecidos, diurno e noturno.

Diário Oficial de 24/12/1970

1971


Agosto

No dia 10, foram publicadas novas informações sobre o vestibular que ocorreria em setembro. As matérias cobradas eram as mesmas dos concursos anteriores; mas, desta vez, novas informações foram publicadas, eram quatro dias de prova, um dia para cada matéria. E, foram oferecidas 100 vagas para cada turno, diurno e noturno.

Diário Oficial de 10/08/1971

1972


Fevereiro

O CEE (Conselho Estadual de Educação) aprovou o parecer do conselheiro Laerte Ramos de Carvalho, do dia 7, favorável ao aumento de 200 para 400 vagas distribuídas em dois períodos, diurno e noturno, para os cursos em São Paulo do CEET (Centro Estadual de Educação Tecnológica). A solicitação para o aumento de vagas foi realizada pelo então superintendente, Professor Nelson Alves Viana. O parecer é fundamentado na crescente busca pelos cursos de tecnologia (inclusive através de transferências oriundas de outras escolas), e da filiação ao vestibular MAPOFEI (em 1969, foi criado um vestibular unificado para as áreas de exatas de universidades paulistas, integravam o sistema: Instituto Mauá, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e a Faculdade de Engenharia Industrial). Além disso, o Edifício Santiago passaria a integrar as instalações da Faculdade de Tecnologia, o que viria atender à nova demanda de ingressantes.

Fragmento do parecer de Laerte Ramos de Carvalho

Maio

No dia 22, foi aprovado o parecer no. 681 do relator Moacyr Expedito M. Guimarães, no Conselho Estadual de Educação (CEE). Neste parecer foi aprovada a integração dos cursos superiores de tecnologia do CEET, ministrados na cidade de São Paulo, em uma faculdade, que recebeu a denominação de Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Esta decisão em nada mudaria a estrutura e a configuração adotadas desde 1970, quando da implantação dos cursos superiores de tecnologia.

Fragmento do parecer de Moacyr Expedito M. Guimarães

1973


Janeiro

O jornal O Estado de S. Paulo, no dia 21, publica uma reportagem sobre a importância dos cursos superiores de tecnologia, vinculados ao Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo (CEET). Salienta que o Brasil precisa de mais tecnólogos, indicando que a procura do mercado, por este profissional, é muito grande. Também, cita o caso de um aluno formado na primeira turma, que foi imediatamente contratado por uma empresa do Mato Grosso.

Fragmento de matéria do jornal O Estado de S. Paulo

Abril

No dia 10, através do decreto no. 1.418, os cursos superiores de tecnologia do CEET, ministrados na cidade de São Paulo, foram integrados em uma faculdade, que recebeu a denominação de Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Também, foi através deste decreto que o Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo (CEET) teve seu nome alterado para Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”.

Fragmento do decreto no. 1.418

Julho

No dia 4, é aprovado o parecer referente ao processo no. 3.806/73, do Conselho Federal da Educação (CFE), sobre a implantação de novos cursos de tecnologia mecânica, em diversas localidades do Brasil. Em seu parecer, o relator T. D. de Souza Santos, cita o exemplo da FATEC-SP, que apresentou bons resultados, uma vez que, segundo ele, os formandos foram bem aceitos pelo mercado de trabalho.

Fragmento do parecer de T. D. de Souza Santos, CFE

Setembro

Os relatórios relativos aos Concursos Vestibulares, realizados em agosto de 1972 e janeiro de 1973, foram analisados e aprovados pelo CEE (Conselho Estadual de Educação) no dia 19. Na fundamentação do parecer do conselheiro Luiz Cantanhede Filho, há informações sobre o número de aprovados e a quantidade de inscritos em cada um deles.

Fragmento do parecer de Luiz Cantanhede Filho


1974

Maio

No dia 23, foi aprovado por unanimidade, no Conselho Estadual de Educação (CEE), o parecer do relator Luiz Ferreira Martins, com a indicação de docentes a serem contratados pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”, para exercerem suas atividades junto à FATEC-SP. Foi elaborado um parecer único para os diversos processos de contratação de professores, iniciados em anos anteriores, mas que chegaram ao CEE apenas na época do reconhecimento dos cursos, que eram oferecidos pela FATEC-SP.

Fragmento do parecer de Luiz Ferreira Martins. Na fundamentação do relato, há a explicação do porquê os processos não foram analisados individualmente. Os docentes foram contratados em três categorias.

Os docentes sugeridos e aprovados pelo CEE são apresentados na lista abaixo, os seus nomes foram listados correlacionados às disciplinas para as quais seriam contratados e aos departamentos onde seriam lotados.

Departamento: Construções Civis

Canteiro de Obras: Henrique Hirschfeld

Canteiro de Obras: Silvio Silvado Siqueira

Concreto Armado: Roberto Amhar

Desenho Arquitetônico: Luiz Cláudio de Andrada Gomide

Materiais para Construção Civil: Antonio Castanheira Neto

Materiais para Construção Civil: Edio Giovannetti

Materiais para Construção Civil: Eduardo Franco de Siqueira Cunha

Materiais para Construção Civil: Einih Leiderman

Prática de Construções Civis: Breno Fabiani

Prática de Construções Civis: Hélio Alves de Azeredo

Prática de Construções Civis: José Mutarelli

Prática de Construções Civis: Wladimir Anversa


Departamento: Ensino Básico

Direito Trabalhista: Raul Duarte de Azevedo

Educação Física: Juracy Correa Vieira

Eletricidade Aplicada: João Salgado

Eletricidade Aplicada: Pierantonio Sedo

Estática e Resistência dos Materiais: Michel Haddad

Física Aplicada: Afonso Celso Fraga Sampaio Amaral

Física Aplicada: Deocletes Caetano Bompani

Física Aplicada: Elias Horani

Física Aplicada: Kazuo Watanabe

Física Aplicada: Milton do Nascimento Marcello

Física Aplicada: Paulo Yamamura

Física Aplicada: Tore Nils Olof Folmer Johnson

Métodos de Cálculo: Aline Tereza Carminati

Português: Francisco de Assis Rimoli


Departamento: Hidráulica

Hidráulica Aplicada: Ely Carlos Alvarenga

Hidráulica Aplicada: Kikuo Tamada

Instalações Hidráulicas Prediais: Francisco Antonio Pinto Éboli

Instalações Hidráulicas Prediais: José Afonso Moreira Pullin

Prática de Construções Hidráulicas: Flávio Terra Barth

Prática de Construções Hidráulicas: Luiz Cláudio Perez

Prática de Construções Hidráulicas: Saburo Kuwahara

Prática de Construções Hidráulicas: Takeshi Suzuki


Departamento: Mecânica

Desenho de Máquinas e Motores: José Luiz de Oliveira

Desenho de Máquinas e Motores: Marco Stipkovic Filho

Desenho Técnico: Renato Álvaro Eugênio Servos

Introdução ao Desenho Técnico Mecânico: Franklin Michael Roth

Máquinas-Ferramenta: Adalberto Lopes de Oliveira

Máquinas-Ferramenta: José Vitorio Ciola

Materiais de Construção Mecânica: Eduardo Barchese

Materiais de Construção Mecânica: Gilson Alves Lara

Mecânica: Celso Gaspar Calia

Organização Industrial: Pedro Wongtschowski

Operações Mecânicas: Hição Misawa

Processos de Produção: Clóvis Bradaschia

Processos de Produção: João Mario Csillag

Processos de Produção: Jorge Augusto Gouvea

Sistemas Mecânicos: Celso Cordeiro Kochi


Departamento: Pavimentação e Movimento de Terra

Desenho Técnico Especializado: Antonio Malva Vicente

Desenho Técnico Movimento de Terra e Pavimentação: José Landi

Desenho Técnico Movimento de Terra e Pavimentação: José Manoel Fernandes

Movimento de Terra: Hélio Setembrino de Souza Ricardo

Movimento de Terra: José Carlos Braga de Almeida

Movimento de Terra: Walter Boulos

Pavimentação: Arnaldo Gomes

Pavimentação: Ary Leite de Oliveira

Prática de Construção de Estradas: Celso Rios

Prática de Construção de Estradas: Pedro de Camilo Netto

Prática de Construção de Estradas: Sérgio Cunha Pontes

Solos: Shoshana Signer

Topografia: Tacao Kageyama

No dia 25, também foi aprovado por unanimidade, no Conselho Estadual de Educação (CEE), o parecer do mesmo relator Luiz Ferreira Martins, referente ao reconhecimento dos cursos ministrados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo: Construções Civis, nas modalidades Edifícios, Movimento de Terra e Pavimentação e Obras Hidráulicas; e Mecânica, nas modalidades Desenhista Projetista e Oficinas.

As análises do relator foram pautadas nas condições encontradas na faculdade, no ano anterior. Diversos itens foram considerados, entre outros, podem ser citados: estrutura curricular; edifícios e instalações; biblioteca; laboratórios e oficinas; e corpo docente.

Fragmento do parecer de Luiz Ferreira Martins, sobre as condições da biblioteca, em 1973

Fragmento do parecer de Luiz Ferreira Martins, referente ao reconhecimento dos cursos da FATEC-SP