Gastronomia do Porto

Tripas à moda do Porto

Tripas à moda do Porto é um prato tradicional nascido na cidade do Porto, e que, segundo uma lenda, remonta ao período dos Descobrimentos portugueses.

O prato é confecionado com vários tipos de carne, tripas, enchidos e feijão branco.

Este prato foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.



Francesinha

Francesinha é uma sanduíche originária da cidade do Porto, em Portugal.

A francesinha na sua variação sanduíche francesinha especial é constituída mais habitualmente por linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca, coberta com queijo posteriormente derretido. É guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri e pode ser servida com batata frita como acompanhamento. A adição de um ovo estrelado no topo da sanduíche é um facto cada vez mais recorrente, sendo que esta prática constitui uma alteração à receita original. Em algumas casas, a francesinha dita normal serve-se sem bife.

Sobremesas

Rosa Sousa

À primeira vista, uma junção entre cavacas de Margaride e queijo da Serra pode parecer estranha. A ideia de rechear duas cavacas pequenas com queijo da Serra foi de José Mário Sousa, filho da dona da casa Rosa Sousa, numa tentativa de “recriar produtos tradicionais”.

Jesuítas

São várias as receitas de jesuítas por essa Europa fora mas a da Confeitaria Moura, criada por um pasteleiro de Bilbau há 125 anos, continua a ser das melhores. A massa é estendida, recheada com creme caseiro e no final leva uma cobertura de açúcar. Além dos jesuítas, a Moura também produz limonetes, feitos com a mesma massa. Para os gulosos, uma boa notícia: a Confeitaria Moura chegou este Verão à Baixa do Porto.