Turismo de Braga

Teatro Romano de Bracara Augusta

O Teatro Romano de Bracara Augusta, no Alto da Cividade, junto às Termas romanas de Maximinos, em Braga, é o único teatro romano existente no noroeste da Península Ibérica.

O teatro foi descoberto acidentalmente, em 1999, quando se procedia a escavações nas termas que levaram à descoberta de estruturas que revelaram a existência de um teatro, cujo estado de conservação acabou por exceder todas as expectativas.

Lúcio Craveiro da Silva

Abriu oficialmente as suas portas ao público em 21 de Dezembro de 2004. Nasceu da união de vontades da Universidade do Minho e da Câmara Municipal de Braga, que em 1990 manifestaram o interesse, junto do Ministério da Cultura, na integração de Braga no projeto Bibliopolas, lançado pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas para os grandes centros urbanos (quatro a nível nacional), tendo em vista a adesão à Rede Nacional de Leitura Pública.

Vocacionada e equipada segundo os mais modernos padrões internacionais, tem entre os seus objetivos a dinamização da leitura e a atração de novos públicos, bem como o de criar as estruturas conducentes à concretização de uma Rede de Bibliotecas Escolares no concelho de Braga.



Mosteiro de Dume

É um antigo mosteiro próximo de Braga, no nordeste de Portugal. Foi fundado pelo Martinho de Dume no século VI d.C., durante os anos de 550 a 560. Atualmente, o mosteiro é um local destinado a arqueologia, onde funciona o Núcleo Museológico de São Martinho de Dume, um museu na freguesia de Dume Braga, em Portugal. Inaugurado a 6 de Agosto de 2006, expõe vestígios arqueológicos locais.

O museu tem como objetivo principal expor o Sarcófago de S. Martinho de Dume e a Basílica de São Martinho de Dume, dando também a conhecer outros achados arqueológicos locais. A segunda fase de musealização foi inaugurada a 26 de Agosto de 2017.