Gastronomia de Lisboa

Amêijoas à Bulhão Pato

As Amêijoas à Bulhão Pato devem ser o prato-petisco mais tradicional de verão em Lisboa e em Portugal.

E, quando chegam à mesa, acompanhadas de imperiais mais fresquinhas que conseguires encontrar, é ver todos a “atacarem” a travessa como se as amêijoas fossem fugir.

A história conta que o nome desta iguaria se deve a Raimundo António de Bulhão Pato, escritor, poeta e político, mas que ficou mais conhecido pela sua famosa receita de amêijoas.

Bacalhau à Brás

Este é um dos mais famosos, e fáceis de fazer, pratos de bacalhau. Não há tasca que não esgote este clássico fish and chips à portuguesa.

O bacalhau é desfiado e refogado com batata palha, cebola e ovo mexido. As azeitonas pretas e a salsa picada que o cobrem não enganam: é um dos pratos mais populares em qualquer tasca lisboeta.

Sobremesas

Pastel de Belém

Ir a Belém e não comer um dos seus famosos pastéis, é quase como ir a Roma e não ver o papa. Desde 1837 que a casa Pastéis de Belém faz as delícias de locais e turistas, graças a uma antiga (e secreta) receita do vizinho Mosteiro dos Jerónimos.

Embora muito semelhantes em aspeto, pastéis de Belém e pastéis de nata são diferentes no recheio e textura da massa folhada, ainda que ambos sejam os maiores destaques de Lisboa no que respeita à doçaria local.

Ovos Verdes

Tal como algumas das refeições já descritas em cima, os ovos verdes também podem servir como entrada, petisco ou prato principal.

Desde sempre em tascas lisboetas, mas também em restaurantes de topo, os ovos verdes são uma iguaria simples de fazer, ainda que seja necessária alguma paciência para cozinhar uma boa travessa deles.