Poderão ser aproveitados créditos originários de cursos de pós-graduação “Lato Sensu” que estejam em consonância com a Legislação Educacional correspondente. Nesse caso, cursos realizados em outras instituições terão aproveitamento de créditos equivalentes a no máximo 1/3 (um terço) da carga horária do curso.
Para os casos de alunos(as) formados(as) na pós-graduação na FECAP, em virtude de maior aderência dos conteúdos programáticos, esse aproveitamento poderá ser maior, conforme análise da Coordenação do curso.
O deferimento ao pedido somente se dará se as disciplinas cursadas apresentarem carga horária igual ou superior à das disciplinas pleiteadas e seus conteúdos programáticos forem atuais e equivalentes, em pelo menos 80% (oitenta por cento), não sendo necessária a coincidência da identidade do título da disciplina. Esse pedido pode ser para uma disciplina ou mais. Ao solicitar, o(a) aluno(a) deve entregar histórico escolar e conteúdo programático da disciplina originária.
Poderão ser aproveitados créditos originários de cursos de extensão realizados na FECAP, em virtude de maior aderência dos conteúdos programáticos. O conteúdo do curso de extensão deverá ter similaridade de no mínimo 70% em relação à disciplina que se pretende aproveitar.
Esse aproveitamento poderá ser, no máximo, de 60 horas e em até 2 (dois) anos após a finalização do curso de extensão. Ao(À) aluno(a) aprovado(a) nos cursos de extensão, no formato EAD, será autorizado o aproveitamento do crédito mediante aplicação da prova, com obtenção da nota mínima 7,0 (sete).
Não serão aproveitados cursos de extensão realizados em outras instituições, bem como disciplinas de soft skills e TCC nos cursos Presencial, Live e Semipresencial, mesmo que cursados na FECAP. Isso ocorre porque a cada oferta de soft skills existe uma lista de cursos diferentes e, no caso do TCC, ele é específico do curso, não existindo, portanto, a dispensa destas disciplinas.
Para cursos no formato 100% EAD, a disciplina de soft skills, quando cursada anteriormente, poderá ser dispensada, pois o conteúdo é fixo e gravado. De qualquer forma, o prazo para aproveitamento deve respeitar o prazo máximo de retorno de até 2 anos. Os cursos de EAD que tiverem obrigatoriedade da entrega do TCC seguirão a regra das demais modalidades, ou seja, o aluno não pode ser dispensado.