1.ª parte - enquadramento do uso das rubricas na avaliação pedagógica
Reflexão que se inicia no potencial das notas, passa pelas questões da justiça na avaliação e abre a porta a um posicionamento alternativo ao uso de algoritmos na classificação: as rúbricas e a sua utilização na avaliação.
Consulte também o resumo: documento Universidade Aberta s/ rubricas >>>
Quando se pensa especificamente em análise de conteúdos, as rubricas adquiriram uma grande visibilidade: importa refletir e compreender os princípios da sua utilização para não serem mais um "instrumentos de classificação". No vídeo há também muitas pistas para a sua operacionalização.
Vídeo 1 - Resumo das razões para utilizar rubricas na orientação da aprendizagem dos alunos. Pode ainda ser visualizada a forma como podem ser utilizadas nas plataformas digitais, facilitando o trabalho de feedback aos alunos.
Vídeo 2 - Para rever conceitos básicos sugere-se ainda o seguinte vídeo: link.
2.ª parte - pesquisar, construir e utilizar rubricas na avaliação pedagógica
A ferramenta em inglês - https://app.peergrade.io/rubric-library - pode ser utilizada para adaptar formulários de autoavaliação tipo rubrica.
Em português, pode usar o banco de rúbricas do CFAE do Alto Cávado (link).
Para pesquisar recursos em espanhol o sítio referido-INTEF- é uma referência incontornável - link.
Outros sítios om exemplos: rubistar (en/es); irubric (en); ...
Passo a passo a utilização na classroom. No teams a utilização é semelhante.
SUGESTÃO: envolva os alunos na autoavaliação por formulário que tenha os descritores da rubrica. Desta forma, quando o aluno entrega o trabalho, realiza previamente uma reflexão - exemplo.