A melhoria da aprendizagem dos alunos passa pela integração da avaliação formativa e feedback nos processos de ensino-aprendizagem. Este é um desafio constante à planificação da aula, ao uso de estratégias de auto e coavaliação e diversificação dos métodos, nomeadamente pelo digital (que facilita a diferenciação e aprendizagem ao ritmo do aluno).
O vídeo identifica passos importantes do desenho da aprendizagem, ou seja da planificação e avaliação em diferentes metodologias (SAI, trabalho de projeto,...)
Os seguintes exemplos possuem "plano de aula" simplificado e alguns recursos de apoio:
As TAF - técnicas de avaliação formativa e a sua combinação com outras estratégias como aprendizagem cooperativa, apoio pelo digital facilitam a inovação e os primeiros passos para planificar novas estratégias.
A diversidade de estratégias facilita a aprendizagem e diferenciação. Como são estratégias rápidas, permitem rapidamente e em contexto de aula ajustar o ensino à aprendizagem.
O aluno é que tem que realizar a aprendizagem, por isso tudo o que apoie a consciencialização, meta-aprendizagem e regulação autónoma é central.
Paralelamente , quanto mais estruturada e intencional estiver a interação do grupo, melhores serão as aprendizagens. Objetivamente um grupo de aprendizagem bem orientado "alivia o trabalho do professor."
As ferramentas digitais são incontornáveis.
Um simples documento partilhado na nuvem encerra imensas possibilidades de aprendizagens e permite ir muito além da partilha de um papel fisicamente. Mas não altera os princípios ou intencionalidades pedagógicas que têm que ser a base da aprendizagem.
Realize os seguintes inquéritos/questionários para identificar as leituras recomendadas: sempre que tenha dúvidas sobre as questões colocadas, explore a bibliografia recomendada.
1) Estudos de caso & avaliação formativa -
2) Análise de conteúdo - rubricas & companhia -
3) Critérios de Avaliação de Escola -