2.5 Administre a si mesmo

A ideia do capítulo é saber controlar o seu próprio ego e a sede de controle ou poder. Ele compara o presidente americano Dwight D. Eisenhower com DeLorean, um empresário que saiu da GM e criou a própria montadora de carros. O primeiro era bom em delegar funções. Sabia que para tudo funcionar as pessoas deveriam, cada uma, trabalhar numa função específica e tudo ter uma sintonia entre si. Ele fazia planejamentos e definia prioridades. As pessoas abaixo dele eram encarregadas da execução. O caso do DeLorean era o oposto. Na GM a cultura era de disciplina, organização e na mente do DeLorean isso era uma barreira contra a criatividade e a liberdade. A empresa do DeLorean não tinha muitas regras e não havia disciplina. Como o ego do DeLorean falava mais alto o resultado foi um fiasco. Um carro ruim, péssima administração e prejuízo.

Um bom líder é responsável consigo mesmo e sabe o que ele deve fazer. Requer a humildade de aceitar que há pessoas melhores para uma certa função. A pessoa faz alguma coisa melhor do que você e se você tentar controlá-la ou entrar nos detalhes que seriam de responsabilidade dela, vai dar problema. No caso do DeLorean ele sabia o que fazer, tinha ideias. Mas não sabia por em prática nada. A empresa dele só não faliu mais rápido porque ele bom em relações públicas. Ele era muito bom em fazer negócios, mas péssimo como líder e organizador.

Tenho a impressão de que empresas ou países que tem um líder com uma personalidade disfuncional. Que seja narcisista, psicopata ou outra coisa. Caso tenha um suporte de alguém ou algum grupo que saiba administrar as coisas, acaba compensando. Se a pessoa em questão não for um megalomaníaco sedento por poder ou numa paranoia de não confiar em ninguém.

Um dos traços da personalidade obsessivo compulsiva que eu li são pessoas que não são boas em delegar nada. Assumem tudo por si mesmas. Além de terem uma preocupação excessiva com minúcias, também se preocupam se os outros fazem igual a elas mesmas. O extremo oposto são as pessoas que não assumem nada de nada, sempre jogam tudo pra cima dos outros e eu também já vi isso acontecer numa comunidade.

Eu joguei o Bioshok Infinite e o jogo passou por um desenvolvimento problemático. Um dos fatores que saíram nas notícias é que dizem que o Kevin Levine era perfeccionista e muito ruim em delegar funções. Isso não quer dizer nada sobre transtorno nesse caso, porque quantos casos pelo mundo isso não acontece?