Para tudo aquilo que vem depois, o ego é o inimigo

A ideia central do capítulo é para tomar cuidado com ambição e ego. É muito tentador fazer o pacto com o diabo para ganhar o que você quer, mas em troca vender a alma. Um exemplo de pacto com o diabo são os atletas que usam de trapaça para ganhar.

Num vídeo de análise do Ricardo Ventura, daquele canal de detecção de mentiras “não minta pra mim”, o Ricardo disse que as redes sociais estão cheias de pessoas buscando a perfeição das outras. É uma coisa que o Pedro Calabrez também fala sobre. Todo mundo põe numa rede social aquilo que é mais interessante e não põe o que não quer. Daí você só vê fotos bonitas, lugares perfeitos e tudo que parecer ser uma vida de glamour. Mas é verdade? Ou aquilo é ilusão? Pior que isso realmente tem um peso grande porque tem muita gente mesmo que acredita em tudo que vê e pode até ser um infeliz por aí que se cobra por uma coisa que não é verdade.

Uma coisa que eu li em alguns relatos é que a personalidade narcisista não admite concorrência. Não admite que alguém seja melhor. É uma ofensa mortal não ser o(a) melhor. Dentre as reações possíveis de um narcisista tem humilhar, difamar, inversão de culpa, projeção. São pessoas com um egoísmo muito maior do que a média. É doentio. No caso de psicopata mais perverso pode até incluir matar mesmo quem estiver no meio do caminho rumo ao poder ou dinheiro.