1.8 O perigo do orgulho precoce

A ideia básica é a de que o orgulho cega. Te deixa distante da realidade. Você para de aprender e passa a acreditar que é muito mais do que é na verdade. Ele cita uma frase do Genghis Khan “Se você não pode engolir o seu orgulho, então você não pode liderar”.

Somos ensinados a nos defender de críticas negativas, de desencorajamento. Mas não somos ensinados a tomar cuidado com elogios excessivos. O caminho para vencer um excesso de confiança e um egocentrismo é o autoconhecimento.

Eu vi isso muito com relação a faculdade. Mesmo lá fora nas Ivy league da vida. Você tem um currículo invejável e notas altíssimas. Passa na seleção. Mas lá dentro toma pau nas provas. Ué? Você não era um aluno brilhante na escola? O que aconteceu? Eu já devo ter passado por muitas situações de achar que isso ou aquilo era simples quando não era. Uns 99% das pessoas devem ter passado por isso em algum momento.

Quase todo relato de um narcisista dá conta que são pessoas com um vazio imenso que precisa eternamente de gratificações, validação. Caso contrário morre. Ao mesmo tempo são pessoas que desprezam qualquer crítica feita e essa é uma das razões para o tratamento ser difícil ou impossível. Os outros transtornos de personalidade também podem apresentar essa mesma resistência. Mas nem todo mundo que é resistente é um caso de transtorno.

Uma coisa que eu vi que é um padrão em relacionamento tóxico é que você junta uma pessoa que tem autoestima baixíssima com outra extremamente orgulhosa e cheia de si. Casa bem um com o outro. Porque um lado é desesperado por elogios, por menor que seja. O outro é tóxico e manipula, engana, com muita facilidade.

O Pedro Calabrez tem um vídeo falando de humildade e quem é humilde de verdade não se gaba de ser humilde. Eu já vi isso acontecer, alguém que se gaba de ser humilde e não faz isso ou aquilo. Mas eu reparei que isso era uma arrogância meio invertida, disfarçada de humildade. Porque como assim você se gaba de não fazer nada dos que os outros fazem e isso é uma qualidade? Pode até ser, mas teria que ser um ponto fora da curva extraordinário.