História: Formação Docente e Multidisciplinar do Historiador
A proposta do projeto de monitoria História: Formação Docente e Multidisciplinar do Historiador é oportunizar ao licenciando do curso de História uma experiência docente que potencialize a articulação entre o saber teórico aprendido e o saber prático desenvolvido em sala de aula - explorando as diversas dimensões que caracterizam a produção, a transmissão e a recepção do conhecimento - e tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências, habilidades e valores que serão úteis em sua atuação como futuro professor num mundo em constante transformação.
Com a meta de renovar a articulação entre as dimensões acadêmicas de ensino e de pesquisa, o projeto buscará viabilizar trocas de experiências entre as diversas áreas de conhecimento e de formação do historiador, representadas pelos componentes curriculares relacionados à História Geral, História do Brasil, Ensino e Teoria da História, cujos Planos de Ação apresentados buscam atender as demandas curriculares específicas das práticas pedagógicas voltadas para a formação dos discentes do curso de História.
De forma geral, o objetivo do projeto é valorizar os licenciandos no ambiente acadêmico - estimulando-os a exercitarem atividades de docência, por meio da monitoria, familiarizando-os com procedimentos didáticos que mirem na inovação metodológica e no uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na sala de aula e melhorar o rendimento das turmas, o que será realizado pelo acompanhamento integrado do docente/orientador-monitor dos discentes matriculados nos componentes curriculares, com o propósito de diminuir os índices de repetência e evasão.
Prof. Ariane Norma de Menezes Sá
arianenms@yahoo.com.br
História Moderna em Tempos Digitais: Novas Abordagens, Metodologias Ativas e Recursos Midiáticos na Formação do Historiador
O projeto de monitoria "História Moderna em Tempos Digitais: Novas Abordagens, Metodologias Ativas e Recursos Midiáticos na Formação do Historiador" visa aprimorar a formação dos discentes do curso de História da UFPB, preparando-os para o ensino e a pesquisa em História Moderna. Desenvolvido nos períodos 2024.2 e 2025.1, o projeto utiliza metodologias ativas, como o uso de tecnologias digitais e recursos midiáticos, para enriquecer o ensino dessa área histórica, visando à formação integral dos futuros historiadores. O principal objetivo é inserir os discentes monitores nas atividades pedagógicas do ensino superior, combinando prática docente, reflexão teórica e metodológica, além de promover a adoção de novas tecnologias e metodologias no ensino de História.
A monitoria busca também reduzir os índices de reprovação e evasão nos componentes curriculares de História Moderna I e II, bem como proporcionar um acompanhamento mais personalizado aos estudantes. O projeto se baseia em reuniões quinzenais entre a docente orientadora e os monitores para discutir bibliografias específicas, avaliar as atividades desenvolvidas em sala de aula e planejar ações pedagógicas. Serão realizadas oficinas e workshops voltados ao ensino e à pesquisa em História Moderna, além de atividades práticas, como grupos de estudos, leituras dirigidas, apoio em aulas de campo e orientação de seminários. Os monitores desempenharão um papel ativo na aplicação de metodologias inovadoras, como o uso de blogs, podcasts e redes sociais, além de fomentar a interação entre os estudantes e a docente, auxiliando na preparação de materiais didáticos e no uso de plataformas digitais.
Se espera que o projeto promova um enriquecimento teórico e prático dos monitores, incentivando-os a seguir na carreira acadêmica e docente. Além disso, busca-se a melhoria do desempenho acadêmico das turmas envolvidas, com a redução das taxas de reprovação e evasão. A monitoria também visa inserir práticas pedagógicas inovadoras no ensino de História Moderna, adaptadas às demandas contemporâneas da educação, com ênfase no uso de tecnologias digitais e na formação crítica dos discentes. Outro resultado esperado é a produção acadêmica, incluindo a elaboração de relatórios e artigos científicos que serão apresentados em eventos como o Encontro de Iniciação à Docência (ENID) e submetidos para publicação em periódicos da área de ensino de História.
Prof. Carla Mary da Silva Oliveira
cmsoliveira.ufpb@gmail.com
INOVEH - O Ensino de História através das Metodologias Ativas
O debate sobre a aplicação de metodologias ativas no campo do ensino tem sido realizado nos últimos anos, e, para muitos, ele se põe como um contraponto ao chamado ensino tradicional. No entanto, já há consensos de que para o resultado da aprendizagem, uma não anula a outra. Considerando o perfil das novas gerações de alunos, cada vez mais estimulados pelas multiplicidades visuais, sonoras e tecnológicas, torna-se necessário pensar em aplicações de novas aprendizagens, como meio para o desenvolvimento de novas competências e habilidades. No entanto, a inserção das metodologias ativas, com ou sem o uso de tecnologias digitais nas formas de ensinar, exigem dos professores e alunos práticas diferentes, mas também dinâmicas. Nesta perspectiva, este projeto volta suas ações no conhecimento, desenvolvimento e aplicação de metodologias ativas aplicadas ao ensino de História.
Tendo como meta promover uma maior capacitação junto ao alunado para a prática docente, o projeto busca apresentar diferentes recursos metodológicos para o ensino de História, de forma a aprimorar o conhecimento dos conteúdos ministrados em sala de aula. Assim, este Projeto tem como objetivo principal introduzir as metodologias ativas, com e sem o uso das tecnologias digitais, dentre eles o desenvolvimento de jogos e dinâmicas para o ensino de temporalidades recuados, em particular nas disciplinas de Pré-História, História dos povos originários e História Antiga II. Para tanto, o projeto integra-se nas seguintes etapas: planejamento; identificação e elaboração de estratégias metodológicas com o uso das tecnologias; definição dos indicadores de avaliação;discussão e elaboração de atividades.
Prof. Cláudia Cristina do Lago Borges
claudialago.rn@gmail.com
O Ensino de História Medieval e sua contribuição para a formação docente
Este projeto de monitoria pretende contribuir com a formação e a capacitação do licenciado do curso de História da Universidade Federal da Paraíba, que atuará como monitor da disciplina História Medieval I durante os períodos letivos 2024.2 e 2025.1. Nosso objetivo principal é inserir os monitores no universo acadêmico e familiarizá-los com as atividades pedagógicas do Ensino Superior. Isso será empreendido com ênfase na aplicação de distintas ferramentas didáticas, do conhecimento da historiografia clássica e atual e da compreensão de várias reflexões teóricas. Metodologicamente, fomentamos a participação dos monitores em atividades que envolvam criativas e inovadoras práticas e instrumentos pedagógicos, que atuem de forma interdisciplinar. Entre os resultados, esperamos que os monitores contribuam com o desenvolvimento intelectual dos alunos, potencializando o rendimento da turma e sua própria formação como professor. Espera-se que as atividades desenvolvidas enriqueçam a consciência histórica e o pensamento crítico de todos os envolvidos, gerando interesse dos monitores pela carreira docente a partir da experiência com os conteúdos e práticas pedagógicas do Ensino Superior.
Prof. Guilherme Queiroz de Souza
guilhermehistoria@yahoo.com.br