O ProjetAH se caracteriza pela colaboração transdisciplinar de docentes universitários de várias regiões do Brasil. Essa cooperação estabelece uma sólida rede de trabalho e pesquisa, que promove o intercâmbio de experiências e a disseminação do conhecimento. Nesse contexto, cada membro atua como um agente multiplicador dos saberes gerados coletivamente pelo grupo. Entre suas realizações, destaca-se a organização do dossiê "Mulheres, Gênero e Sertanidades", em dezembro de 2019, elaborado por Ana Maria Veiga e Vânia Nara Pereira Vasconcelos para a Saeculum - Revista de História.
No ano de 2022, o grupo publicou o livro "Das margens: lugares de rebeldias, saberes e afetos", que teve como organizadoras Ana Maria Veiga, Vânia Nara Pereira Vasconcelos e Andréa Bandeira. Adicionalmente, foi lançado o webdocumentário "Fala Sertaneja", acessível pelo endereço falasertaneja.aprojetah.com. O coletivo também tem se dedicado à organização de Simpósios Temáticos em congressos científicos no Brasil e no exterior, utilizando o título recorrente "Das Margens". Em 2022, ocorreu a primeira edição da Jornada da ProjetAH, sediada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Ensino de História e Saberes Históricos
O objetivo desta linha é propiciar estudos de história que tenham como eixo de seus interesses o ensino de história e a circulação de saberes históricos. Esta linha também busca promover a integração entre as teorias da história e a prática da sala de aula, entendendo-a como espaço privilegiado da produção de conhecimento científico.
Estudos de Gênero e Teorias Feministas
O objetivo desta linha é estudar e analisar criticamente teorias feministas e estudos de gênero relacionados a sujeitos em situação de margem e o "ser" periférico, com destaque para paisagens sociais urbanas e interioranas.
História das Mulheres, Gênero, Imagens e Sertões
O objetivo desta linha é reunir abordagens e objetos analíticos que visem a produção e a troca de conhecimentos sobre história das mulheres, estudos feministas, gênero e teoria queer, destacando o que chamamos "sujeitos em situação de margem", considerando os relevos sociais dos sertões brasileiros, de Norte a Sul do país. Esta linha também busca uma epistemologia que escape às linhas centrais de teorias eurocêntricas, embora dialogue com elas ao acionar conceitos transnacionais como os de poder, interseccionalidade e decolonialidade.
História e Regionalidades
O objetivo desta linha é agregar estudos sobre regionalidades diversas, abrangendo os diversos relevos dos sertões brasileiros, de zonas periféricas, a localização latino-americana e o Sul global.
Prof. Ana Maria Veiga e Prof. Vânia Nara Pereira Vasconcelos
aprojetah@gmail.com