Ligado ao Departamento de História (DH) e ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), encontra-se o Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura no Nordeste Oitocentista. Os estudos desenvolvidos visam investigar as Culturas Políticas; a História da Saúde, das Enfermidades e da Morte; as interações de Gênero e as configurações Familiares; bem como a História Social da Escravidão, da Educação e do cotidiano. Além disso, o grupo busca elaborar e difundir discursos e representações históricas baseadas no conhecimento sobre o Nordeste do século XIX. A intenção é conectar os trabalhos de pesquisa oriundos da Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses, e, ao mesmo tempo, agregar especialistas que se aprofundam nas variadas temáticas oitocentistas.
Diáspora Africana, População Negra, Parentesco e Cultura no Nordeste Oitocentista
O objetivo desta linha é realizar pesquisas sobre temas variados envolvendo a população na diáspora africana de condições jurídicas variadas (escravizada, liberta e livre) e de diferentes sujeitos (mulheres, crianças e homens), analisando seus arranjos familiares e parentais e suas redes de sociabilidades construídas nas relações de trabalho, mas também seus modos de vida, as ações de resistência de escravizados(as), as identidades, relações de gênero, a saúde e doenças, expressões político-culturais.
Família, Culturas Políticas e Relações de Poder no Nordeste Oitocentista
O objetivo desta linha é analisar as redes familiares e as estratégias utilizadas pelos grupos das elites no cenário da política Oitocentista, discutindo as especificidades no atual Nordeste, notadamente na Paraíba; as culturas políticas; questões relacionadas aos militares e a atuação da polícia; a administração, os grupos políticos e os espaços de ação; a formação do estado nacional, entre outras temáticas.
História da Saúde, das Doenças e da Morte no Nordeste Oitocentista
O objetivo desta linha é discutir as questões relacionadas a história da saúde, das doenças e da morte no Brasil, do século XIX. Bem como compreender as mudanças e permanências nos discursos sobre saúde, doenças e morte nos Impressos; a atuação dos práticos, médicos, cirurgiões e boticários, e as artes de curar no Brasil, notadamente no atual Nordeste Oitocentista.
Linguagens e Narrativas Históricas no Ensino de História: Produção e Difusão de Saberes Históricos sobre a Paraíba
A linha de pesquisa desenvolve estudos sobre as linguagens e narrativas históricas e metodologias ativas utilizadas pelo/a historiador/a na sala de aula; considerando diferentes tipos de suporte, fontes e linguagens. As pesquisas analisam os aspectos formais e normativos do ensino, o processo de ensino e de aprendizagem da História e, a partir da problematização do uso da linguagem e das fontes históricas, realizar a produção e difusão de conteúdos sobre a história da Paraíba.
Prof. Serioja Rodrigues Cordeiro Mariano e Prof. Ariane Norma de Menezes Sá
serioja.mariano@academico.ufpb.br