1° Hackathon Legislativo Global 

Por ter experiência com a realização de hackathons, o LABHacker foi convidado pelo Parlamento do Chile, em 2016, para promover em Valparaíso o primeiro Hackathon Legislativo Global, durante a Conferência Mundial sobre o Parlamento Eletrônico 2016. 

Realizada em parceria com a União Interparlamentar, o Instituto Nacional Democrata e a Câmara de Deputados do Chile, a maratona contou com a participação de nove países: Argentina, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Peru e Reino Unido, além das equipe do LABHacker, do Brasil, e a do país anfitrião.  

A maratona contou com a participação de hackers de nove países, como Canadá, Estados Unidos, França e Reino Unido.

Inclusão

O desafio para os hackers era trabalhar a ideação, codificação e co-criação de soluções digitais relacionadas aos temas legislativos, contribuindo para uma melhor compreensão do trabalho parlamentar pela sociedade e, consequentemente, ampliando a inclusão dos cidadãos no processo legislativo.

No final da maratona, os projetos vencedores foram apresentados oficialmente na Conferência Mundial. Os participantes chilenos receberam como prêmio do Parlamento daquele país uma viagem a Brasília para desenvolver o então protótipo em interação com o Laboratório Hacker da Câmara, na maratona de trabalho colaborativo Hackermanos. Os resultados desse encontro foram apresentados em setembro de 2016 no Global Legislative Openness Week (Glow).


Veja mais detalhes sobre os projetos vencedores 

Descubra como foi a semana colaborativa Hackermanos

Conheça os bastidores deste hackathon e a evolução
para projetos de aceleração do ecossistema de startups cívicas
 

Saiba mais: Empreendedorismo de cidadania e nossa experiência com aceleração de startups