Interação e Debates

Confira alguns exemplos do que a gente faz por aqui para ajudar no aprimoramento da transparência legislativa e da participação social no Parlamento

LabTalks 

A série LabTalks - explorando ideias reúne pessoas interessadas em contar suas experiências, novas propostas e curiosidades, com temáticas ligadas à tecnologia, inovação e cidadania. Os debates virtuais foram criados pelo LAB em 2020 para que os encontros com especialistas, o compartilhamento de experiências e a apresentação dos resultados do nosso trabalho pudessem continuar mesmo que não presencialmente. O projeto funcionou tão bem que os encontros virtuais foram mantidos e são realizados quinzenalmente, em sextas-feiras alternadas, com duração aproximada de uma hora.

Para participar e interagir com os convidados, é só acessar o LABHacker no YouTube. O vídeo fica gravado no canal. 

Até o momento, os temas preferidos são, respectivamente: "O uso do ChatGPT em políticas públicas", com 1,3 mil visualizações; "Visualizando a participação em audiências em uma nuvem de palavras", com 1 mil; e "ChatGPT e linguagem simples: como a IA pode ajudar na comunicação pública", com mais de 700 acessos. 

Confira a lista completa dos programas  

Medium

O Medium do LAB é o canal de divulgação dos nossos textos, onde compartilhamos e deixamos registradas nossas experiências no desenvolvimento de projetos e protótipos. Também contamos as coisas que a gente aprende aqui no dia a dia com a vivência em um laboratório de inovação e sobre livros que lemos ou insigths que tivemos. 

Esse trabalho começou em 2020 com o registro das experiências em artigos mais técnicos, e atualmente abre espaço para percepções e ideias da equipe de uma maneira mais leve. 

Para 2024, a novidade é a participação também de parceiros externos do LAB na publicação dos textos, como o último artigo divulgado em 2023 sobre linguagem simples. O texto "Do que eu falo quando falo de linguagem simples" obteve o segundo lugar no ranking dos artigos mais lidos do ano passado. Em primeiro lugar, ficou o artigo "O papel pedagógico dos laboratórios de inovação"; e, em terceiro, "Tendências globais de inovação governamental: responsabilidade, equidade, empatia e proatividade".  
Confira os artigos do Medium do LAB

Conversas com especialistas

Realizamos palestras e debates presenciais e híbridos sobre temas desafiadores, como novas tecnologias e inovação no serviço público, para estimular servidores, funcionários, parlamentares, hackers cívicos, estudantes e demais interessados. Para isso, convidamos os principais especialistas no tema, que possam trazer subsídios, experiências e novas informações sobre as temáticas. Todos esses encontros são transmitidos ao vivo pelo YouTube e ficam armazenados no canal do LAB para consultas posteriores.

Entre esses debates realizados ao longo dos 10 anos do LAB, estão boas práticas de uso de redes sociais no serviço público, tendências mundiais de inovação em governo, marketing digital e parlamento aberto, uso de chatbots, índice de transparência legislativa e o surgimento da tecnologia blockchain (foto).

Estudos Colaborativos

O LABHacker estimula a criação de grupos de estudo multidisciplinares e com participantes de vários órgãos públicos para aprofundar o debate e disseminar as boas práticas. O primeiro a ser realizado foi o Mídias Digitais.doc, que contou com representantes de várias instituições, cujos encontros quinzenais foram transmitidos ao vivo pelo Youtube e ainda estão disponíveis para os interessados.

Entre os temas debatidos em gestão de mídias, estão  marketing, ferramentas, plano de mídia, transparência e uso de chatbots. 

Outro grupo que gerou bastante interesse foi o Análise de Redes: Fundamentos, Ferramentas e Coleta de dados (foto). Entre os temas analisados, estão as ferramentas Gephi, Google Analytics, Netvizz e Netlytcs.

Oficinas

O LAB realiza oficinas para experimentação, contando com diferentes públicos. Já realizamos, por exemplo, três experiências para despertar crianças e jovens para o mundo hacker cívico, focando em cidadania, colaboração e inovação. Chamada de Pequenos Hackers, essa série contou com uma parte educativa e outra mais mão na massa, estimulando o interesse dos pequenos. Na educativa, eles são orientados didaticamente sobre o que é ser cidadão, o trabalho colaborativo, o papel do Legislativo, votações de projetos.  Na etapa prática,  a tarefa é envolvê-los com novas tecnologias e possibilidades, que vão desde o desenvolvimento de um jogo cívico a compreender como funcionam peças eletrônicas, impressoras 3D, linguagem de programação e outros. 

Saiba mais sobre a primeira oficina Pequenos Hackers (foto) e a terceira oficina Pequenos Hackers

Aulas práticas de programação

Como obter ainda mais transparência nos dados das instituições públicas? Formando hackers cívicos! E para despertar o hacker cívico que existe em cada um, o LABHacker oferece aulas de linguagem python para iniciantes, ou seja, as pessoas que não são de TI e não tem conhecimento ou tanta afinidade com programação. 

A ideia é, por meio desse trabalho de mineração de dados, tornar ainda mais acessíveis as informações da Câmara e das demais instituições públicas, com análises e correlações. 

As aulas, em formato híbrido, são ministradas pelo experiente professor Marcos Vinicius Guimarães e estão disponíveis no canal do LAB no YouTube.  Os vídeos já receberam mais de 200 mil visualizações! 

Confira as 5 aulas e o tutorial

Programas Institucionais

O LABHacker também desperta o interesse do público jovem que participa dos programas institucionais oferecidos pela Câmara, como o Parlamento Jovem, Estágio Visita e outros, para serem agentes transformadores. Servimos como espaço para ações e debates, explicando para esses estudantes a importância da transparência legislativa e da participação social.