1° Hackathon da Câmara 


A Câmara dos Deputados foi o primeiro Parlamento a realizar um hackathon nacional nas Américas, em 2013. Com o tema Transparência Legislativa e Participação Popular, o evento contou com 183 inscritos de todo o país e 24 projetos finalistas.

Os hackers ocuparam espaço do Salão Branco da Câmara, onde fica a principal entrada, conhecida como Chapelaria. Durante o desenvolvimento dos projetos, eles se ambientaram e trocaram informações com deputados e gestores da Casa para compreender melhor o processo legislativo e o trabalho parlamentar.  

Vencedores

A Câmara premiou os três melhores projetos com R$ 5 mil para cada grupo. Um dos destaques foi o Meu Congresso, uma página que reune dados sobre o mandato dos parlamentares, incluindo os pagamentos realizados por eles. Outro premiado foi o Monitora, Brasil, um serviço para celulares em que o eleitor acompanha as atividades dos deputados. O terceiro destaque foi para o Deliberatório, um jogo de cartas offline educativo que simula processos  de deliberação e discussão de projetos.

Conheça os bastidores dessa 1° maratona

Saiba mais: 2° Hackathon da Câmara