Regra 04: Cooperativo sem Wi-fi

O professor separa as 4 cartas de Heroínas do baralho, as embaralha e as deixa de lado com a face para baixo [ 1 ].

Em seguida, sorteia uma das heroínas que será estudada por todos, separando as outras 3 para outra ocasião. Então, o professor ministra aula, com as explicações sobre a personagem sorteada [ 2 ], solicitando que os alunos anotem os pontos principais sobre ela em seus cadernos.

Previamente, o professor pode imprimir os textos sobre a heroína na página geral das Heroínas ou na página de cada heroína no botão “Baixar e imprimir”.

Após as explicações, textos, vídeos e matérias a serem estudados, ou seja, quando o professor julgar que os alunos já sabem bem acerca da heroína sorteada, o jogo pode começar.

Então, o professor embaralha as outras cartas do baralho e as distribui para todos os alunos [ 3 ], ainda que alguns deles fiquem com duas cartas.

Todos lerão as suas cartas em silêncio, e, logo que todos terminarem, o professor poderá perguntar: Quem acha que está com a carta de Prosa ou Verso relativas à heroína?

Quando alguns alunos anunciarem que estão com a carta certa [ 4 ], o professor pedirá: “Kontaê!”. Assim o aluno lerá a carta em voz alta e todos poderão julgar se aquela carta é ou não é a carta correta, ou seja, de acordo com o estudado, a carta que foi lida se refere ou não àquela personagem histórica sorteada.

Se a carta for considerada correta, ele ficará ao lado da carta de Heroína sorteada e mais um aluno lerá a sua carta para que todos julguem se está certa também. Se estiver certa, o jogo termina e a turma venceu!

Caso haja tempo disponível durante a aula, outra heroína pode ser sorteada entre as demais cartas de Heroínas o que fará o professor repetir o processo descrito acima, no começo de nova rodada.