"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades."
- Boaventura de Souza Santos
Somos uma organização civil, sem fins lucrativos, formada principalmente por profissionais de diversas áreas, que tem como objetivo a efetivação dos direitos humanos através de programas de educação e conhecimento, além da atuação protetiva em favor de direitos humanos, com acompanhamento de casos ou através de ações de "advocacy".
Notícias
Foram dadas orientações sobre produção de provas e autoridades que devem ser buscadas em casos de assédio sexual ou moral.
A liminar concedida pela Justiça de primeiro grau foi cassada pelo Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo
O Instituto de Promoção e Proteção de Direitos Humanos e a Rede Madalenas publicam nota conjunta sobre o assédio sexual sofrido pela Dep. Isa Penna na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
A audiência pública tinha como objetivo discutir a responsabilidade de empresas na Ditadura Militar brasileira
A ação discute a constitucionalidade de lei que proíbe fogos de artifício barulhentos.
Segundo relatório da Controladoria-Geral da União, universidades privadas do estado de São Paulo não concedem descontos a alunos do FIES.
áreas de atuação
Defesa Coletiva
Atuamos para garantir direitos coletivos de minorias e grupos vulneráveis através de intervenção em ações coletivas que discutem direitos humanos e do ajuizamento de ações judiciais.
Advocacy
Mantemos trabalho contínuo de intervenção junto aos Poderes Públicos e órgãos de fiscalização em caso de retrocessos ou violação de direitos humanos.
Educação em Direitos
Orientamos a população em geral e, em especial, pessoas economicamente vulneráveis ou pertencentes a grupos minoritários sobre seus direitos humanos e fundamentais.
Assessoria Técnica
Assessoramos outras entidades, com ou sem personalidade jurídica, em questões relacionadas a Direitos Humanos e grupos vulneráveis.