O Instituto de Promoção e Proteção de Direitos Humanos busca Bacharel em Direito para auxiliar no Projeto de Pesquisa relacionado ao Hospital Colônia de Barbacena.
O Hospital Colônia de Barbacena foi palco de uma das maiores violações coletivas de direitos humanos ocorrida no Brasil. Diversas pessoas, inclusive mulheres e crianças, foram internadas e privadas de sua liberdade e do mínimo para sobreviver. Dentre as violações, internação compulsória; torturas; privação de alimentação e roupas; tratamentos desumanos; privação da própria identidade; mortes; entre outras.
Se você quiser conhecer mais sobre o caso, sugerimos que assista ao documentário "Holocausto Brasileiro" disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=5eAjshaa-do&ab_channel=IconesNegros) e baseado em livro homônimo.
O IPPDH (Instituto de Promoção e Proteção de Direitos Humanos) é uma associação civil sem fins lucrativos que visa a defesa e difusão de direitos humanos. De forma a cumprir nosso objetivo de difusão de direitos, decidimos juntar documentos relacionados ao caso e lançar um olhar jurídico sobre o tema, de forma a delimitar a responsabilidade dos agentes envolvidos no hospital.
Para iniciarmos esse projeto, buscamos duas pessoas, bacharéis em Direito, que estejam dispostas a nos ajudar na pesquisa e desenvolvimento do documento. Nosso trabalho é movido através da voluntariedade dos participantes em nossos projetos e, por isso, contamos com você!
O trabalho de pesquisa será realizado por uma equipe enxuta do IPPDH e inteiramente em home office com tempo estimado de, no máximo, 4h por semana, flexíveis de acordo com a disponibilidade do voluntário. As reuniões serão realizadas de maneira virtual e o contato semanal por grupo de Whatsapp e e-mail.
Importante reiterar que o foco da projeto é a pesquisa jurídica dos fatos ocorridos no hospital, incluindo levantamento de teses e posições doutrinárias sobre a possibilidade de responsabilização, interna e internacional, de agentes e do Estado.
A pesquisa durará o tempo que for necessário para sua conclusão, então buscamos pessoas que tenham vontade de trabalhar com direitos humanos e possuam comprometimento com a causa.
A seleção dos voluntários se dará por currículo a ser enviado por e-mail, bem como por conversa a ser realizada virtualmente, oportunidade na qual apresentaremos nossa instituição e explicaremos o Projeto Barbacena.
Se você se interessou pelo tema e acha que tem essa disponibilidade, será um enorme prazer termos você em nossa equipe!
Qualquer dúvida sobre a vaga pode ser tirada pelo e-mail contato.ippdh@gmail.com
A vaga também está disponível no site da Atados (clique aqui)