O IPPDH atua com por meio de duas frentes distintas: promoção e proteção de Direitos Humanos. Com base nisso, o Instituto possui três projetos que se complementam e permitem tanto ações coletivas, como análise de casos individuais.
Conhecendo Direitos Humanos: Através de ações de promoção, o IPPDH organiza visitas a outras instituições, públicas e privadas, a fim de levar conhecimento e educação em Direitos Humanos a pessoas e grupos vulneráveis. Nas visitas, os membros conversam sobre direitos humanos, sociais e de minorias, além de temas específicos, conforme a necessidade. Acreditamos que a ausência de conhecimento sobre direitos é um dos grandes entraves do acesso à Justiça no Brasil e, com o projeto, conseguimos levar direitos humanos à população.
Proteção de Direitos: O IPPDH acompanha casos de violações de direitos básicos, cobrando das autoridades competentes respostas e providências. Os membros, ainda, auxiliam vítimas de violações de direitos a buscar os órgãos da rede de proteção. O IPPDH se preocupa, também, em promover conhecimento técnico em Direitos Humanos a outras organizações da sociedade civil, auxiliando entidades na proteção de direitos de seus assistidos.
Advocacy: Por fim, o IPPDH realiza trabalho de advocacy junto aos Poderes Públicos, atuando em matérias sensíveis e de interesse da associação, lutando para que não haja qualquer tipo de retrocesso em Direitos Humanos, manifestando-se publicamente sobre casos de violações e intervindo em casos de violações coletivas.
Para a realização das finalidades institucionais, a equipe do IPPDH é composta por profissionais que, voluntariamente, acompanham e estudam os casos trazidos ao instituto.