Candidaturas aprovadas

e contratos

Entidades Promotoras apresentadas por ordem de candidatura

Instituto Politécnico de Viseu

Descrição

Este projeto visa a promoção de sucesso e a redução de abandono no IPV, através da implementação de um sistema de IA preditivo das/os estudantes em risco de abandono, preconizando um direcionamento assertivo e preventivo para melhor encaminhamento, face aos motivos identificados. 

Pressupõe a implementação e dinamização de um programa de mentoria com procedimentos simplificados e adequação a parâmetros internacionais, prevendo-se a implementação de uma estratégia de proximidade facilitadora da gestão e realização de iniciativas, dinâmicas e perceção de apoio. 

No caso dos/as estudantes com menor representatividade, mormente os/as Estudantes com Necessidades Educativas Específicas (ENEE), os indicadores de insucesso e abandono colocam as IES nacionais ainda longe de um sistema de ensino equitativo e inclusivo, pelo que nos propomos continuar a desenvolver ações que melhorem os processos de acolhimento e inclusão destes estudantes no contexto académico. A atenção à diversidade requer um acompanhamento individualizado ao/à ENEE, com recursos humanos especializados, tendo como objetivo ajustar o ensino e o contexto académico às especificidades pessoais, interesses e necessidades, detetando as barreiras que dificultam o processo de inclusão. É nosso propósito contribuir para a promoção de competências académicas e introduzir ajustamentos nos processos de ensino-aprendizagem, bem como melhorar as atitudes face à diversidade e diminuir constrangimentos contextuais e de acessibilidade que obstaculizem a inclusão. 

Serão implementadas medidas de apoio pedagógico, baseadas em práticas inovadoras, procurando efetivar um acompanhamento mais específico às unidades curriculares com taxas de maior insucesso, bem como, aos CE com taxas de maior abandono, e foca-se particularmente nos estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano, dada a importância decisiva da adaptação e integração académica dos/as estudantes no seu próprio sucesso.

IES promotora: Instituto Politécnico de Viseu


Montante de Financiamento:

Instituto Politécnico de Castelo Branco

Descrição

O REVUP | Recursos e Ambientes Colaborativos de Aprendizagem tem como objetivo combater o abandono escolar através da predição do risco de abandono de cada estudante em função das suas condições e características no acesso ao ensino superior. Os estudantes sinalizados serão acompanhados através de uma Plataforma de Tutoria e Mentoria que atua em duas dimensões: através do acompanhamento do percurso formativo dos estudantes com a verificação dos seus resultados intercalares, e promovendo o apoio através de mentores que contribuem para a superação de dificuldades de aprendizagens em conteúdos específicos. Todo este processo será realizado num ambiente pedagógico dinâmico, que promova metodologias de aprendizagem ativas que motivem os estudantes para o trabalho em equipa e para o seu contributo individual durante o percurso de aprendizagem. Por fim, são contempladas bolsas de mérito, atribuídas aos estudantes mentores e bolsas de estudo ‘Caloiro’ para suporte financeiro de despesas com alojamento e/ou propinas.

O projeto será concretizado com a implementação de um conjunto de atividades incluídas em quarto iniciativas: 1. Criação de uma ferramenta de predição do abandono escolar (A1.1 Definição dos perfis dos candidatos para predição do abandono; A1.2 Criação de um sistema informático de sinalização de risco; A1.3 Priorização de estudantes); 2. Com um processo de acompanhamento que se consubstancia através de uma plataforma de suporte a tutorias e mentorias em ambiente físico e virtual (A2.1 Plataforma de partilha e acompanhamento do aluno; A2.2 Utilização da plataforma de mentoria e tutoria; A2.3 Formação de mentores); 3. Com a criação de um ambiente de ensino e aprendizagem colaborativo e sustentado por metodologias pedagógicas ativas e com a criação de referenciais de formação e produção de materiais pedagógicos inovadores (A3.1 Formação de docentes; A3.2 Formação de estudantes; A3.3 Adoção de metodologias ativas); 4. Com a atribuição de bolsas de mérito aos estudantes ‘Mentores’ e de bolsas de estudo ‘Caloiro’ para apoio financeiro face à despesas de alojamento ou pagamento de propinas (A4.1 Bolsas de estudo; A4.2 Bolsas de mérito).

IES promotora: Instituto Politécnico de Castelo Branco


Montante de Financiamento:

Instituto Politécnico de Bragança

Descrição

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) tem registado um aumento consistente na sua base de estudantes, marcado não apenas pela crescente presença internacional, que agora representa cerca de 36% do corpo discente, mas também pela inclusão de novos públicos, como alunos maiores de 23 anos e de cursos técnicos superiores profissionais.

Esta diversificação nas vias de entrada apresenta desafios significativos relacionados com a integração e o desempenho académico, desafios estes que se tornaram ainda mais complexos durante e após a pandemia de Covid-19 e consequentes desafios emocionais e académicos, além de se terem acentuado disparidades educacionais. Nesse contexto, o IPB tem dedicado esforços contínuos para integrar estudantes com origens culturais e formações diversas, tornando imperativa a implementação de programas de apoio pedagógico.

No ano letivo de 2023/2024, o IPB conta com um total de 9548 estudantes, distribuídos pelos diversos ciclos de estudos. Contudo, a taxa de não renovação da matrícula para o segundo ano, que atinge cerca de 35% dos estudantes que ingressaram pela primeira vez em 2022/2023, levanta preocupações significativas sobre uma possível trajetória de abandono escolar. Para abordar esta problemática, o projeto Drop-In@IPB criou uma linha de apoio em colaboração com a Provedora do Estudante, o gabinete de psicologia do IPB e os serviços de ação social. Esta iniciativa visa estabelecer uma ligação próxima e permanente com os estudantes em risco de abandono, identificando causas e intervindo preventivamente.

O novo projeto, Drop-InPB 2.0 - Caminhos para a Integração e Sucesso Académico dos Estudantes do Instituto Politécnico de Bragança, pretende mitigar as razões apontadas pelos alunos para a não renovação da matrícula através da implementação de medidas específicas destinadas a abordar as dificuldades identificadas durante o levantamento de informações. Mantendo a ênfase na integração dos estudantes e na promoção do sucesso académico, o projeto visa monitorizar o desempenho académico, prevenir o abandono escolar e melhorar os resultados académicos.

Com a utilização de metodologias de ensino baseadas na prática, o projeto pretende capacitar o sistema de ensino superior para fornecer competências exigidas pelo mercado de trabalho e capacitar os docentes. A experiência adquirida durante o ensino remoto de emergência e a utilização de tecnologias digitais serão aplicadas para promover abordagens inovadoras às metodologias pedagógicas, práticas de ensino e ferramentas tecnológicas.

Para promover o sucesso académico e fortalecer o vínculo dos estudantes com a instituição, o projeto propõe uma abordagem abrangente que vai além da semana inicial de receção e integração. Através de mentorias e tutorias pedagógicas, oferecidas por colegas já plenamente integrados, professores e ex-estudantes, busca-se criar uma ligação duradoura que se consolide ao longo do percurso académico do estudante.

IES promotora: Instituto Politécnico de Bragança


Montante de Financiamento:

Instituto Politécnico de Coimbra

Descrição

O projeto presente foi desenvolvido com base numa abordagem multidimensional por forma a dar uma resposta aos vários fatores que impactam na qualidade e sucesso da aprendizagem e na redução do abandono escolar e visa implementar um conjunto de ações que irão contribuir de forma efetiva para a melhoria das competências dos estudantes, para o seu bem-estar mental e físico, bem como para a qualidade pedagógica e das aprendizagens. 

Foram contempladas ações que vão desde o investimento em sistemas informáticos e preditivos do abandono e insucesso escolar, ações de integração e de desenvolvimento de competências sociais e transversais dos estudantes, ações de capacitação dos pares para uma melhor integração e apoio dos colegas, ações de ligação à comunidade, ações junto dos docentes para o desenvolvimento de melhores práticas pedagógicas e ações de bem-estar físico e metal.

No que respeita aos objetivos, o presente projeto pretende desenvolver 12 atividades, promovendo um aumento de 10% de alunos matriculados em 2024/2025 que renovam a sua inscrição em 2025/2026, em relação à taxa de renovação dos alunos que se inscreveram no 1º ano, 1ª vez no ano letivo 2020/2021. Pretende-se ainda aumentar a média de ECTS realizados para os alunos inscritos no 1º ano, 1ª vez, promovendo o seu sucesso escolar, com um aumento de 12 ECTS, o que corresponde em média ao aumento de duas unidades curriculares realizadas pelos alunos do 1º ano.

IES promotora: Instituto Politécnico de Coimbra


Montante de Financiamento:

Universidade Nova de Lisboa

Descrição

Este projeto divide-se em duas linhas de ação para atingir os seus objetivos. Na primeira linha de ação, propõe-se criar um Observatório da Retenção e Sucesso Académico da UNL. Este órgão central visa monitorar a taxa de abandono, compreender os seus principais fatores e implementar ações para melhorar os indicadores de abandono e sucesso académico. Através da utilização de modelos preditivos, baseados em inteligência artificial e aprendizagem máquina, o observatório pretende oferecer novas perspetivas sobre o abandono e o sucesso académicos.

A segunda linha de ação foca-se na implementação de um programa de intervenção nas diversas unidades orgânicas (UO) da UNL que oferecem ciclos de formação inicial. Este programa de intervenção inclui a criação de comunidades de apoio, a oferta de aconselhamento proativo e o desenvolvimento de políticas mais eficazes. Algumas das estratégias para minimizar o abandono e maximizar o sucesso académico passam por identificar precocemente alunos em risco, intervir diretamente com programas de tutoria e aprimorar políticas educacionais.

Este projeto procura incorporar práticas inovadoras, apoiadas por métodos avançados, para enfrentar desafios no ensino superior. A utilização de dados específicos de cada UO, incluindo os sistemas de informação, contribuirá para a eficácia das intervenções. O programa holístico visa criar um ambiente educacional que promova o crescimento académico e pessoal, incentivando a permanência dos alunos no ensino superior.

IES promotora: Universidade Nova de Lisboa


Montante de Financiamento:

Universidade do Algarve

Descrição

O projeto SoUAlg 2.0 visa capacitar, reforçar e consolidar as iniciativas em implementação através do SoUAlg | Sistema de Observação e Promoção de Sucesso Académico e Redução do Abandono Escolar na Universidade do Algarve, com o objetivo partilhado de fomentar a redução do abandono e o aumento do sucesso académico dos estudantes, fundamentalmente nos estudantes de 1º ano/1ª vez. 

Assim, para conferir sustentabilidade às iniciativas em execução e resultados positivos mensuráveis a médio-longo prazo na taxa de sucesso e redução da retenção e abandono escolar nos estudantes da UAlg, propomos: a) reforçar e desenvolver mecanismos de acompanhamento e apoio ao acolhimento e integração académica dos novos estudantes, em estreita colaboração com a AAUAlg; b) antecipar e atuar preventivamente em situações de potencial abandono, através da criação do Observatório para o Sucesso Académico e Redução do Abandono na UAlg, cujos indicadores serão identificados através da Plataforma de Avaliação de Risco de abandono ou insucesso (em desenvolvimento no SoUAlg); a sua monitorização consistente permitirá uma intervenção atempada nos estudantes sinalizados; c) consolidar a integração e o ajustamento dos novos estudantes pelos programas de mentoria e tutoria por docentes e por pares, fundamentalmente os grupos vulneráveis (e.g., estudantes deslocados), com a cooperação com o Gabinete de Relações Internacionais, as associações destes (e.g. BRASA) e as UO, com base numa intervenção individualizada; d) sensibilizar e estimular a adoção de práticas inovadoras de ensino-aprendizagem, através do Programa de Inovação e Modernização Pedagógica (PIMP), com foco na promoção de competências digitais/tecnológicas interativas; e) potenciar a incorporação de práticas letivas flexíveis e centradas em estratégias de autoaprendizagem e no trabalho colaborativo por parte dos estudantes e f) fomentar a diversificação de metodologias e instrumentos tecnológicos, assentes em práticas ativas e atuais, nomeadamente através da integração/incorporação da Inteligência Artificial (IA) e de utilização de equipamentos informáticos de base-digital. 

Estas atividades dão resposta em todos os níveis da UAlg (i.e., estudantes, docentes e instituição). Para isso, procuramos implementar uma política educativa de bottom-up, com metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras, apoiadas também em tecnologia, e reforçadas através deste projeto, para além da oportunidade de intervenção sistémica e multifatorial nas variáveis preditoras de insucesso e abandono no ensino superior (i.e., económicas, psicossociais e académicas), fundamentalmente no 1º ano de formação inicial superior.

IES promotora: Universidade do Algarve


Montante de Financiamento:

Universidade da Beira Interior

Descrição

O projeto que se apresenta visa potenciar a integração dos novos estudantes e a promoção do seu sucesso escolar através do UBI- Learning Hub e as competências digitais associadas ao mesmo. Irá incluir atividades de:

- Integração pelas artes culturais, jogos tradicionais e atividades desportivas. Nesta atividade serão desenvolvidas iniciativas que facilitem a integração dos novos estudantes através das artes culturais, jogos tradicionais e/ou clássicos que permitam o desenvolvimento de competências transversais como a criatividade e atividades desportivas. Pretende-se dar a conhecer os agentes culturais presentes na realidade institucional e concelhia, contando por isso com a parceria de instituições locais que possam também acolher estes estudantes depois da integração. 

- Apoio Pedagógico em Unidades Curriculares Críticas, através de professores destas áreas, mas também através de alunos com especial aproveitamento nesta área ou no curso, que irá ajudar no combate às lacunas de matemática que os alunos possuem aquando da entrada na universidade.

- Dinamização do UBI-Learning Hub para integração dos novos estudantes e métodos de estudo através do desenvolvimento de um jogo de acolhimento e integração, um programa de mentorias, sessões de capacitação dos estudantes em métodos de estudos e competências transversais e integração de um chatbot com inteligência artificial que permitirá a pesquisa personalizada em conteúdos das unidades curriculares nas quais os estudantes estão inscritos. Esta ação tem um cariz exploratório, dada o seu objetivo e as tecnologias envolvidas e pretende-se alargar, se possível, as funcionalidades da ferramenta também para os docentes e as suas atividades de preparação pedagógica.

- Dinamização do UBI-Learning Hub para construção de tutoriais, sob a forma de vídeo, sobre a utilização de algumas ferramentas digitais para aplicação de pedagogias mais ativas em contexto de sala de aula presencial; e oficinas de desenho curricular digital, para acompanhamento e produção de design curricular para a construção de conteúdos digitais.

- Utilização de mecanismos de IA para análise de eficiência formativa para predição e previsão dos percursos de estudante, do desempenho do estudante, recomendações de ação, previsões da taxa do sucesso da turma, consoante o planeamento e a colocação temporal de recursos

- Dinamização de aprendizagem baseada em problemas através de plataforma digital em colaboração com entidades públicas e não lucrativas, tais como municípios e associações, mas também por empresas que virão à UBI apresentar os seus problemas consoante a unidade curricular selecionada.

IES promotora: Universidade da Beira Interior


Montante de Financiamento:

ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Descrição

O projeto visa reduzir o abandono e promover o sucesso académico dos estudantes do 1.º ciclo de estudos, alargando as ações do projeto IN_Iscte, em curso. Como objetivo transversal, pretende-se alargar a base social dos estudantes do ensino superior, atendendo aos grupos sub-representados ou com dificuldades de integração. Os objetivos específicos são: 1) Melhorar a integração e o sucesso dos novos estudantes com a implementação de programas de mentoria e de tutoria fundados numa estratégia de triangulação entre pares, docentes e técnicos; 2) Promover a inovação pedagógica, dentro e fora da sala de aula, apoiada no diálogo entre docentes e entre estes e os estudantes e na utilização de novas metodologias e instrumentos tecnológicos e digitais; 3) Melhorar a identificação, comunicação e acompanhamento dos estudantes em risco, com o aperfeiçoamento do sistema de alarmística em desenvolvimento e a criação de uma APP com informação sobre atividades de interesse e recursos de apoio à integração social e académica disponíveis nos Campi Iscte; 4) Reforçar as competências e os instrumentos de autoaprendizagem e de trabalho em equipa, com mais vagas em UC de competências transversais dirigidas à reflexividade, resolução de problemas e resiliência na resposta a desafios do mundo académico digital e pós-pandémico, com crescente utilização de IA; e com a reformulação e desenvolvimento de oferta de UC transversais online.. Um quinto eixo de atuação do projeto assegura a monitorização e avaliação do projeto com indicadores de desempenho. 

A igualdade e a não discriminação é uma temática presente em todos os aspetos da candidatura. O tema é relevante para a inovação pedagógica, o trabalho autónomo e a participação comunitária. O projeto promove a integração de pessoas com deficiência ou incapacidade, com atividades específicas. A acessibilidade é uma dimensão importante e há atividades de formação e integração para estudantes com necessidades específicas, envolvendo docentes, técnicos, tutores e mentores. O projeto associa as unidades curriculares e a oferta formativa aos ODS e à transição digital. Com essa orientação procura destacar a relevância do pensamento crítico e exercício do escrutínio ético num contexto de aceleração de dispositivos de IA para apoio à resolução de problemas e tomada de decisão. A atividade 3 de melhoria do sistema de alarmística e da comunicação inscreve-se na promoção da transição digital nos procedimentos de estudo, análise e ação sobre o sucesso escolar ao nível institucional, incluindo pessoal técnico e servindo melhor informação aos docentes e gestão de forma a reduzir o abandono e insucesso. As sessões de inovação pedagógica, os programas de mentoria e tutoria e a promoção de mecanismos de autoaprendizagem e de trabalho em equipa (atividades 1, 2 e 4) também abordarão temas relacionadas com a transição climática e a sustentabilidade. Por fim, a monitorização inclui indicadores que atravessam todas as temáticas assinaladas.

IES promotora: Iscte-Instituto Universitário de Lisboa


Montante de Financiamento:

Instituto Politécnico de Beja

Descrição

O Projeto IPBeja: UP.I’m+Digital é promovido pelo IPBeja, com vista a desenvolver ferramentas para antecipar situações de abandono do ensino superior e fortalecer as práticas de autoaprendizagem e de trabalho em equipa. Para o efeito, o IPBeja irá estimular o desenvolvimento de novos mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes e à promoção do seu sucesso, disponibilizar mecanismos de mentoria e acompanhamento por docentes e por pares para estimular a integração dos novos estudantes e promover o seu sucesso académico, assim como de reforçar as práticas inovadoras de ensino e aprendizagem e a diversificação das metodologias pedagógicas e instrumentos tecnológicos para aumentar a retenção de alunos no primeiro ano de curso.

Para o efeito, o projeto estrutura-se em 6 atividades interrelacionáveis/complementares e 1 de gestão, promoção e divulgação, que se irão desenrolar entre os meses de fevereiro de 2024 e junho de 2026, para um investimento total na ordem dos 295 mil euros, para criar e disponibilizar à comunidade um Gabinete de apoio à promoção do sucesso escolar e redução do abandono (GAPSE), criar um programa de Bolsas de estímulo à participação dos estudantes em ações de promoção do sucesso académico e de combate ao abandono escolar, que inclui mentoria e acompanhamento por docentes e pares, desenvolver atividades de receção, acolhimento e acompanhamento de estudantes inscritos no 1º ano, pela primeira vez; desenvolver canais e plataformas de comunicação que facilitem a integração, o sucesso e o combate ao abandono académico; reforçar as metodologias ativas de aprendizagem para promover o sucesso académico; Implementar programas de mentoria a estudantes, principalmente aos que estão inscritos no 1º ano, pela primeira vez.  Como resultado espera-se reduzir em, pelo menos reduzir em, pelo menos, 10% a taxa de abandono de estudantes inscritos no 1º ano, pela primeira vez, comparando com o ano letivo de 2020/2021.

IES promotora: Instituto Politécnico de Beja

IES copromotoras: 


Montante de Financiamento:

Universidade de Coimbra

Descrição

O Projeto UC.ON-BOARD PLUS pretende incrementar formas de integração, promoção de bem-estar e acompanhamento contínuo, constituindo a Academia como espaço de acolhimento, (inter) conhecimento e partilha de sentidos. A consecução dos propósitos centrais da presente candidatura - promoção do sucesso escolar e prevenção do abandono - pressupõe, em linha com as evidências científicas nestes domínios, o desenvolvimento de medidas multidimensionais que permitam atuar, em simultâneo e de forma intencional, no contexto institucional e nas esferas pessoal, académica e socioeconómica. Os dois fenómenos (insucesso escolar e abandono) decorrem de processos complexos e multifatoriais, que importa compreender e enquadrar, em prol de intervenções verdadeiramente consequentes e eficazes. 

O UC.ON-BOARD PLUS conta com a parceria das Associações de Estudantes da UC, em particular da Associação Académica de Coimbra e de associações de estudantes internacionais, envolvidas na conceção e operacionalização das medidas preconizadas e dos objetivos propostos:

a) Promover processos e estruturas de tutoria interpares e mentoria docente, que permitam apoiar o desenvolvimento académico de todos os estudantes da UC, com particular incidência nos estudantes de primeiro ano, primeira vez, e com perfis com maior potencial de vulnerabilidade, e contribuir para uma melhor adaptação aos códigos do ensino superior e à geração de laços interpessoais;

b) Estabelecer processos de aprendizagem adaptativa que permita, em tempo real e de forma sistemática, utilizando mecanismos de Inteligência Artificial e de Machine Learning, o acompanhamento personalizado, por parte do docente, do percurso de aprendizagem de cada estudante, bem como a definição, em interface personalizado com cada aluno, de estratégias de consolidação de conhecimento, ou de eventual reaprendizagem e compensação formativa e tutorial;

c) Identificar padrões e modelos preditivos de abandono e (in)sucesso escolar, como suporte à tomada de decisão no desenho de estratégias de prevenção e de intervenção eficazes nos fenómenos em análise;

d) Desenvolver processos de interconhecimento e programas de promoção de bem-estar no campus da Universidade e capacitar, docentes, colaboradores e estudantes, com conhecimentos e ferramentas, quer para a concretização de inovação pedagógica, quer para gestão de ansiedade e desmotivação;

Para a efetivação de tais propósitos o Projeto UC.ON-BOARD PLUS estrutura-se em três eixos de intervenção - 1. Predição e Análise; 2. Acompanhamento, Suporte e Aprendizagem; 3. Contexto, Integração e Bem-Estar – e propõe-se, nos termos do Aviso de Abertura, contribuir, até junho de 2026, para a concretização da meta global de redução da taxa média de abandono escolar dos estudantes no primeiro ano, primeira vez, de 24 para 22%, assumindo a Universidade de Coimbra o contributo relativo de redução do abandono, em 11%, em comparação com dados de 2020-21.

IES promotora: Universidade de Coimbra


Montante de Financiamento:

Universidade de Évora

Descrição

Este projeto desenvolve-se através de um conjunto de 11 atividades que contribuem, de forma articulada, com especificidades próprias, mas integradas, para a promoção do sucesso escolar e redução do abandono na Universidade e Évora, focando-se em especial nos estudantes inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez.

O conjunto de atividades a realizar orienta-se, globalmente, por duas linhas de força: Inovação Pedagógica e Integração (IPI). 

A inovação pedagógica abrange atividades a realizar para, com e entre docentes, com foco no seu desenvolvimento profissional (formação, reflexão, trabalho colaborativo), com potencial para melhorar e transformar as práticas de ensino e de avaliação dos estudantes, tornando-as mais atrativas, mais motivadoras, mais adequadas, mais inclusivas. 

A integração abrange atividades a realizar para, com e entre estudantes, com foco nas suas atitudes, competências e comportamentos (orientação, mentoria, bolsas) com potencial para facilitar e apoiar a experiência de integração na vida académica na universidade e na (nova) cidade, tornando-a mais aprazível, gratificante e eficaz. 

O fenómeno do abandono escolar é, naturalmente, distinto do fenómeno do insucesso escolar. No entanto, neste projeto existem medidas específicas de apoio à integração dos estudantes que ajudam a reduzir o risco de abandono e ainda que as medidas que potenciam o sucesso escolar são, em simultâneo, medidas que contribuem para reduzir o abandono escolar que resulta de uma má experiência universitária por parte dos estudantes de 1.º ano, 1.ª vez. 

Na elaboração desta candidatura foram ouvidos diversos intervenientes, nomeadamente os Conselhos Pedagógicos, estudantes que a estes órgãos pertencem e outros da Associação Académica da EU. O envolvimento destes últimos foi profundo e está abundantemente documentado nos Anexos da Candidatura submetida na Fase de “Manifestação de Interesse”. Todos tiveram oportunidade de expressar livremente as suas reflexões sobre o fenómeno do insucesso escolar na Universidade de Évora, suas causas e características, e de oferecer as suas ideias sobre iniciativas que consideram ter potencial para promover o sucesso escolar e reduzir o abandono. 

Das diversas reuniões realizadas, sobressai uma atitude positiva que encoraja o investimento da UÉ neste projeto ambicioso, com confiança sobre o efeito de medidas institucionais adequadas e concertadas, dando sequência a múltiplas atividades relevantes já antes iniciadas, de que se destaca o projeto IPI.Sucesso, financiado pelo POCH, a que, agora, se acrescentam outras atividades, nomeadamente com o recurso a tecnologias digitais.

Importa sublinhar que a composição da equipa que desenvolverá este projeto é diversificada, integrando elementos especialistas no domínio da educação, incluindo formação de docentes, da Sociologia e Psicologia, da Inteligência Artificial e Ciência de Dados, representantes dos Conselhos Pedagógicos (docentes e estudantes), e ainda estudantes da AAUÉ.

IES promotora: Universidade de Évora


Montante de Financiamento:

Universidade Lusófona (COFAC - COOPERATIVA DE FORMAÇÃO E ANIMAÇÃO CULTURAL, CRL)

Descrição

A presente proposta é apresentada pelo consórcio responsável pelo projeto HEAD_L – “Aliança do Ensino Superior para o Desenvolvimento da Educação, Formação e Investigação no Espaço Lusófono”, aprovado nos termos do Aviso 01/PRR/2021 e do Convite para Proposta de Contrato-programa (Aviso N.º 002/C06-i03.03/2021 e N.º 002/C06-i04.01/2021), aprovado pelo Beneficiário Intermediário em 07 de dezembro de 2021. Tem como líder e promotor a Universidade Lusófona, cuja entidade instituidora é a COFAC - COOPERATIVA DE FORMAÇÃO E ANIMAÇÃO CULTURAL, CRL.

Num contexto de acentuadas transformações tecnológicas e sociais, em que diferentes fenómenos, desde a emergência avassaladora da inteligência artificial até aos desafios da transição verde e climática, vieram alterar profundamente os processos de ensino e aprendizagem, a presente proposta pretende constituir-se como um instrumento de capacitação institucional em ordem a permitir aos membros do consórcio HEAD responder eficaz e eficientemente a esses mesmos desafios. 

A proposta está plenamente alinhada com os objetivos definidos na estratégia europeia para as Universidades, nomeadamente no que concerne à promoção das condições essenciais para uma transição digital e verde nas nossas sociedades, processo esse em que se deseja que as IES possam desempenhar um papel central. Simultaneamente, a proposta insere-se na estratégia mais ampla das nossas IES de aumento da sua competitividade e atratividade através da promoção de modelos de ensino e aprendizagem mais adequados ao contexto social e tecnológico em que hoje se movimentam os públicos do ensino superior, a par com a promoção de metodologias que, recorrendo a soluções tecnológicas inovadoras, possam potenciar o espírito crítico, um estado de espírito empreendedor e o potencial de empregabilidade dos nossos formandos. 

Em particular, o investimento visa o estímulo ao sucesso escolar e a redução do abandono no âmbito da rede de ensino superior aqui representada pelo consórcio HEAD_L, com particular ênfase no reforço nas medidas de integração dos estudantes, promovendo o sucesso escolar e motivando para a conclusão dos cursos, permitindo o reforço de competências transversais, geradoras de mais valor para os desafios colocados, formando cidadãos mais aptos para a resolução de problemas estimulados para o auxílio ao desenvolvimento da nossa sociedade e aumento da competitividade das nossas empresas. Tal será prosseguido através do recurso a atividades orientadas para o acolhimento e integração dos jovens que, pela primeira vez, ingressam nas IES, estimulando também os pares, de anos mais avançados, nessa tarefa de integração, estimulando a participação mais efetiva nas diferentes atividades, promovendo espírito de interajuda e voluntariado e contribuindo para um ambiente académico mais salutar. Em simultâneo, reforça-se a monitorização de resultados com a criação de mecanismos de predição de situações de risco que permitam uma ação atempada junto dos estudantes.

IES promotora: Universidade Lusófona (COFAC)


IES Co-promotora: ISMAT (COFAC); ISDOM (COFAC); IPLUSO (SESC); ISLA – Santarém (ISLA Santarém Lda); ISLA – IP Gestão e Tecnologia (ENSIGAIA); ISEC Lisboa (Universitas); U Autónoma Luís Camões (CEU)


Montante de Financiamento:

Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Descrição

Com o projeto Com.Sigo+, o IPVC pretende fazer evoluir todo um conjunto de ações e práticas que tem vindo a trabalhar ao longo dos últimos anos ao nível do combate ao abandono e da promoção do sucesso académico, tendo por base o conhecimento que adquiriu com a implementação de anteriores projetos, mas também com as melhores práticas de outras IES.

Serão assim desenvolvidas pelo IPVC, no âmbito deste projeto, um conjunto de medidas de apoio à integração social e académica, nomeadamente, ao nível da promoção de programas de apoio à decisão sobre escolhas vocacionais informadas, à aprendizagem e assessoria académica e não académica, tutorias entre pares e com monitores, práticas de indução com mentorias, orientação e reforço de conhecimentos e de competências, incluindo competências para o estudo, com o objetivo de aumentar o sucesso académico e reduzir o abandono, em particular, em estudantes do 1º ano 1ªvez de cursos de formação inicial, onde estas questões apresentam maior impacto. 

Importa referir que este projeto foi concebido no sentido de ser assegurado um forte envolvimento de toda a comunidade académica do IPVC (com particular atenção para os/as estudantes e para as suas associações) e parceiros da rede educativa (em particular do Alto Minho), de forma a fomentar a criação de laços entre estudantes, implementar de práticas que estimulem a autoaprendizagem e o trabalho em equipa, bem como a disponibilização de ferramentas tecnológicas/conteúdos digitais que facilitem o acesso a recursos e serviços. 

Quanto às ferramentas, práticas, recursos e metodologias desenvolvidas, houve a preocupação destas serem facilmente integradas em processos existentes de operação dos serviços educativos e de apoio a estudantes, de forma a garantir que os benefícios do projeto perdurem muito para além da sua conclusão.

IES promotora: Instituto Politécnico de Viana do Castelo


Montante de Financiamento:

Instituto Politécnico de Santarém

Descrição

O Projeto 3C: Conectar, Colaborar e Crescer surge no âmbito dos objetivos delineados no Plano Estratégico do IPSantarém, alinhado com o Investimento Impulso Mais Digital - Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior, Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior. 

Com uma duração de três anos, através de uma abordagem integrada e holística que envolva toda a comunidade escolar, visa estabelecer uma intervenção inovadora e sustentável, incorporando medidas preventivas e de capacitação dos estudantes, e também do corpo docente e corpo discente. Ao focar-se com particular incidência no primeiro ano de formação, o projeto procura criar as condições e o ambiente mais propício ao sucesso académico e pessoal dos estudantes do IPSantarém ao longo e todo o seu processo formativo, numa fase do ciclo de vida com especial impacto no bem-estar dos ciclos seguintes. 

Reconhecendo a interligação entre o desenvolvimento pessoal e o sucesso académico, procura-se promover e desenvolver uma cultura que promova não apenas a qualidade e eficácia dos processos de ensino-aprendizagem, mas também o bem-estar global dos estudantes, através da implementação de boas práticas de acolhimento e integração positiva, acompanhamento, capacitação e monitorização.  

O projeto assenta, a nível executivo, numa rede de trabalho colaborativo, já em consolidação, que inclui, para além do Núcleo de Promoção do Sucesso e Prevenção do Abandono, as seguintes estruturas: o Gabinete de Saúde e Apoio Psicopedagógico, o Gabinete de Responsabilidade Social, a Rede de Necessidades Educativas Específicas (NEE), o Centro de Apoio Pedagógico (CAP) da Escola Superior de Educação de Santarém, o Gabinete de Empregabilidade, Empreendedorismo e Alumni (GEEA), o Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional (GMCI), os Coordenadores de Curso (CC), os Usos e Costumes Estudantis (UCE, que incluem as Associações de Estudantes, as Comissões de Integração e de Finalistas e as Tunas) e elementos representativos das cinco Escolas do Instituto. Esta estreita colaboração contribui para a conceção de respostas integradas que promovem, direta e indiretamente, o sucesso escolar e previnem o abandono dos estudantes do IPSantarém. 

Prevê a realização de seis atividades, com os seguintes objetivos: atividade 1 - promoção da excelência académica ao final do primeiro ano de licenciatura e promover a integração de estudantes internacionais para potenciar as condições necessárias para a mesma excelência académica; atividade 2 - inovação pedagógica associação ao ensino à distância e competências digitais; atividade 3 - inovação pedagógica associada à formação de docentes; atividade 4 - prevenção do abandono; atividade 5 – melhoria dos processos de aprendizagem dos estudantes, em contexto formal e não formal; atividade 6 – investimento na produção de referencias de (in)formação.

IES promotora: Instituto Politécnico de Santarém


Montante de Financiamento:

Universidade da Madeira

Descrição

Este projeto pretende estreitar a ligação entre os docentes e os estudantes de modo a, mais eficazmente, apoiá-los tanto do ponto de vista académico como na participação em atividades de formação complementar, tendo em vista o sucesso académico e a sua realização. As estratégias para a concretização dos objetivos passam pela tutoria por parte do diretor de curso, pelas mentorias por pares, pelo apoio na área académica, pela formação para o desenvolvimento de competências pessoais e ainda pela disponibilidade de outras atividades enriquecedoras. Complementarmente proceder-se-á à aquisição de um sistema informático de predição de situações de abandono do ensino superior.

IES promotora: Universidade da Madeira


Montante de Financiamento:

Universidade Europeia (Ensilis)

Descrição

Enquanto fenómeno que impacta diretamente nos estudantes, nas IES e no país, o abandono escolar constitui uma área de intervenção a que as Provedorias do Estudante da Universidade Europeia, do IPAM Lisboa e do IPAM Porto são particularmente sensíveis, estando, portanto, empenhadas em propor e em ver implementadas estratégias eficazes de combate a este fenómeno.

No seu conjunto, as três IES referidas, que se consorciam neste projeto (Anexo 1), tiveram, no ano letivo de 2022/2023, mais de 6 000 estudantes inscritos no universo dos respetivos ciclos de estudos conferentes de grau e apresentaram, em 2020/2021, uma taxa de abandono de 19,29% para os estudantes inscritos no primeiro ano, pela primeira vez, em cursos conferentes de grau.

O programa SuPERA – Suporte para Promoção e Estímulo ao Rendimento Académico¬¬, que resulta de um consórcio entre as IES acima identificadas, visa apresentar um conjunto de medidas que, apostando na integração académica e na inovação e na modernização pedagógicas, contribuirão não só para estimular o sucesso académico e para diminuir o número de casos em que o estudante desiste ou não renova o seu compromisso com a sua IES, mas também para uma educação de qualidade (ODS4), para a redução das desigualdades (ODS10), bem como para a valorização da paz, da justiça e de instituições eficazes (ODS16).

Trata-se, mais especificamente, de duas medidas principais e de uma medida instrumental de apoio, a desenvolver entre 1 julho de 2024 e 30 junho de 2026, designadamente:

O cumprimento do princípio da adicionalidade requisitado para efeitos do presente projeto resulta assim de medidas totalmente inovadoras nas IES envolvidas, que representam um adicional ao seu funcionamento corrente, que não incluem a substituição de despesas normalmente financiadas por fundos nacionais ou comunitários e que irão beneficiar exclusivamente estudantes que nunca beneficiaram de programas com o mesmo objetivo.

IES promotora: Universidade Europeia (Ensilis)

IES copromotoras: IPAM Lisboa (Ensilis); IPAM Porto (Ensilis) 


Montante de Financiamento:

Universidade Aberta

Descrição

O projeto TRIADE (Trabalho Integrado para o Aumento do Desempenho Educacional) tem como objetivo fortalecer a promoção do sucesso escolar, combater o abandono e promover a retenção de estudantes na Universidade Aberta (UAb), estando diretamente alinhado no no plano estratégico para os anos de 2024-2027 da Universidade Aberta. No âmbito deste financiamento estão previstas diversas iniciativas de acompanhamento ao estudante, abrangendo perspetivas de curto, médio e longo prazo. O intuito é estabelecer alicerces sólidos nos próximos dois anos, financiados pelo programa, para impulsionar a UAb na promoção do sucesso escolar e prevenção do abandono.

O foco principal do projeto recai sobre os estudantes de licenciatura de primeira matrícula no ensino a distância na UAb, totalizando cerca de 4.500 estudantes nos anos académicos de 2024-25 e 2025-26. Ao concentrar-se nos estudantes de licenciatura de primeira matrícula, visto que é nesse grupo que a taxa de abandono formal é mais expressiva, o programa procura ter impacto, também, nos demais estudantes da UAb, abrangendo aproximadamente 13.000 estudantes por ano.

A meta global do TRIADE é reduzir em 10% a taxa de abandono no primeiro ano de matrícula em comparação com o ano académico de 2020/2021. Contudo, o projeto vai além da simples taxa de abandono, concentrando-se também em metas relacionadas com o sucesso escolar e à não renovação de matrícula. Paralelamente, o projeto visa incluir uma dimensão de apoio a estudantes com características especiais, acompanhando o desfasamento escolar (attainment gap) entre esses estudantes e a população estudantil.

No âmbito do projeto TRIADE estão também previstas um conjunto de iniciativas nas quais se destacam o desenvolvimento de uma plataforma de predição do abandono e sucesso escolar na UAb – a PROFETA. Será também criado um Gabinete de Acompanhamento do Percurso Académico do Estudante UAb que terá como responsabilidade monitorizar o sucesso académico do estudante e desenvolver no estudante competências de autorregulação e de empregabilidade. No âmbito deste projeto haverá também lugar a um conjunto de iniciativas de apoio ao estudante e ao seu bem-estar que vão desde o apoio individual à realização de formação complementar sobre a saúde mental e o bem-estar dos estudantes do ensino superior. Também no âmbito deste projeto está prevista a existência de um colégio de mentores para apoio ao estudante que envolve o pagamento de bolsas de mérito. Sendo um projeto virado para o apoio ao estudante o projeto tem igualmente um forte acompanhamento dos estudantes e dos seus representantes. 

Por fim, o projeto prevê também o apoio aos docentes e às coordenações de curso no sentido de sensibilizar para a situação do abandono e para a promoção de inovação pedagógica que promova estratégias de aprendizagem mais centradas no estudante que promovam a retenção e o sucesso académico.

IES promotora: Universidade Aberta


Montante de Financiamento:

Instituto Politécnico de Portalegre

Descrição

A presente candidatura, promovida em conjunto pelos Institutos Politécnicos de Portalegre e de Setúbal, ao aviso de concurso para apresentação de manifestação de interesse “Investimento RE-C06-i07 | Impulso Mais Digital”, “Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior”.

Alinhada com os objetivos do Investimento Impulso Mais Digital, que no seu conjunto pretendem estimular o sucesso académico, bem como com o objetivo específico da submedida “Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior”, o Programa AB – Academic Boost, pretende dar resposta à necessidade de garantir a regularidade das iniciativas de promoção do sucesso escolar e de prevenção do abandono, numa ótica de procura contínua em contribuir para um ensino de qualidade (ODS4), permitindo, a médio longo prazo, que os estudantes consigam ter um trabalho digno e que potencie o crescimento económico (ODS8). 

Com o objetivo global de promover o sucesso e reduzir o abandono escolar no ensino superior, o programa aqui apresentado propõe, por um lado, fomentar a  participação dos estudantes em diferentes atividades, a predição da probabilidade de abandono escolar em função de um conjunto de variáveis, bem como a identificação precoce de situações de possível abandono.  Ainda relativamente aos  estudantes, propõe-se também a criação de medidas que permitam um acesso mais eficiente dos estudantes aos recursos disponibilizados pelos parceiros do Consórcio e melhorar os programas de mentorado e de tutoria, bem como criar uma Academia de Soft Skills, que permita tornar os estudantes mais autónomos durante o  seu percurso académico, desenvolvendo um conjunto de competências como o autoconhecimento, autoestima, resiliência, maturidade emocional entre outras. De modo a potenciar a participação dos estudantes nos diferentes tipos de atividades, mas também incentivar a participação na Academia de Soft Skills, será criado um conjunto de bolsas. Por fim, do lado dos docentes, pretende-se promover um conjunto de atividades de fortalecimento das competências pedagógicas assim como de promoção da inovação pedagógica, tendo-se ainda como objetivo criar uma estrutura que permita dar apoio ao desenvolvimento de recursos pedagógicos. 

Todas as atividades propostas se focam no objetivo central do aviso e pretendem atingir a meta de redução da taxa de abandono no ensino superior em 10%, no ano letivo 2024/2025, em comparação com os valores de 2020/2021. Tal como em iniciativas anteriores, este projeto insere-se no objetivo mais amplo dos Politécnicos de Portalegre e de Setúbal de melhorar a qualidade pedagógica e dos processos de ensino e aprendizagem , estimulando o sentimento de pertença à respetiva instituição, com efeitos a médio e longo prazo também ao nível do emprego.

IES promotora: Instituto Politécnico de Portalegre

IES copromotoras: Instituto Politécnico de Setúbal


Montante de Financiamento:

Universidade de Aveiro

Descrição

O projeto Aveiro Education and Social Alliance - Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior é baseado na continuidade do intenso trabalho que a Universidade de Aveiro tem realizado para a dinamização da inovação pedagógica e promoção do sucesso escolar, tornando-a uma das instituições de referência nesta área. Em coerência com a visão fundadora da Aveiro Alliance, cujo alinhamento com os objetivos estratégicos e operacionais se demonstra ao longo do projeto, esta candidatura estrutura-se à volta do diagnóstico do trabalho realizado e das prioridades de desenvolvimento estratégico que daí resultam. O projeto integra, assim, 21 atividades, relacionadas com as 5 prioridades de desenvolvimento estratégico estabelecidas: Desenvolver a capacidade institucional e envolver as unidades orgânicas no movimento; transitar do modelo centrado na formação para um modelo focado na transformação; Integrar a experiência dos estudantes e capacitá-los para a aprendizagem ativa e sucesso escolar; Embeber a inovação pedagógica nas componentes essenciais da carreira docente; e Potenciar e avaliar o impacto.

Alinha-se totalmente com os objetivos do Aviso, e com o trabalho necessário para se cumprirem os indicadores de resultados pretendidos, incluindo, de forma integrada com a atividade regular da UA e outros projetos, como o Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, todo o tipo de ações que o Aviso visa estimular.

IES promotora: Universidade de Aveiro


Montante de Financiamento:

Instituto Politécnico de Tomar

Descrição

O projeto comtempla seis iniciativas de promoção do sucesso escolar e contra o abandono escolar. As iniciativas a desenvolver serão então de carácter pedagógico, de promoção de bom ambiente académico e de entreajuda no seio do ensino superior.

As iniciativas apresentadas visam contribuir para a promoção de práticas autodidáticas e trabalho em equipa, assim como para a modernização das abordagens pedagógicas, com o objetivo de fomentar o sucesso académico, com o intuito de fomentar o sucesso académico, promover o bem-estar dos estudantes e restante comunidade e prevenir e reduzir o abandono no IPT.

Cada uma das iniciativas incluirá a implementação de ações destinadas a impulsionar o êxito académico dos estudantes, visando a diminuição dos índices de insucesso e abandono. Além disso, procura-se antecipar e agir preventivamente em situações de possível abandono, contribuindo para a integração dos estudantes não apenas na comunidade académica entre seus pares, mas também aos docentes e demais colaboradores, promovendo relações de proximidade e confiança.

IES promotora: Instituto Politécnico de Tomar


Montante de Financiamento:

Universidade do Minho

Descrição

O presente projeto "sou.UMinho 5.0" destaca-se por integrar apoio académico e social, promovendo as competências dos novos estudantes da UMinho. A estratégia abarca mentoria, formação autónoma, capacitação docente, e inclui o desenvolvimento de software preditivo de abandono. Promove a participação ativa dos estudantes na co-construção e implementação do projeto. De realçar a aposta na sustentabilidade do projeto, ao alocar a gestão operacional ao Núcleo de Promoção da Inclusão, Desenvolvimento e Sucesso dos Estudantes da USAAE, consagrado no regulamento da UMinho, e o acompanhamento participado do projeto através de um grupo de trabalho nomeado para o efeito. O programa acrescenta novas valências ao programa bem sucedido "sou.uminho" iniciado em 2018. O novo programa fortalece parcerias com a Associação Académica da UMinho, Unidades Orgânicas e Serviços, numa abordagem sistémica ao combate ao abandono. As novas iniciativas "sou.UMinho 5.0" englobam: 1) Nova imagem e nova plataforma digital; 2) Novas iniciativas e recursos de apoio facilmente acessíveis; 3) Novas iniciativas de estimulo do envolvimento da comunidade UMinho; 4) Inovação pedagógica em Unidades curriculares iniciais. O projeto prioriza a integração e visibilidade dos novos estudantes, garantindo a participação e colaboração ativa da comunidade académica.

O foco do projeto são os estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano de ciclos estudos iniciais, nos anos letivos abrangidos, mas o objetivo é mobilizar toda a comunidade UMinho, sistemicamente. A estratégia desenrola-se através de:

1. Institucionalização da comunicação e disseminação das iniciativas do projeto, através da criação de uma campanha de comunicação adaptada;

2. Implementação anual dum programa de apoio específico por pares nas 4 semanas iniciais de frequência da universidade;

3. Produção de módulos digitais de apoio à integração de novos estudantes, de realização assíncrona;

4. Criação de apoio académico que oferecerá aos estudantes do primeiro ano apoio no desenvolvimento de competências essenciais na transição e sucesso na universidade, além de auxílio em disciplinas nas quais sua preparação possa ser insuficiente;

5. Criação de um programa de apoio a iniciativas de co-criação na academia através da constituição dum programa de financiamento para iniciativas da comunidade;

6. Criação de formação docente para adaptação e transformação de UCs dirigidas a novos estudantes no 1º semestre;

7. Realização regular de seminários de partilha e de formação;

8. Desenvolvimento de softwares preditivos.

Este projeto é informado por literatura especializada e melhores práticas internacionais, assegurando constante avaliação e ajustes. A implementação contará com uma comissão consultiva internacional, reforçando a qualidade e adaptabilidade do "sou.UMinho 5.0".

IES promotora: Universidade do Minho


Montante de Financiamento:

ESEL - Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Descrição

O Programa STEP+ assenta em cinco dimensões - estrategicamente comuns às três Instituições do consórcio - que entendemos serem fatores determinantes na promoção do sucesso académico e de prevenção do abandono no ensino superior, nomeadamente: Programa de acolhimento aos estudantes do 1º ano; Integração e acompanhamento aos estudantes do 1º ano; Capacitação de estudantes; Capacitação de recursos humanos; Cooperação interinstitucional.

Conclui-se que este projeto pretende com o Acolhimento e Acompanhamento dos estudantes, Capacitação dos estudantes e dos recursos humanos e Cooperação interinstitucional: RECUPERAR O POTENCIAL INDIVIDUAL e CONSTRUIR UMA COMUNIDADE MAIS ECOLÓGICA E MAIS DIGITAL.

Recuperar o potencial individual, considerando a diversidade de crenças e culturas, as experiências vividas e as competências dos estudantes, para construir uma comunidade académica que se sinta pertença e assuma uma presença crítica face  a processos comprometedores e agressivos em termos ambientais, e pensante na impregnação de novos materiais e métodos em que o tecnológico, pela capacitação crescente e inclusão digital, é um compromisso de todos.  Apostar numa formação que acrescenta e consome literacia digital, quotidianamente, é uma exigência que se coloca às instituições de ensino em que os estudantes são os clientes, o contexto, e alvo de atenção. 

Pretende-se com o desafio da digitalização, garantir a capacitação das pessoas que compõem toda a comunidade académica, investindo na sua qualificação plena e sustentada, tendo por base sistemas de formação inclusivos que gerem um compromisso conjunto, ambicioso, duradouro e feliz.

IES promotora: ESEL - Escola Superior de Enfermagem de Lisboa


Montante de Financiamento:

Universidade Portucalense - Infante D. Henrique (Coop. Ens. Sup. CRL)

Descrição

O projeto +Sucesso@UPortucalense visa promover uma abordagem integrada de apoio ao sucesso académico e prevenção do abandono dos estudantes do 1º ano, inscritos pela 1ª na Universidade Portucalense (UPT). O projeto inclui quatro eixos de ação fundamentais, que se concretizam através da realização de um conjunto de iniciativas orientadas para alcançar os objetivos previstos. Estas iniciativas visam a: 1) Promoção do apoio à integração académica; 2) Capacitação docente em inovação pedagógica; 3) Predição de situações de abandono do Ensino Superior (ES); e 4) Monitorização do desenvolvimento, adaptação e sucesso dos estudantes - Observatório do Estudante. A cada um dos eixos de ação encontram-se associadas estruturas e órgãos de apoio ao estudante e ao docente já existentes na UPT, como o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), o Gabinete de Inovação Pedagógica (GIP) e o Conselho Pedagógico (CP).  A equipa do projeto reúne especialistas com competência e experiência prévia reconhecida no domínio da investigação sobre inovação pedagógica e transição e adaptação ao ES. No que se refere às iniciativas do projeto, o projeto apresenta um conjunto de atividades de apoio à integração académica dos novos estudantes, alargando os programas já existentes (Semana de Acolhimento e Programa de Mentoria) e desenvolvendo novos mecanismos de suporte e apoio aos estudantes, nomeadamente, com o Programa de Tutoria, que prevê o acompanhamento dos estudantes ao longo do seu primeiro ano por docentes. Ao nível da capacitação docente na área da inovação pedagógica, o projeto prevê um plano de formação para os docentes em metodologias de aprendizagem ativa, com um modelo de formação e duração adequados ao desenvolvimento de competências pedagógicas por parte dos docentes, resultando na melhoria e transformação das unidades curriculares ao nível da planificação das práticas de ensino e de avaliação, através da diversificação das metodologias pedagógicas e instrumentos tecnológicos. No que se refere ao esforço de redução do abandono, pretende-se criar mecanismos de monitorização e deteção precoce de sinais indicadores de potencial risco de abandono, através do desenvolvimento de um sistema de predição de situações de abandono e da sua integração nos sistemas existentes (SIUPT - Sistema de Informação da UPT) e LMS de suporte ao ensino/aprendizagem (baseado na plataforma Moodle). O Observatório do Estudante será um dos outputs principais do projeto +Sucesso@UPortucalense, permitindo a caracterização e avaliação longitudinal dos estudantes, desde a sua transição para o 1º ano do ES até à entrada para o mercado de trabalho. Através da recolha sistemática de informação relevante sobre os estudantes será possível identificar perfis de estudantes em maior risco de insucesso académico ou abandono, monitorizar a progressão académica dos estudantes e avaliar o impacto de características pessoais e contextuais nos percursos de adaptação ao ES.

IES promotora: Universidade Portucalense - Infante D. Henrique

IES copromotoras: Escola Superior Náutica Infante D. Henrique; Escola Superior Hotelaria Turismo Estoril


Montante de Financiamento:

Instituto Politécnico de Lisboa

Descrição

A candidatura pretende contribuir para o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes e à promoção do seu sucesso, assumindo como objetivos específicos: (a) fortalecer o sistema de monitorização do (in)sucesso académico dos estudantes; (b) criar um modelo de predição do desempenho académico que permita identificar, precocemente, os estudantes propensos ao abandono; (c) reforçar a articulação entre o ensino secundário e o ensino superior, procurando facilitar a transição e promover a integração dos estudantes (d) reforçar os mecanismos de acolhimento, integração e acompanhamento dos estudantes; (e) aumentar e diversificar as estratégias e as ações para melhorar e otimizar o desempenho académico dos estudantes; (f) promover práticas inovadoras ativas de ensino e de aprendizagem; (g) promover formação pedagógica para docentes. O projeto está estruturado em torno de três eixos, designadamente, (1) monitorização do (in)sucesso académico e predição do abandono; (2) integração académica e promoção do sucesso dos estudantes (1º ano, 1ª vez); e (3) inovação pedagógica, contemplando ainda uma dimensão transversal a todo o projeto relacionada com a divulgação e disseminação. Considerando a diversidade e as realidades distintas das várias UO do IPL, este projeto contempla um conjunto de atividades, que podem vir a ser implementadas em uma ou mais UO, sempre de acordo e ajustadas às características e necessidades dos estudantes. Pretende-se assim alcançar os objetivos propostos através da promoção e realização de 9 ações: Criação de um modelo de predição do abandono (A1); Melhoria do Programa de monitorização do (in)sucesso académico (A2); Desenvolvimento de ações de sensibilização/informação e articulação com os Serviços Académicos (A3); Desenvolvimento de programa transição Ensino Secundário – Ensino Superior (A4); Implementação de um Programa para estudantes de 1º ano, incidindo em Tutorias para acolhimento e integração de estudantes deslocados e/ou em situação de vulnerabilidade, criação de MOOCs e construção de recursos e materiais de apoio para estudantes com necessidades educativas específicas (A5); Aumento e reforço de Laboratórios de aprendizagem e de desenvolvimento de competências (A6); Criação de um sistema de incentivos (A7); Projeto piloto de criação de uma Unidade de Desenvolvimento e Inovação Pedagógica, incidindo em programa de formação pedagógica para professores, com prioridade aos que lecionam ao 1º ano (formação entre pares), implementação de uma plataforma de promoção e partilha de práticas pedagógicas ativas e inovadoras, e criação de UC inovadoras e transversais (A8); Desenvolvimento e implementação de um conjunto de ações de divulgação e promoção da operação e dos resultados (A9). Para o desenvolvimento deste projeto, está previsto o envolvimento de pessoal docente e não docente do IPL, que atuam em áreas relevantes para a promoção do sucesso académico, prevenção do abandono e inovação pedagógica.

IES promotora: Instituto Politécnico de Lisboa


Montante de Financiamento:

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Descrição

O projeto UTAD+SUCESSO tem como principal missão o bem-estar estudantil, a redução do abandono escolar e a promoção do sucesso académico na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Procura, de uma forma geral, apoiar as atividades do Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Escolar (OPAPSE) e do Programa de Tutoria e Mentoria (PTM). Assente em dois pilares fundamentais – a inovação pedagógica e a inovação digital -, e mobilizando diferentes partes interessadas (mercado de trabalho, sociedade e UTAD), o UTAD+SUCESSO estrutura-se em três linhas de ação: 1) a realização de encontros de inovação para a integração académica e capacitação institucional; 2) o uso de recursos educativos abertos e de métodos de aprendizagem ativa e colaborativa para o desenvolvimento de competências académicas e sociais; e 3) a otimização de ferramentas tecnológicas para a prevenção do abandono escolar.

Neste contexto, o UTAD+SUCESSO constitui-se numa agenda de inovação pedagógica e digital estruturante para o sucesso académico na UTAD, perspetivando a sua escalabilidade institucional mais informada e sustentável. Em primeiro lugar, o projeto fomentará a integração de mentorandos (alunos de 1.º ano pela 1.ª vez), bem como a capacitação de mentores (alunos de 2.º ano), tutores (docentes) e pessoal não docente, através de encontros de inovação (+ENCONTROS). Assumindo múltiplos formatos, e.g., concursos de ideias, hackathons, escape rooms, estes eventos pretendem fortalecer os laços entre os seus participantes, e permitirão analisar necessidades, recolher sugestões de melhoria, valorizar e partilhar boas práticas de inovação pedagógica e digital.

Na segunda linha de ação, através da incorporação de recursos educativos abertos (+RECURSOS) e de métodos de aprendizagem ativa e colaborativa, o UTAD+SUCESSO dará origem à implementação de diferentes metodologias nas Unidades Curriculares (UCs) de 1.º ano e à produção de um Curso Massivo Aberto Online (MOOC), dirigido aos mentores e tutores, para o desenvolvimento de diferentes competências académicas, sociais e pedagógicas. Adicionalmente, haverá lugar à criação de referenciais de formação de curta-duração sob a forma de microcredenciais (+REFERENCIAIS), complementares às UCs enquanto possível oferta formativa futura. 

Por último, o UTAD+SUCESSO possibilitará a otimização de dois sistemas para a prevenção do abandono escolar recentemente prototipados (+FERRAMENTAS). Trata-se de uma plataforma de apoio ao PTM, focada na otimização dos seus processos de gestão, monitorização, e sinalização de casos de abandono com base em algoritmos de inteligência artificial (EDU.IA), e de um painel de visualização de dados destinado a acompanhar o desempenho académico dos mentorandos no contexto das suas UCs (EDU.BOARD). Embora relevantes, estes mecanismos são ainda insuficientes para combater o abandono escolar na UTAD, pelo que se pretende melhor mapear os dados e indicadores-chave a integrar nos referidos sistemas.

IES promotora: UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro


Montante de Financiamento:

Instituto Politécnico do Porto

Descrição

O Programa "SUCESSO+ P.PORTO", perspetivado pelo Instituto Politécnico do Porto, enquanto Entidade Implementadora (EI), pretende promover um conjunto de investimentos no período compreendido entre 1 de janeiro de 2024 e 30 de junho de 2026, com o objetivo de implementar uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social (IIES), que se afigura marcadamente inovadora no âmbito do sector do ensino, e que procura contribuir para a diminuição do abandono escolar precoce nas instituição de ensino superior, promoção do sucesso académico e criação de um espírito empreendedor. 

As 10 medidas que propomos concretizar terão como out-put diminuirem 10% da taxa de abandono (27%) dos estudantes inscritos no 1º ano, 1ªa vez, em ciclos de estudos de formação inicial, assim coimo um aumento de 5 ECTS.

IES promotora: Instituto Politécnico do Porto


Montante de Financiamento:

Universidade Católica Portuguesa

Descrição

O projeto assenta o seu plano de ação no desenvolvimento de metodologias quantitativas de diagnóstico do insucesso e do abandono, com uma base tecnológica forte, que apoie decisões quanto a medidas de ação de prevenção. Este projeto pretende ainda consolidar mecanismos de acompanhamento, promoção do sucesso e apoio à integração académica de estudantes, operacionalizando-se em seis iniciativas.

A iniciativa A – “Análise e sinalização de risco de abandono e (in)sucesso académico” – tem como objetivos desenhar um modelo preditivo relativo ao risco de abandono, através de um conjunto de indicadores sustentados em literatura científica e em informações já recolhidas e/ou a recolher, com a implementação de um sistema inteligente orientado por dados que permita, em tempo útil, um diagnóstico de problemas relacionados com insucesso e/ou abandono dos estudantes da UCP.

A iniciativa B – Portal “Sou estudante UCP” – pretende proporcionar informação simplificada e acessível, em formato digital e em vídeo, que ajude os estudantes a mais facilmente conhecer e familiarizar-se com a instituição, a sua estrutura e funcionamento, promovendo a adaptação. Este portal assume-se também como uma ferramenta interativa de suporte para a realização de fóruns e webinars para estudantes e para docentes.

A iniciativa C – “MentoriaUCP” – pretende dar continuidade, aprimorar e consolidar os programas de Mentoria por Pares na UCP. A partir da experiência acumulada, pretende-se manter e reforçar os programas de Mentoria por Pares, criando condições para a atualização e emergência de novos programas nos quatro campi da UCP, facilitando a integração.

A iniciativa D – “TutoriaUCP” – pretende manter e reforçar os programas de Tutoria por Docentes já existentes, criando condições para a emergência de novos programas e para a institucionalização do programa “TutoriaUCP”. A Tutoria por Docentes também enceta oportunidades de desenvolvimento de competências dos vários intervenientes, promovendo uma melhor inclusão académica dos estudantes, podendo exercer particular impacto na adaptação e sucesso de estudantes que se apresentam em maior situação de vulnerabilidade, risco ou desvantagem.

A iniciativa E – “CulturaUCP” – tem como objetivo promover o desenvolvimento integral dos estudantes da UCP, através da partilha de experiências estéticas e culturais (cinema, exposições, partilha de obras literárias, seguidas de debate), contribuindo para promover a integração académica e social dos estudantes, assim como o sentido de pertença à UCP.

A iniciativa F – “BolsaUCP” – para complementar as bolsas de mérito já existentes, pretende-se disponibilizar bolsas de mérito relativo para os estudantes que apresentarem maior progresso, independentemente do ponto de partida. O contexto socioeconómico do estudante será considerado, priorizando os que possam configurar risco de abandono por dificuldades económicas.

IES promotora: UCP – Universidade Católica Portuguesa


Montante de Financiamento:

Instituto Politécnico do Cávado e Ave

Descrição

O projeto FutureInIPCA tem como objetivo central o desenvolvimento de mecanismos e ações que fortaleçam a integração, inclusão e continuidade dos novos estudantes do ensino superior, mediante três eixos prioritários: 

A. fortalecimento das medidas e mecanismos de orientação que permita aos estudantes maior conhecimento e alinhamento vocacional com os cursos;

B. capacitação de tutores/mentores e docentes para práticas colaborativas (internas e externas) e em metodologias ativas de ensino aprendizagem;

C. mecanismos digitais para acompanhamento de proximidade, diferenciado e preditivo do abandono, com monitorização efetiva e de tempo real dos fatores de risco.

Neste sentido, o FutureInIPCA tem um objetivo transformador de longo prazo para a instituição, visando a promoção e dinamização de novas ações com forte colaboração externa (com entidades e parceiros) e fortalecer medidas que já demonstraram ter eficácia no sucesso académico e na redução do abandono académico (ex. PBL, 50+10, Tutores, Clubes), especificamente para estudantes que frequentem pela 1ª vez e no 1º ano dos cursos de Licenciatura e de Técnico Superior Profissional (TeSP). Para tal, o projeto conta com estreita colaboração dos serviços do IPCA e das suas Escolas, por meio dos seus Conselhos Pedagógicos e Científicos e da associação académica do IPCA.

IES promotora: Instituto Politécnico do Cávado e Ave


Montante de Financiamento:

Instituto Politécnico da Guarda

Descrição

O projeto "IPG Sempre Contigo" visa reduzir em, pelo menos, 10% o abandono de estudantes inscritos no 1.º ano, pela 1.ªa vez (comparado com o ano letivo de 2020/2021). Para a prossecução deste desiderato, serão desenvolvidas, entre janeiro de 2024 e junho de 2026, envolvendo um financiamento total de 294.365,00€, as 5 atividades seguintes:

Atividade 1: Capacitação de Estruturas e Serviços do IPG: Visa fortalecer estruturas e serviços já existentes no IPG vocacionados para a promoção do sucesso académico e redução do abandono escolar. Os objetivos incluem a produção de um mapa detalhado desses serviços e estruturas e a execução de um plano de capacitação avançado dirigido aos seus colaboradores e responsáveis. 

Atividade 2: Desenvolvimento da Aplicação Académico-Social Interativa "Sempre Contigo": Visa dotar o IPG de um sistema informático para a predição de situações de abandono, integrado numa aplicação interativa inovadora para estudantes. A aplicação visa prevenir o abandono escolar ao oferecer suporte para problemas académicos, pessoais, familiares e sociais, permitindo a deteção precoce de situações críticas e uma intervenção atempada e preventiva.

Atividade 3: Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo e de Mérito: Visa elaborar e implementar um programa para atribuição de bolsas a estudantes inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez, constituindo uma motivação complementar ao seu bom desempenho académico e assumindo-se como um importante auxílio financeiro para os alunos. O processo de atribuição será devidamente regulamentado e monitorizado.

Atividade 4: Programa de Aprendizagem e Integração Alargados: Visa reforçar políticas de inclusão no IPG e estabelecer uma rede alargada de agentes promotores da integração, com o envolvimento ativo de entidades da sociedade civil. Será instituído um Regulamento Interno de Inclusão do IPG e serão implementados 2 programas-piloto que visam proporcionar novas oportunidades de integração, incentivando a participação dos estudantes em áreas não CTEAM.

Atividade 5: Gestão e Divulgação do Projeto: Abrange a gestão global do projeto, na componentes técnica e administrativo-financeira, incluindo a monitorização e avaliação do desempenho e a elaboração e um Plano de Adequação de Ações às realidades da transição ecológica e da transição digital. Abrange também a divulgação das atividades e dos resultados do projeto, que culminará com a publicação, em open access, de um E-book sobre as boas práticas desenvolvidas no âmbito do projeto.  

Para a execução do projeto, o IPG mobilizará todos os serviços e estruturas da instituição vocacionados para a promoção do sucesso académico e redução do abandono escolar, bem como os protocolos que possui com entidades estratégicas na abordagem a estas problemáticas, a começar pela Associação Académica da Guarda e os Núcleos de Estudantes. Conta ainda com uma Equipa Técnica com provas dadas nesta área e que se encontra extremamente motivada para levar o projeto a bom porto.

IES promotora: Instituto Politécnico da Guarda

IES copromotoras: 


Montante de Financiamento:

Instituto Politécnico Jean Piaget Sul (Instituto Piaget)

Descrição

O projeto Supera-te constitui uma resposta estruturada à Submedida de Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior, concretamente ao Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior, proposto pelo consórcio das cinco IES do Instituto Piaget. Atento às condições desafiantes que enquadram a transição para o ensino superior e empenhado em assegurar a equidade de acesso e permanência neste nível de ensino, este projeto norteia-se pelo compromisso de garantir uma integração adequada, justa e igualitária dos estudantes, em particular dos que se encontram inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez, sobretudo os que se encontram em situação de maior vulnerabilidade económica, social e de patamares de aprendizagem.

Assim, consciente de que fatores intra e extra ambiente escolar condicionam a trajetória educacional dos estudantes, o projeto visa eminentemente garantir que todos têm as mesmas oportunidades de sucesso no ensino superior, independentemente da sua origem ou circunstâncias. Para tanto, o projeto Supera-te assenta em 3 pilares fundamentais de atuação: 1) Desenvolvimento de um sistema de previsão do insucesso e/ou abandono escolar - neste sistema pretende-se sinalizar estudantes em risco, criando um ambiente digital propício (simples) à recolha e análise de dados e considerando o ciclo de vida do estudante no seu percurso académico; 2) Desenvolvimento de ações de prevenção e redução de abandono escolar - as ações visam criar soluções para constrangimentos financeiros, problemas de integração e para a promoção da saúde mental e bem-estar; 3) Desenvolvimento de ações de promoção do sucesso escolar - estas ações procuram desenvolver ambientes de aprendizagem promotores de práticas pedagógicas ativas e do pensamento crítico e criativo, apoiadas num conjunto diversificado de métodos de Aprendizagem Cooperativa (AC). 

Como tal, proporciona um conjunto diversificado de respostas/iniciativas, de frequência regular ao longo de cada ano letivo, dirigidas eminentemente a este público-alvo, mas também a docentes e à comunidade académica no geral, de forma a apoiar o desenvolvimento de uma educação em ensino superior de qualidade, a promover o sucesso académico, a partilha de boas práticas e a fomentar a desconstrução do bem-estar na relação pedagógica. De referir que, neste enquadramento, os ambientes de aprendizagem serão potenciados pela transição digital, recorrendo a equipamentos e metodologias inovadoras, que funcionarão como aceleradores da interação e proximidade entre os membros da comunidade.

Pela sua abordagem, o Projeto Supera-te encontra-se profundamente empenhado em apoiar o estudante de 1.º ano no seu percurso académico, reduzir o abandono e insucesso, fortalecer as suas competências académicas, promover a interação social e a entreajuda entre pares, atender às suas necessidades, valorizar a sua participação, potencialidades e interesses e contribuir assim para a autonomia e bem-estar estudantil.

IES promotora: Instituto Politécnico Jean Piaget Sul (Instituto Piaget)

IES copromotoras: IP Jean Piaget Norte (Instituto Piaget); ISEIT Almada (Instituto Piaget); ISEIT Viseu (Instituto Piaget); ES Saúde Jean Piaget Viseu (Instituto Piaget)


Montante de Financiamento:

Instituto Politécnico de Leiria

Descrição

O projeto OPSA 2.0, de cariz transversal a várias áreas científicas, visa promover o sucesso académico, detetar e prevenir situações de risco de abandono escolar. A transformação preconizada com este projeto visa (1) fomentar o acompanhamento dos estudantes por pares, por docentes/tutores e pelos serviços, mediante a implementação de um Programa de mentoria e de um Programa de tutoria; (2) adotar práticas pedagógicas inovadoras, ativas e diversificadas mediante a implementação de um programa de formação e desenvolvimento pedagógico; (3) prever, acompanhar, detetar, prevenir e mitigar situações de retenção e de abandono mediante um conjunto de ações destinadas ao desenvolvimento de competências específicas, de cariz técnico e de desenvolvimento pessoal; (4) fortalecer práticas de autoaprendizagem e de trabalho colaborativo.

Assenta o OPSA 2.0 num conjunto de Eixos Estratégicos - Programas, a saber:

1. Programa de Mentoria interpares, implementado com o apoio de estudantes de anos mais avançados. 

2. Programa de Tutoria, de apoio à gestão da carreira académica dos estudantes. O trabalho de gestão académica é efetuado por Tutores (docentes) que são responsáveis pelo acompanhamento de um grupo de estudantes durante o primeiro ano do curso. 

3. Programa de Formação e Desenvolvimento Pedagógico tem por missão promover o conhecimento, assim como capacitar e apoiar o desenvolvimento de competências profissionais, interpessoais e transversais dos docentes. 

4. Programas Especiais de Apoio à Aprendizagem que pretendem sensibilizar os estudantes para o seu papel enquanto pares no acompanhamento, apoio e orientação dos colegas do 1.º ano, assim como no seu envolvimento ativo no processo de ensino-aprendizagem. 

5. Programa Juntos com a Comunidade inclui um conjunto de medidas/ações que permita a criação de redes de colaboração com entidades sociais, culturais e desportivas para promover a plena inclusão sociocultural dos estudantes.

6. Plataforma para o Sucesso Académico - plataform@sucessoacademico que incorporará um sistema de predição de estudantes em risco de abandono e de insucesso escolar (baseados na inteligência artificial e na ciência dos dados).

7. Programa de Coordenação, Comunicação, Interação e Disseminação que visa assegurar a gestão do projeto bem como a divulgação da sua atividade junto da comunidade académica. e a disseminação dos resultados obtidos.

A definição do programa foi efetuada em articulação com representantes dos estudantes em órgãos pedagógicos e, em relação ao ano letivo 2020/2021, pretende-se obter uma redução de 10,2% do abandono de estudantes inscritos no 1.º ano/1.ª vez nos cursos de formação inicial (diminuindo a taxa média de abandono de 16% para 14,37%), bem como um aumento de 1 ECTS (para 43 ECTS) do número médio de ECTS concluídos por esses estudantes.

IES promotora: Instituto Politécnico de Leiria


Montante de Financiamento:

Universidade de Lisboa

Descrição

O projeto da ULisboa apresenta um conjunto de atividades que tem por finalidade promover o sucesso e reduzir o abandono escolar no ensino superior. O desenho destas atividades contou com a participação ativa dos Conselhos Pedagógicos e Associações de Estudantes de todas as Escolas da Universidade. 

A ULisboa e as suas Escolas têm vindo a trabalhar na definição de medidas e na implementação de metodologias e projetos que potenciem o sucesso de todos os seus estudantes e reduzam o abandono. Nos últimos anos, várias ações foram desenvolvidas em algumas Escolas da ULisboa, tendo o seu impacto sido devidamente quantificado em muitos desses casos. Recentemente, foi tomada a decisão de assegurar a generalização das experiências mais bem-sucedidas a todas as Escolas da ULisboa e foi precisamente neste contexto que foi submetido e aprovado o projeto de “Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior”, com financiamento assegurado através da DGES. Este projeto encontra-se em execução até novembro de 2024 e prevê a realização de um conjunto alargado de atividades. 

No projeto que agora se submete, as atividades propostas correspondem a um aprofundamento e/ou extensão do âmbito das atividades em curso, permitindo abranger os estudantes que delas não beneficiaram anteriormente, pelo facto de a sua inscrição no 1º ano, pela 1ª vez, vir a ocorrer nos letivos 2024/2025 e 2025/2026. Do projeto que integra a presente Manifestação de Interesse constam também algumas atividades novas. 

As atividades estão organizadas em quatro grupos. O primeiro lista as atividades que visam o desenvolvimento e a implementação de sistemas informáticos capazes de prever, detetar e monitorizar situações de risco de abandono. As atividades propostas permitirão ainda definir e monitorizar um conjunto de ações especialmente desenhadas para acompanhar as situações de risco que vierem a ser detetadas. 

O segundo grupo lista as atividades que têm por alvo direto os estudantes e tem por finalidade o desenho e a implementação de um conjunto de estratégias e de ações que visam apoiar o estudante no seu processo de integração no ensino superior, minimizando o risco de desenvolvimento de condições propícias ao insucesso académico e posterior abandono. Este segundo conjunto de atividades está especialmente desenhado para os estudantes que iniciam o seu percurso académico e que se encontram inscritos no 1º ano, pela 1ª vez. 

O terceiro grupo lista um conjunto de atividades relacionadas com a necessidade de dotar o corpo docente de ferramentas que lhe permita a adoção de metodologias de ensino eficazes, ativas e inovadoras por forma a melhorar o processo de ensino-aprendizagem. 

Finalmente, o quarto grupo lista um conjunto de atividades de caráter geral, que tem por principal finalidade a criação de condições para o incremento da partilha de boas práticas entre todas as Escolas da ULisboa.

IES promotora: Universidade de Lisboa


Montante de Financiamento: