Reforma e Modernização

da Medicina

Medicina e áreas da saúde afins as classificadas nas áreas de educação e formação «Enfermagem geral e enfermagem obstétrica», «Tecnologias de diagnóstico e terapêutica», «Terapia e reabilitação» e «Saúde sem definição precisa».


Atualmente, os sistemas de saúde enfrentam enormes desafios gerados pelo envelhecimento da população, sendo que as inovações tecnológicas podem apoiar esse processo, quer através de novas técnicas quer através de novos equipamentos e soluções.

O avanço tecnológico na saúde, quer pela existência de medicação inovadora, quer pela crescente digitalização da prática da medicina (onde ressalta a telemedicina) terão uma elevada influência nos profissionais de saúde. 

Em simultâneo, a prática de metodologias educativas e formativas com base em simulação clínica, promovendo a melhoria da qualidade da formação contínua na área da saúde, tem um impacto positivo no processo formativo dos estudantes da área da saúde, que importa promover atendendo à necessidade de profissionais qualificados no sistema de saúde.

Em virtude disto, importa apoiar e assegurar a transição da área da saúde, especialmente a Medicina, para um futuro tecnológico, sendo por isso relevante implementar e aumentar a resiliência formativa e a adaptabilidade de futuros e atuais profissionais nestas áreas num contexto de profundas mudanças tecnológicas, científicas e societais e apoiar a modernização tecnológica e digital da formação na área da Medicina.

Calendarização

2ª Fase | Avaliação, Negociação, Convite e Contratos