Turismo Ovar

Igreja de Válega

Acredito que a excêntrica Igreja de Válega não agrade a todos os católicos, habituados a espaços mais cinzentos e austeros. Para mim, no entanto, não crente mas apreciador da criatividade humana, achei-a uma igreja fascinante.

Trata-se de um templo de uma só nave, com a frontaria voltada a poente e onde se inclui um nicho dedicado a Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Válega. É precisamente pela frontaria que começa o deslumbramento, com o olhar embasbacado pelos vibrantes painéis de azulejos figurativos oriundos da Fábrica Aleluia, de Aveiro.

Museu Escolar Oliveira Lopes

As Escolas Primárias Oliveira Lopes foram uma das maiores referências educativas do concelho de Ovar, numa época em que a taxa de analfabetismo atingia cerca de 75% da população.

No caso de Válega, corria o ano de 1908 quando os irmãos Oliveira Lopes solicitaram autorização à Junta de Freguesia para edificarem uma escola, que seria posteriormente doada ao Estado. E assim, a 2 de outubro de 1910, dias antes da Implantação da República Portuguesa, era inaugurada a escola agora transformada em museu. Havia uma ala destinada à escola masculina; outra para a escola feminina; e uma terceira destinada à habitação dos dois professores.

Hoje em dia, o Museu Escolar Oliveira Lopes tem como missão auto-proposta “a salvaguarda e divulgação do legado das Escolas Primárias Oliveira Lopes e dos seus beneméritos, bem como a investigação e o estudo da evolução histórica do sistema educativo em Portugal”.


Museu Etnográfico de Válega

Completando o triângulo de espaços cuja visita recomendo em Válega, o Museu Etnográfico (instalado na Casa do Povo) foi uma das melhores surpresas que tive durante a minha visita a Ovar.

Duvido que “etnográfico” seja a denominação mais acertada, mas isso pouco importa. O museu em si é um espaço que inclui uma cozinha com lareira e potes de ferro, mesas antigas de madeira e armários recheados de peças de cozinha de cerâmica e memórias das artes latoeiras. A alma do Museu Etnográfico, no entanto, é outra. Ou melhor, outras. Chamam-se Graça Alves e Teresa Amaral, e são elas que tornam o espaço verdadeiramente acolhedor.

Um local feito com amor. E isso tanto emana das palavras das suas responsáveis como se nota em todos os detalhes.

Para incluir na lista com o que fazer em Ovar! Ou melhor, e não menos importante, o que provar em Ovar (veja abaixo).