Gastronomia Lisboa

Pastel de Belém

Ir a Belém e não comer um dos seus famosos pastéis, é quase como ir a Roma e não ver o papa. Desde 1837 que a casa Pastéis de Belém faz as delícias de locais e turistas, graças a uma antiga (e secreta) receita do vizinho Mosteiro dos Jerónimos.

Embora muito semelhantes em aspeto, pastéis de Belém e pastéis de nata são diferentes no recheio e textura da massa folhada, ainda que ambos sejam os maiores destaques de Lisboa no que respeita à doçaria local.


Pataniscas de Bacalhau

Como petisco ou prato principal, a patanisca lisboeta nunca desilude. As pataniscas de bacalhau são uma iguaria da zona de Lisboa, mais específicamente da Estremadura. E não dá para falar de pataniscas sem lhe juntarmos o não menos delicioso arroz de feijão. É a melhor combinação possível!

As pataniscas consistem em bacalhau desfiado com cebola e salsa, envolvido num polme de ovos com farinha e frito em óleo bem quente. Geralmente aparecem em forma esférica irregular (tipo bolinhos) ou em círculo achatado (a maneira mais tradicional de Lisboa), consoante o gosto do cozinheiro e a tradição da casa.