MUSEus e EScolas

Exemplos que nos InsPiram


Padlet Exemplos de atividades Museus-Escolas

Exemplos que nos InsPiram

Tipologias de Atividades Museus-Escolas desenvolvidas por museus

fonte:

SQW review of interview data in Evaluation of the Museums and Schools Programme, Report for Arts Council England, Junho, 2018. https://static.a-n.co.uk/wp-content/uploads/2018/11/Evaluation-of-the-Museums-and-Schools-Programme.pdf




(1)

Atividades de aprendizagem e oficinas para estudantes

Exemplos internacionais:

História através de oficinas egípcias em Maidstone

Escrita criativa e poesia nos Museus Aéreos de Lincolnshire

Habilidades de investigação científica na SS Grã-Bretanha e Peterborough

Ciência e invenção em Hampshire

Tudor Medicine em Peterborough

Biodiversidade através da escrita criativa em Barnsley

Cerâmica para escolas secundárias em Coventry

Aprendizagem baseada em Inquiry em Bradford

Estudos religiosos no Museu Judaico de Londres

Valores britânicos em Bradford

Drama no Shakespeare Birthplace Trust de Stratford

História natural e pessoas pré-históricas em Scarborough

Geografia por Descoberta através do Capitão Cook em museus e piratas de Tees Valley em Norfolk

Exemplo Nacional

O PLANETÁRIO VAI À ESCOLA

O Planetário Digital inflável do Museu da Vida pode ser solicitado por escolas de alguns bairros do município do Rio de Janeiro (próximos ao Museu da Vida), nos períodos em que o Ciência Móvel não estiver viajando por outras cidades. No primeiro semestre de 2017, o planetário pode ser solicitado por escolas dos seguintes bairros: Benfica, Bonsucesso, Braz de Pina, Caju, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Cordovil, Estácio, Gamboa, Jardim América, Mangueira, Manguinhos, Maré, Méier, Morro dos Prazeres, Olaria, Parada de Lucas, Pavuna, Penha-Circular, Praça da Bandeira, Praça Mauá, Ramos, Rio Comprido, Santa Teresa, Santo Cristo, São Cristóvão, Saúde, Tijuca, Vigário Geral, Vila da Penha.

Para a escola participar dessa atividade que busca provocar encantamento e curiosidade pelos segredos do universo, basta entrar em contato com a coordenação responsável pelo planetário. O primeiro contato deve ser feito através do e-mail planetariocienciamovel@fiocruz.br, informando os seguintes detalhes: 1) Nome da escola; 2) Endereço completo da escola; 3) Nome completo, telefone e e-mail da direção da escola; 4) Horário de funcionamento, com horários de aula e intervalos; 5) Segmentos de ensino atendidos; 6) Quantidade total de alunos na escola; 7) Nome completo, telefone e e-mail do coordenador do evento na escola em questão. Em seguida, representantes do Museu da Vida entrarão em contato com a escola para esclarecer o funcionamento da atividade, enviar as especificações técnicas (condições necessárias para a instalação do planetário) e marcar uma visita técnica da coordenação e técnicos à escola/instituição. Nesse encontro, serão avaliadas as condições mínimas necessárias para a instalação do planetário inflável do Museu da Vida na sua escola. Se o local reservado para a realização da atividade for adequado, poderemos marcar a data do evento e organizar a visita.

O que é o Ciência Móvel? O Planetário Digital é um dos equipamentos do “Ciência Móvel: Vida e Saúde para todos”, exposição itinerante do Museu da Vida que viaja a diferentes municípios da região sudeste e que completou dez anos em 2016! Quer conhecer mais esse projeto e talvez recebê-lo em sua cidade? Confira os detalhes sobre a agenda do caminhão da ciência para este ano.

DESAFIOS

  • Desenvolver roteiros para as apresentações envolvendo diferentes faixas etárias.

  • Buscar categorias de temas para os roteiros fundamentadas em pesquisas de ensino e aprendizagem de Astronomia.

  • Identificar conteúdos em propostas curriculares nacionais, internacionais e pesquisas sobre educação em astronomia e ciências em planetários.

  • Desenvolver metodologias e estratégias de avaliação das ações educativas no planetário.

  • Construir cursos de formação para planetaristas e educadores.






(2)

Caixas de empréstimos (doação ou venda) e recursos didáticos (para uso na escola ou no museu)


Exemplos internacionais

Para uso durante visitas, como um livro de adesivos story trail para alunos do 1º ano no Shakespeare Birthplace Trust, e uma casa mesoóica inflável em Scarborough

Para uso antes e depois de uma visita, incluindo recursos como brinquedos históricos, trajes vitorianos e mesolíticos, e caixas de curativo foram usadas em Tees Valley, Blackburn, SS Grã-Bretanha e Scarborough.

Aprendizagem e Museu Conectado em uma Caixa do Museu Judaico de Londres .

Exemplo nacional

SAE -Museu Nacional

(3)

Desenvolvimento profissional de professores em exercício e em formação, de futuros cientistas e de cidadãos e funcionários de museus


Exemplos internacionais

Discussão no Action Learning Set encontros e visitas inter-museus entre funcionários do museu

A equipe do museu de Peterborough participou do desenvolvimento profissional contínuo (CPD) para apoiar seu trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais e deficiências (SEND)

Grupos de orientação de professores e painéis consultivos fornecem um recurso valioso para o desenvolvimento da equipe do museu em Peterborough e Hampshire

Na Culture Coventry, duas sessões de CPD foram oferecidas aos professores – "Ensino de línguas estrangeiras modernas usando arte" e "Explorando STEM"

Sessões de CPD em Kirkleatham baseadas em História e Geografia, e sessões foram realizadas para professores no Shakespeare Birthplace Trust, Hampshire Cultural Trust e em Scarborough

Os dias de inset arte para escolas primárias foram pilotados em Culture Coventry

INSTITUTO DE PROFESSORES DO EXPLORATORIUM ART , SCIENCE AND PERCEPTION MUSEUM

(4)

The K-12 Internet Resource Center

We Index The Internet For Teachers


Exemplo internacional


Neste projeto do Smithsonian Museum são oferecidos cursos de formação e materiais para professoras e professores abordarem assuntos sócio científicos, de diferentes áreas (Física, Química, Biologia, dentre outras). Por vezes, os cursos e materiais são correlacionados com aspectos abordados nas exposições online ou presenciais do museu.


https://www.k12irc.org/tools/virtual/libraries/smithsonian.php


https://learninglab.si.edu/


https://www.si.edu/educators


https://www.si.edu/

(5)

TELESCÓPIOS NA ESCOLA

Projeto Educacional em Ciências através do uso de telescópios robóticos


Exemplo nacional


O programa educacional Telescópios na Escola visa o ensino em ciências utilizando telescópios robóticos para a obtenção de imagens dos astros em tempo real. Os telescópios que podem ser de Valinhos, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina ou Rio Grande do Norte, são operados remotamente através de uma página web, não necessitando dos usuários conhecimento prévio na operação dos equipamentos.


O projeto também conta com cursos de formação para professoras e professores, oferecimento de planos de atividades e materiais didáticos.


http://www.telescopiosnaescola.pro.br/