Linha do Tempo de Vacinas

Professor(a) nesse espaço você encontrará informações sobre a vacinas e nas abas Jogos e Conexões Educação Formal e Educação Não Formal, sugestões de atividades e recursos educativos à abordagem desse tema.

Vamos saber um pouco mais sobre as vacinas?

Com a pandemia pela COVID-19 surgiram muitas notícias falsas (fake news) sobre as vacinas. Esse movimento foi tão intenso que resultou na resistência de uma parcela da população, em se vacinar.

https://jornal.usp.br/podcast/fake-news-nao-pod-32-e-falso-que-as-vacinas-contra-a-covid-19-oferecem-riscos-para-os-jovens/

Porém, ao longo da história as vacinas observa-se como elas contribuíram de maneira positiva com a saúde pública, por vezes, impedindo o desenvolvimento de doenças, por vezes, evitando mortes.

Como um experimento com vacas resultou no nascimento da primeira vacina

No início do século 18, era relativamente sabido na zona rural da Inglaterra que um grupo de mulheres ordenhadoras de vacas pessoas parecia imune à varíola. Frente a uma epidemia de varíola, Benjamin Jesty esfregou pus de lesões da varíola bovina na pele de sua mulher e de seus filhos. Nenhum deles contraiu varíola.


Por mais que esse experimento tenha dado certo, hoje ele seria proibido pois é um método inadequado e antiético. Contudo esse é considerado um dos experimentos que auxiliam nas reflexões sobre a imunização.


Para saber mais: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-54416626

Atualmente, a produção de vacinas conta com métodos rigorosos de controle de qualidades e dos agentes envolvidos em sua produção. Isso visa a garantia de que se entregue produtos de boa qualidade às pessoas.

Atualmente, há diferentes tipos de vacinas, porém todas elas tem como objetivo produzir formas eficientes de auxiliar o organismo na produção de anticorpos contra doenças.

De maneira breve podem ser identificados algumas etapas no processo de produção de vacinas, que envolvem.

Da esquerda à direita

Primeira fase da produção: cultivo, consiste no crescimento dos microrganismos (imagens 1 e 2)

Segunda fase: purificação, consiste na seleção do material de interesse - o antígeno, descartando-se as impurezas (imagens 3, 4 e 5)

Terceira fase: qualidade, consiste na garantia da qualidade do produto, aspecto que permeia todo o processo de produção.

O Brasil é uma referência mundial na produção de vacinas. Isso se deve tanto as tecnologias empregadas em sua produção, quanto a qualidades de suas pesquisas nessa área.

No site da Fiocruz é possível observar uma linha do tempo, com os principais eventos relacionados a produção de vacinas no Brasil.

https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/reportagem/linha-do-tempo-vacinacao-no-brasil

Além da qualidade das vacinas brasileiras, o Programa Nacional de Imunização (PNI) merece destaque, pois é uma referência na vacinação da população. O referido programa conta com estratégias em âmbito nacional, onde se definem as doenças que são do interesse da saúde pública, o público alvo da vacinação, a vacina que poderá ser utilizada, dentre outros elementos, com o objetivo de reduzir mortes e sequelas na população por conta de doenças. Por suas características o PNI é uma referência mundial na saúde pública.