Conexões Educação Formal e Educação Não Formal

Muitos museus europeus, como o Science Museum do Reino Unido oferecem recursos educacionais a educadores, indicando possíveis relações com os programas curriculares nacionais ou locais. Por exemplo, o recurso de aprendizagem Bouncy Egg possui os seguintes tags e indicadores para orientar educadores como conectar a atividade com os programas educativos escolares.

O recurso indica

O Ciclo Escolar (Key Stage)

A Disciplina

O Tópico Científico (Bloco de Conteúdos)

Tipo (Escola, Casa)

Formato

Museus relacionados

Resultado de Aprendizagem esperado (Habilidades).


Parâmetros Curriculares Nacionais e Regionais apontam para o uso de divulgação científica na educação formal, como atividade complementar. Isto não significa que o Museu se organize de acordo com o Currículo. Sendo assim, o professor precisa fazer a adequação e complementação didática do material de divulgação científica escolhido, seja ele de Museus, revistas, documentários ou outras formas.

O Museu tem sua dinâmica conceitual própria, mas que pretende estabelecer CONEXÕES com o ambiente escolar ou possibilitar e facilitar ao educador desenvolver projetos e ações relacionadas à visita presencial ou virtual ao Museu.

Deste modo, é necessário conhecer e identificar referenciais curriculares e pesquisas em aprendizagem para estabelecer esses parâmetros de conexões entre os ambientes formais e não formais de aprendizagem em Ciência.

Nesse sentido, pensando a interação com as escolas podem ser desenvolvidos materiais que subsidiem o trabalho dos professores nas escolas. Como exemplo, a Escola Superior do Instituto Butantan desenvolve materiais educativos com foco na discussão de temas voltados à saúde pública nas escolas. Esses materiais são oferecidos às professoras e professores em cursos de extensão.

Além das explicações sobre o jogo e seus componentes, o material traz sugestões de atividades às professoras e professores. Esse material é disponibilizado gratuitamente no site da instituição.

O recurso indica: o nível escolar, as relações com o currículo oficial e traz sugestões às professoras e professores quanto ao seu uso em sala de aula.


Porém, nem sempre as bactérias causam doenças nos animais e plantas. Muitas delas são utilizadas na indústria alimentícia, farmacêutica, dentre outras possibilidades. Neste jogo, são apresentadas diferentes tipos de bactérias algumas utilizadas na indústria, que causam ou não doenças, e para quais existe tratamento.


Nos jogos de dominó, as pedras se correlacionam com as explicações dos conceitos sobre o fenômeno ou o tema em discussão.

O recurso indica: o nível escolar, as relações com o currículo oficial e traz sugestões às professoras e professores quanto ao seu uso em sala de aula.