Quem somos

Você conhece os tipos de regimes de previdência no Brasil?


No Brasil, a previdência é um direito social, previsto na Constituição Federal de 1988, entre os Direitos e Garantias Fundamentais. Atualmente, é organizada em três tipos de regimes previdenciários, distintos e independentes entre si, são eles:

Os regimes de previdência ainda são classificados como:

O que é o FAPS?

O Fundo Municipal de Aposentadoria e Pensão do Servidor – FAPS é o Regime Próprio de Previdência Social, em sistema de capitalização, dos servidores titulares efetivos do Município de Santo Antônio da Patrulha e que assegura os benefícios de aposentadoria e pensão por morte dos seus segurados e beneficiários. Foi instituído através da Lei Municipal nº 2.317/1990 e atualmente é regulamentado pela Lei Complementar Municipal nº 142/2024 (Plano de Benefício), Lei Municipal nº 10.062/2024 (Plano de Custeio) e Lei Municipal nº 10.063/2024 (Estrutura Organizativa)

Organização e funcionamento do FAPS

O Conselho Municipal de Previdência é o órgão de deliberação colegiada do RPPS, é a última instância de alçada das decisões relativas à gestão do RPPS.


O Conselho Fiscal é  o órgão fiscalizador de gestão do Fundo Municipal de Aposentadoria e Pensão, atua com independência e autonomia em relação à Diretoria e ao Conselho Municipal de Previdência.



A Unidade Gestora é o Órgão responsável pela administração, o gerenciamento e a operacionalização do RPPS, incluindo a arrecadação e gestão de recursos e fundos previdenciários, a concessão, o pagamento e a manutenção dos benefícios previdenciários.


O Comitê de Investimentos é o órgão colegiado do RPPS que tem por atribuição específica participar do processo decisório de formulação e execução da Política de Investimentos, avaliação da conjuntura econômica e do desempenho da carteira de investimentos.