Tem fake news nessa História

Ajudando a desvendar os negacionismos e combater desinformação

Apresentação

Em um mundo cada vez mais caótico e com a gigantesca carga de informações que recebemos a todo instante, fica difícil discernir, em muitos casos, o que é fato real e o que é fake, certo? Com a área de História não é diferente! Constantemente, eventos e contextos históricos são vítimas da desinformação e distorções ao serem apresentados e analisados.

Foi então que, em conjunto com os preceitos da Educação Midiática, a ideia do Projeto "Tem fake news nessa História" surgiu. A partir de experiências em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior e da própria vivência destes com o profundo mundo da internet, na busca por informação segura e de qualidade sobre os conteúdos de História. Estabelecendo-se como uma tentativa de proporcionar uma verdadeira experiência prática de cidadania, reverberando não somente no mundo digital, como fora dele, em nosso cotidiano.

Abaixo, você encontra informações de como aplicar o projeto, suporte e apoio, além de verificar o que já foi produzido! Para facilitar, você pode seguir o passo a passo:

"Imersos nesse panorama de desinformação é que se torna essencial desenvolver ações que desabonem esse tipo de informação que, efetivamente, no fim, não trazem aspectos positivos. Portanto, a intenção do projeto "Tem fake news nessa História" é oferecer ferramentas e auxílio para que educadores possam replicar e aprimorar a ideia em suas sala de aula conectando a História e a Educação Midiática nesse desafiador, mas não menos instigante, empreendimento! Oportunizando que nossos alunos consigam desenvolver experiências enriquecedoras aprimorando a leitura crítica, o escrever com responsabilidade e uma participação cidadã ativa através dos temas e conteúdos relacionados à História".

Dúvidas? Encontrou algum erro?

Replicou o projeto em sua escola? Avise-nos! Ficaremos felizes em divulgar aqui!

Entre em contato pelo e-mail mateussacoman89@gmail.com