Nosso projeto, momentaneamente, envolve o Ensino Fundamental e o Ensino Superior em conjunto, mas aqui, foram elaborados alguns passos para que você possa desenvolvê-lo envolvendo somente uma turma ou um nível educacional, caso prefira.
A ideia do projeto é extremamente flexível, você pode realizá-lo integralmente ou parcialmente.
*** Na primeira experiência de apresentação do projeto é legal utilizar perguntas como: Aprender algo de maneira errada é ruim? Compartilhar uma informação falsa, é bacana? É legal ser enganado?
Também sugerimos a dinâmica “Duas verdades e uma mentira” (cada aluno e o professor contam 3 “acontecimentos” sobre sua própria vida, mas um deles precisa ser mentira e o grupo tenta descobrir qual é a falsa.
Nas demais Situações de Aprendizagens, os alunos já estarão ambientados e você já poderá passar para a etapa de pesquisa e levantamento de desinformações, negacionismos e fake news.
Ler
Escrever
Participar
Autoexpressão
Fluência digital
Letramento da Informação
Análise Crítica da Mídia
Cidadania digital
Participação cívica
Fake news.
Negacionismo em História.
Desinformação sobre os temas históricos.
História como ciência.
História e Educação Midiática em conjunto.
Depende de qual Unidade Temática e Objetos de Conhecimento você irá desenvolver com os participantes.
O projeto engloba todas as competências específicas de História apresentados na BNCC. Você pode optar por selecionar determinados temas ao longo do ano, mas deixar abertura para que as dúvidas dos alunos também possam gerar oportunidade para desenvolver o projeto.
Para combater desinformação, fake news e negacionismo na História, não há idade!
Porém, o projeto é recomendado para o Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior. Ainda, há possibilidade de aplicação de formação para educadores.
Para facilitar, dividimos o projeto em alguns Eixos que podem ser trabalhados individualmente ou complementarmente:
Utilização da trilha sobre História e Educação Midiática para sensibilização sobre o tema;
Pesquisa de temas e eventos históricos > encontrar inconsistências > debater sobre os resultados > produções finais (produção textual, iconográfica, midiática, etc.);
Utilização das investigações e materiais produzidos ou divulgados aqui para geração de debate > produções finais (produção textual, iconográfica, midiática, etc.);
O projeto pode ser desenvolvido ao longo de todo ano.
Já as Situações de Aprendizagem (cada tema histórico trabalhado) podem envolver de 1 a 2 aulas (porém, você conhece melhor a sua turma do que ninguém. Cada um ao seu ritmo).
A intenção é aproveitar os temas propostos pela BNCC! Para o projeto ser uma constante durante o ano, a ideia é que a cada Unidade Temática da BNCC, possamos promover as atividades de levantamento de desinformações sobre o tema histórico trabalhado através de pesquisa.
Veja mais abaixo no item Exemplo Prático ou na página de Trabalhos Produzidos.
Combater o negacionismo, fake news e desinformação em História através do desenvolvimento das habilidade da Educação Midiática em conjunto com as metodologias da ciência histórica.
Oportunizar que os alunos consigam desenvolver experiências enriquecedoras aprimorando a leitura crítica, o escrever com responsabilidade e uma participação cidadã ativa através dos temas e conteúdos relacionados à História.
Oferecer ferramentas e auxílio para que educadores possam replicar e aprimorar a ideia do projeto em suas sala de aula conectando a História e a Educação Midiática nesse desafiador, mas não menos instigante, empreendimento!
Demonstrar que os conteúdos históricos e a Educação Midiática podem atuar junto para enriquecer a experiência da aprendizagem e produzir alunos mais alertas e atuantes em sociedade.
Unidade Temática: Totalitarismos e conflitos mundiais.
Objeto de Conhecimento: A emergência do fascismo e do nazismo.
Habilidade: (EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).
ETAPA I - Atividade de pesquisa (levantamento) de desinformações ou negacionismos sobre o tema.
> Exemplo de achado relevante: nazismo é uma ideologia de esquerda!?
ETAPA II - Pesquisa de fontes seguras (principalmente informações de historiadores) para responder às desinformações encontradas. A Wikipedia também pode ser tornar uma fonte interessante de pesquisa, desde que os conteúdos apresentados estejam pautados em referências seguras (Sobre o tema, acesse: Desvendando a Wikipedia).
ETAPA III - Apresentação dos resultados e debate, mediados pelo professor (sobre as respostas ou até mesmo outros tópicos que surjam relacionados ao tema).
> Exemplo, a maioria dos alunos encontrou informações que ligam o nazismo à extrema-direita, alguns encontraram falas de Hitler de que o nazismo não beneficiava nenhum dos lados e poucos encontraram que o nazismo é de esquerda.
Após a apresentação das informações e o debate, aproveite a oportunidade para ressaltar a importância de checar as informações recebidas e trabalhar os conceitos de maneira correta.
ETAPA IV: Conclusão com a abordagem correta do conceito ou evento histórico e produção de finalização (fechamento) pelos alunos (textual, iconográfica, audiovisual, midiática, etc.). É extremamente recomendado que os trabalhos sejam divulgados fisicamente ou digitalmente para valorizar a produção dos alunos e, para que assim, eles possam exercer o seu papel de cidadão informando a comunidade sobre o tema trabalhado, contribuindo para "espantar" a desinformação!
Todo o projeto pode ser realizado na escola se houver computadores disponíveis e a produção de finalização (fechamento) deve ser realizada em casa.
As etapas podem ser adequadas para realização em casa, mas no dia marcado para a apresentação da produção de finalização (fechamento), é uma oportunidade de gerar o debate da etapa III (caso ele ainda não tenha sido realizado presencialmente).
Entre em contato pelo e-mail msacoman@globo.com