Em um mundo cada vez mais caótico e com a gigantesca carga de informações que recebemos a todo instante, fica difícil discernir, em muitos casos, o que é fato real e o que é fake, certo? Com a área de História não é diferente! Constantemente, eventos e contextos históricos são vítimas da desinformação e distorções ao serem apresentados e analisados. Às vezes, por descuido, às vezes, de forma proposital!
Foi então que, em conjunto com os preceitos da Educação Midiática, a ideia do Projeto "Tem fake news nessa História" surgiu ainda no início de 2020. A partir de experiências em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior e da própria vivência destes com o profundo mundo da internet, na busca por informação segura e de qualidade sobre os conteúdos de História.
Boa parte dos alunos começou a identificar que as informações que recebiam ou encontravam no mundo virtual, muitas vezes, estavam desconectadas ou até desmentiam o que aprendiam em sala de aula.
Assim, em conjunto, pensamos em estruturar um plano, inicialmente de pesquisa e apresentação de cartazes físicos com temas e notícias sobre História que eram frequentemente atingidas por esse problema. De cara, assuntos como nazismo, Idade Média, preconceito étnico, direitos femininos e ditadura militar emergiram. Porém, apesar de conhecer a Educação Midiática, não havia me aprofundado plenamente nos conceitos e habilidades.
Mas aí, veio a pandemia...
e o Educamídia :D
A pandemia chegou nos primeiros meses de 2020, nos afastando de imediato e o que era para ser presencial, tornou-se on-line. Não deixamos a "peteca cair" e o projeto transformou-se em uma experiência on-line.
Nesse meio tempo, fui selecionado para participar da Formação Online de Multiplicadores do Educamídia e, finalmente, as peças do quebra-cabeça encaixaram-se. A partir do desenvolvimento da formação, a Educação Midiática foi tornando-se mais familiar e as conexões com a História ficaram mais claras! Finalmente, em Outubro de 2020 o projeto começou a ganhar feições práticas.
Conectando o mundo "fundamental com o superior"
Utilizando o Teams com os alunos dos 5ºs e 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Adamantinense Objetivo, de Adamantina-SP, elencamos através de muita pesquisa, notícias, explicações e dúvidas que poderiam ser passíveis de análise conectados aos Objetos de Conhecimento e Habilidades da BNCC trabalhados em sala de aula.
Posteriormente, desenvolvemos debates entre os alunos sobre as distorções e os resultados das pesquisas, enfatizando a importância de checar as informações antes de curtir, compartilhar, enfim, de passar à frente.
E, além disso, conversamos sobre o quanto negacionismos e desinformação podem ser prejudiciais para a própria aprendizagem dos alunos. Ao final, desenvolvemos produções digitais ou não (mas todas compartilhadas na internet), envolvendo as questões trabalhadas como fechamento, proporcionando uma verdadeira experiência prática de cidadania, reverberando não somente no mundo digital, como fora dele, no nosso cotidiano.
Segunda fase, Ensino Superior...
Foi nesse instante que uma oportunidade surgiu: envolver os alunos de graduação do curso de História da Unifai, Adamantina-SP. A partir dos temas e dúvidas selecionados com os alunos do Ensino Fundamental, os graduandos auxiliaram no desenvolvimento de alguns textos (publicados aqui) para ajudar o público que navega à procura de temas sobre História ou que simplesmente deseja checar uma informação. Essa etapa (sensibilização, aprofundamento e produção) foi desenvolvida através do Classroom e Meet, propiciando que esses futuros professores também exerçam na prática um importante papel de produção de informação confiável, assim como gerando uma experiência que eles possam reproduzir um dia em sala de aula.
Porém, você também pode desenvolver essa etapa de produções com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, adequando para o contexto, competência e habilidades de cada série. Alguns de nossos textos foram produzidos em colaboração com estudantes do Ensino Fundamental.
"Discutindo preconceitos" - A escravidão foi branda no Brasil? (5º ano do E.F.)
"Para uma nova Idade Média - Feudalismo e Idade Média são as mesmas coisas?" (6º ano do E.F.)
"Sensibilização: fake news e desinformação (Ensino Fundamental e Superior)
"Mulheres: entre conquistas e abusos" (cartazes digitais 6º ano do E.F.)