Gastronomia Ovar

Caldeirada de enguias

A caldeirada é um daqueles pratos tradicionais do Centro e Norte do Pais, preparada por pescadores que ficavam com peixes nas redes que depois tinham dificuldade em vender, e logo ideais para tornar num pitéu.

Esta receita de caldeirada de enguia é uma tradicional da região de Aveiro, em que se monta tudo em camadas e deixa-se cozer lentamente, criando um delicioso caldo, nesta receita usa-se o tradicional sal de unto, basicamente sal misturado com banha derretida.

Rojões

Este prato regional brilha pela sua simplicidade embora a confecção exija uma cozedura de cerca de 70 minutos. Até ficarem loirinhos. É feita com gordura de porco (poderá usar banha de porco), carne de porco (a melhor parte é a pá, entrecosto também é bom apesar de ficar um pouco mais seco, perna nem pensar), sal, um pouco de água e alho. Se entende que é insuficiente o tempero engana-se. Não pode nunca usar vinho ou colorau.

Sobremesas

Pão de Ló

O “Pão de Ló de Ovar” é um produto de pastelaria confecionado à base de ovos, sobretudo gemas, açúcar e farinha.

Apresenta-se dentro de uma forma revestida com papel branco, com o formato de uma “broa” de massa leve, cremosa, fofa e de cor amarela designada por “ló” com uma fina côdea acastanhada dourada levemente húmida, e o interior de textura húmida designado como “pito”.

Ovos Moles

Trata-se de um doce regional, tradicional da pastelaria aveirense, cuja fórmula e método de produção original se deve às freiras dos vários conventos aqui existentes até ao século XIX - dominicanas, franciscanas a carmelitas, nomeadamente o Mosteiro de Jesus de Aveiro. As religiosas utilizavam a clara de ovo para engomar os hábitos, enquanto que as gemas, para que não fossem desperdiçadas, se constituíram na base para a feitura do doce. Extintos os conventos, o fabrico dos ovos moles manteve-se, graças a senhoras educadas pelas referidas freiras. Desde o início da linha de caminho de ferro Porto-Lisboa que é tradicional a sua venda durante a paragem dos comboios na estação de Aveiro, feita por mulheres usando trajes regionais.