Gastronomia Faro

Carapaus alimados

É nas subtilezas da confecção, bem como através de saberes passados de geração em geração que assenta a riqueza da gastronomia regional portuguesa. E, se há pratos identificadores do património culinário algarvio os carapaus alimados é, sem dúvida, um deles. Característico da zona costeira algarvia, de quando era necessário preservar o peixe na salmoura, este prato ilustra a simplicidade e o purismo deste ingrediente tão apreciado por nós, algarvios. Nos dias de hoje, apesar de termos diversas formas de preservar e consumir peixe fresco, os carapaus alimados ainda constituem um prato muito apreciado, principalmente no verão com uma boa salada de tomate e batatas novas cozidas.

Choquinhos à Algarvia

Choquinhos à Algarvia é um prato típico da região do Algarve, em Portugal. Tal como o nome sugere, trata-se de um prato preparado com chocos pequenos. Para além deste ingrediente principal, pode incluir cebola, alho, azeite, colorau, coentros, vinho branco e pimenta. Pode ser acompanhado com batatas cozidas ou fritas. O prato é preparado numa frigideira, sendo os alhos esmagados e usados inteiros, com pele.

Filhós

Uma filhó ou filhós, é uma especialidade gastronómica portuguesa, muito comum nas regiões do interior e no Seridó por altura do Natal. É feita com farinha e ovos, por vezes também com abóbora e raspa de laranja, frita em azeite, ou outros óleos vegetais. Muitas vezes é polvilhada de açúcar e canela. Em Portugal é também conhecida simplesmente "fritos". Em algumas aldeias são conhecidos como "bolos fritos".

Dom Rodrigo

São feitos a partir de ovos e açúcar, como a maioria do resto da doçaria conventual. Na receita incluem-se também as amêndoas, omnipresentes na doçaria algarvia. Em termos de apresentação, os Dom Rodrigo são normalmente embrulhados em papel metalizado colorido, em forma de pirâmide tosca. Encontram-se com facilidade por todo o Algarve ao longo do ano e não são dispensados em épocas de festa nesta região.