É possível determinar a área total e o volume de qualquer prisma, seja ele convexo ou não convexo, reto ou oblíquo. Entretanto, nas próximas páginas, focaremos apenas nos prismas que são retos, ou seja, cujas arestas laterais são perpendiculares às bases.
Como a base de um prisma é um polígono, a área da base de um prisma será determinada pela fórmula da área de um polígono. Por este motivo, fizemos a Revisão de Geometria Plana.
Como a superfície lateral de um prisma é a reunião de suas faces laterais, então a área lateral de um prisma é a soma das áreas das faces laterais. No caso de prismas retos, a área lateral será dada pelo produto entre a área de um retângulo lateral e o número de lados do polígono da base.
Por exemplo, na animação que segue, sendo um prisma pentagonal, a área lateral será 5 vezes a área de um dos retângulo que delimitam lateralmente o sólido. Manipule os controles deslizantes para avaliar a área lateral em outras situações.
Como a superfície total de um prisma é a reunião da superfície lateral com as bases, então a área total de um prisma é dada por:
AT = AL + 2 · Ab
(Tarefa 2) Em um prisma hexagonal regular, a aresta da base mede 3 cm e a aresta da face lateral mede 6 cm. Calcule a área total, fatorando a resposta se for possível.
Resolução: Observando a figura, vemos que:
A superfície lateral será composta por 6 retângulos de dimensões 6cm e 3cm. Com isso, área lateral será:
AL = 6 · (6 · 3) = 108 cm²
A base tem formato de hexágono de 3cm de lado, então sua área será expressa por:
Ab = 3·L²√3/2 ⇒ Ab = 3·3²√3/2 = 27√3/2 cm²
Portanto,
AT = AL + 2 · Ab
AT = 108 + 2 · 27√3/2
AT = 108 + 27√3
AT = 27·(4 + √3)cm²