Um dos cuidados básicos que todos temos presente está relacionado com a Saúde. De facto, todos gostamos de ter uma vida saudável sem problemas de saúde. Para isso devemos conhecer alguns cuidados básicos para evitar problemas. É certo que alguns problemas de saúde são "facilmente" resolvidos, mas infelizmente há problemas que se não forem detetados e tratados atempadamente podem conduzir a problemas de saúde graves ou mesmo fatais.
Alguns dos cuidados básicos passam por:
Higiene pessoal;
Atitudes preventivas:
Vacinação: Manter o calendário de vacinas em dia para prevenir doenças infecciosas;
Consultas médicas regulares: Médico de família, Centro de saúde;
Exames de Rotina: Realizar check-ups regulares, análises e exames preventivos.
Saúde física e mental:
Atividade física regular e variada;
Controlo do stress;
Sono adequado;
Interações sociais.
Consumo responsável:
Álcool: Consumir bebidas alcoólicas com moderação ou evitar totalmente;
Tabagismo: Evitar fumar e, se necessário, buscar ajuda para parar de fumar;
Medicamentos: Usar medicamentos apenas conforme prescrição médica e seguir as instruções rigorosamente.
Alimentação saudável: (alimentacaosaudavel.dgs.pt/roda-dos-alimentos/ )
Dieta Balanceada: Consumir uma variedade de alimentos, seguindo a roda dos alimentos;
Hidratação: Beber água suficiente ao longo do dia para manter o corpo hidratado;
Moderação: Limitar a ingestão de açúcar, sal e gorduras saturadas para prevenir doenças crónicas como diabetes e hipertensão.
Ou seja, devemos adotar cuidados básicos de saúde em função de diferentes necessidades e situações de vida.
A roda dos alimentos, referida anteriormente, traduz de um modo fácil e intuitivo, como devemos equilibrar a nossa alimentação.
Porém, para termos uma vida saudável devemos ter, além de uma alimentação regrada e equilibrada, uma vida saudável, com comportamentos e atividades que estimulem e garantam o nosso bem estar físico e psíquico. Além disso, foi adotada pela comunidade internacional a pirâmide alimentar que contempla mais parâmetros importantes.
Observe a seguinte informação:
Roda dos alimentos, fonte: alimentacaosaudavel.dgs.pt/roda-dos-alimentos/
Para mais informação consulte o Folheto explicativo da nova roda dos alimentos, da DGS.
Dieta Mediterrânica, fonte: www.dietamediterranica.pt/?q=pt/node/83
Para mais informação consulte a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (spc.pt/esc-guidelines/ )
Vídeo de uma reportagem da RTP sobre a Roda dos alimentos.
O seu coração
O que deve saber
"Saiba como o coração funciona, descubra os sinais de alerta e os sintomas de doença cardiovascular e saiba como é incentivado um estilo de vida saudável."...
... saiba mais em www.healthy-heart.org/pt/ (fonte)
O Programa Nacional de Vacinação
A vacinação é um direito e um dever dos cidadãos, participando ativamente na decisão de se vacinarem, com a consciência que estão a defender a sua saúde, a Saúde Pública e a praticar a cidadania. Vacinar é, portanto, também uma responsabilidade e um ato de solidariedade.
A Direção-Geral da Saúde coordena o Programa Nacional de Vacinação (PNV) a nível nacional de forma dinâmica e transparente, assessorada pela Comissão Técnica de Vacinação e por especialistas que acompanham os progressos, avaliam e asseguram a sua revisão sempre que necessário.
O PNV concretiza-se através de uma vasta rede de parceiros e é aplicado, principalmente, no Serviço Nacional de Saúde. Para dar resposta aos desafios da modernidade, da era da informação e da reorganização dos serviços de saúde, o PNV tem vindo a ser reforçado nos últimos anos, com a publicação do seu modelo de governação e com a nomeação de equipas de coordenação da vacinação, de forma a manter a excelente aceitação e resultados.
A coordenação do PNV tem o desafio de garantir todo o processo de introdução de vacinas de qualidade, seguras e eficazes no PNV, desde a análise técnico-científica até ao ato vacinal, estando dependente da disponibilidade, no mercado nacional e internacional, de vacinas em quantidade suficiente e em tempo útil e por outro lado, da participação dos profissionais de saúde e da adesão da população à vacinação.
O Programa Nacional de Vacinação (PNV) é um programa universal, gratuito e acessível a todas as pessoas presentes em Portugal. Tem por objetivo proteger os indivíduos e a população em geral contra as doenças com maior potencial para constituírem ameaças à saúde pública e individual e para as quais há proteção eficaz por vacinação.
Foi implementado em 1965 e, desde o início, que mantém os seus princípios básicos:
Universalidade, destinando-se a todas as pessoas que em Portugal tenham indicação para vacinação;
Gratuitidade, para o utilizador;
Acessibilidade;
Equidade;
Aproveitamento de todas as oportunidades de vacinação.
Nota: Informação complementar retirada, integralmente, de www.healthy-heart.org/pt/o-seu-coracao/incentivar-um-estilo-de-vida-saudavel/
INCENTIVAR UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL
Fazer da escolha saudável a escolha mais fácil
A nível internacional, nacional e local há governos e organizações não governamentais envolvidos e responsáveis por promover e permitir mudanças saudáveis no estilo de vida. Estes incluem a Organização Mundial de Saúde, a União Europeia, os governos nacionais e locais, as autoridades sanitárias, as fundações ligadas ao coração, os organismos de consumidores e as organizações de doentes.
As escolas devem criar um ambiente ativo e saudável para os alunos, educando-os e estimulando-os a adotar e manter um estilo de vida saudável. Do mesmo modo, os locais de trabalho devem incentivar a atividade física e uma alimentação saudável e desencorajar o tabagismo. Os urbanistas podem facilitar os percursos a pé ou de bicicleta para a escola ou trabalho.
Alimentação
Limitar o teor de gordura, açúcar e sal nos alimentos processados é uma maneira eficaz de melhorar o que as pessoas comem, às vezes sem sequer ter consciência. Alguns países proibiram as gorduras trans nos alimentos. Muitos países estão a colaborar com a indústria alimentar para reduzir os níveis de sal e açúcar. Os preços também influenciam o comportamento, e tributar alimentos não saudáveis (por exemplo, um imposto sobre a gordura ou açúcar) ou subsidiar opções saudáveis pode levar a mudanças nos hábitos alimentares. As campanhas de sensibilização dos consumidores sobre alimentos saudáveis e rótulos claros de alimentos podem ajudar as pessoas a comprar alimentos nutritivos.
Atividade física
O ambiente urbanizado pode incentivar a atividade física. Uma maior visibilidade das escadas estimula as pessoas a usá-las em vez do elevador. Promover caminhadas ou ciclismo mesmo para distâncias curtas ajuda a incorporar a atividade física na rotina diária. A tomada de consciência sobre a importância da atividade física para a saúde deve começar na primeira infância. Os locais de trabalho podem oferecer ginásios, secretárias que permitam aos funcionários trabalhar em pé ou cadeiras com pedais de bicicleta.
Tabagismo
Todos os tipos de tabagismo e tabagismo passivo aumentam o risco de doenças cardiovasculares. A legislação é um instrumento poderoso para prevenir e reduzir o tabagismo. As medidas incluem proibição de fumar, impostos elevados, publicidade restrita e utilização de embalagens genéricas. As campanhas dos meios de comunicação social aumentaram a consciencialização relativamente aos efeitos nocivos do tabagismo. É especialmente importante evitar que os adolescentes e jovens adultos comecem a fumar.
Abuso de álcool
O consumo excessivo de álcool aumenta o risco cardiovascular. A legislação é eficaz na prevenção do uso nocivo do álcool através de várias leis, por exemplo, uma idade mínima para comprar ou pedir bebidas alcoólicas em locais públicos, leis sobre a condução sob efeito do álcool, impostos e proibição de publicidade, promoção e patrocínio de eventos. As leis sobre álcool nos locais de trabalho e nas escolas também são benéficas.
(fonte: www.healthy-heart.org/pt/o-seu-coracao/incentivar-um-estilo-de-vida-saudavel/ )
Para finalizar, verifique as seguintes questões:
Indique alguns cuidados de higiene, saúde e alimentação dos elementos do agregado familiar.
Qual a importância de atividades de lazer no nosso dia a dia?
Considera que o tipo de vida que se tem hoje em dia tem influência nos nossos hábitos alimentares (por ex.: fast food)?
Indique se tem cuidados com a sua alimentação e que cuidados são esses?
considera a vacinação importante para a sua saúde e bem estar? Justifique.
Qual a importância das atividades de lazer para a qualidade de vida, sobre os estilos de vida e o modo como o lazer se articula com os cuidados de saúde (hobbies, exercício físico, alimentação, etc.)?
Qual a influência dos avanços científicos e tecnológicos na nossa saúde e no nosso bem estar?
Considera que o stress tem influência na nossa saúde e na nossa qualidade de vida? Justifique.
Sugestões de aplicação/reconhecimento dos conteúdos deste NG e DR na História de Vida…
Indicar e explicar alguns cuidados básicos de saúde – alimentação, desporto, medicação, higiene, consultas de rotina, …
Dar a opinião sobre o plano nacional de vacinação.
Referir a importância de ter uma alimentação controlada e equilibrada.
Indicar o exemplo de uma ementa semanal saudável.
Indicar se realiza exames médicos de rotina.
Além dos cuidados pessoais que devemos ter, no nosso dia-a-dia de trabalho devemos estar conscientes da importância de cuidados e procedimentos saudáveis. Até porque, tanto a nível pessoal como profissional a saúde continua presente e somos a mesma pessoa, o mesmo corpo.
Atualmente, há um grande rigor na área da Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho (HSST). Em praticamente todas as atividades há medicina no trabalho, sinalética, formação na área da HSST, fiscalização e direitos adquiridos que nos permitem minimizar os riscos de qualquer atividade. Neste sentido cabe a cada um de nós e à entidade empregadora zelar pela nossa saúde e segurança no local de trabalho.
Posto isto não devemos esquecer de:
Adotar comportamentos adequados no trabalho;
Observar e conhecer a sinalética existente;
Conhecer as normas de HSST;
Utilizar equipamentos adequados.
Nota: Para informação mais detalhada sobre Sinalética, consulte:
Link: http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/CentroInformacao/SinalizacaoSeguranca/Paginas/default.aspx
Ou seja, devemos promover comportamentos saudáveis e medidas de segurança e de prevenção de riscos, em contexto profissional.
A entidade patronal, seja pública ou privada, tem a obrigação legal de garantir que todos tenham o acesso à proteção social adequada. Essa obrigação passa também por efetuar os descontos, previstos na lei, e assinalados no recibo do seu salário.
Nesta lógica, todos efetuamos descontos de proteção social (por ex.: Segurança Social, ADSE, ...). Estes descontos permitem que, em caso de necessidade de recorrermos a um Hospital, ao Centro de Saúde, a uma Clínica ou a uma Farmácia, tenhamos os descontos/benefícios a que temos direito.
Há vários sistemas de proteção social que vão desde o público (Segurança Social, ADSE) ao privado (seguros de saúde). O objetivo principal de todos é garantir que o utente possa beneficiar de uma assistência médica, de enfermagem, de tratamento ou exame gratuitamente ou mediante o pagamento de uma percentagem do valor total.
Observação: Para informação mais detalhada sobre os diferentes sistemas de Proteção Social, em Portugal, consulte:
Link: https://www.pordata.pt/Tema/Portugal/Protec%C3%A7%C3%A3o+Social-10
As doenças do trabalho, também conhecidas como doenças ocupacionais, são condições de saúde que resultam diretamente da atividade profissional ou do ambiente de trabalho. Essas doenças podem afetar qualquer sistema do corpo e podem variar de leves a graves, dependendo da exposição e da natureza do trabalho.
São uma preocupação significativa para a saúde pública e a economia. A prevenção eficaz exige um esforço combinado de empregadores, trabalhadores e legisladores para identificar riscos, implementar medidas de controlo e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. A conscientização e a educação contínuas são essenciais para reduzir a incidência dessas doenças e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.
Para finalizar, verifique as seguintes questões:
Conhece as normas de higiene, saúde e segurança adotadas no seu local de trabalho?
Indique se no seu local de trabalho adota comportamentos saudáveis e medidas de segurança e prevenção de riscos e se já sofreu de alguma doença profissional/acidente de trabalho.
Qual a influência dos avanços científicos e tecnológicos na saúde nos locais de trabalho?
Considera que ao sabermos operar com maquinaria corretamente reduz a probabilidade de acidente no trabalho? Porquê?
Acha que os trabalhadores, em geral, estão conscientes dos riscos que as suas atividades laborais acarretam?
Comente e analise a seguinte afirmação: "A saúde no trabalho diz respeito à parte física e também à parte mental/psicológica".
Sugestões de aplicação/reconhecimento dos conteúdos deste NG e DR na História de Vida…
Indicar se no local de trabalho há a “medicina do trabalho” e em que moldes é que se processa.
Referir algumas normas de HSST.
Analisar a importância de utilizar equipamentos de proteção adequada e de ter procedimentos seguros.
Indicar e analisar a importância da existência de sinalética de segurança.
Referir a importância de prevenir acidentes no trabalho.
Em Portugal estamos habituados a recorrer aos serviços dos Hospitais, Centros de Saúde ou Clínicas sempre que necessitamos (públicos ou privados). Nestes espaços somos assistidos por profissionais com formação na área da saúde (medicina, enfermagem, exames, análises,...). O SNS (Serviço Nacional de Saúde) ou o SESARAM (Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira) seguem a Medicina Convencional.
É certo que todos nós já beneficiámos de tratamentos tradicionais dos nossos avós. E, de igual modo, começa a ser comum termos outros tipos de medicinas, tratamentos e terapias.
Portanto, temos ao nosso dispor diferentes possibilidades e tratamentos proporcionados por diferentes medicinas, das quais destacamos:
Medicina convencional (moderna);
Medicina tradicional;
Medicina alternativa (*).
Observação: não se pretende aqui abordar todas as medicinas existentes, mas sim, realizar um agrupamento para que sejam mais facilmente identificadas e/ou caracterizadas.
Neste âmbito, podemos caracterizar a medicina convencional (moderna), como aquela em que se baseia em processos e métodos científicos, aceites pela comunidade científica, cujos profissionais que a praticam têm que obter formação em instituições autorizadas e reconhecidas para isso. Este tipo de medicina tem muitas especialidades.
A medicina convencional pode recorrer à medicação como forma de prevenção e/ou tratamento.
É fundamental que sejam seguidas as indicações terapêuticas, os princípios ativos e quais os efeitos secundários, entre outros.
Na medicina alternativa, temos uma grande variedade de opções e cada uma das opções apresenta métodos de tratamento, áreas de intervenção específicos. Alguns exemplos: acupuntura, medicina tradicional chinesa, yoga, meditação, homeopatia, hipnoterapia, entre muitas outras. De referir que estas medicinas são cada vez mais aceites pela comunidade científica e, a própria medicina convencional, cada vez mais, tem-se mostrado recetiva a este tipo de tratamento. Saliente-se igualmente que os profissionais destas áreas também têm que obter formação em instituições autorizadas e reconhecidas para o efeito. Um dos grandes problemas prende-se precisamente pela dificuldade de "controlo" de instituições que garantem formação sem estarem creditadas para o efeito.
(*) Para mais informação sobre medicinas alternativas siga o link:
Por último, na medicina tradicional, podemos destacar aquelas receitas ou tratamentos tradicionais, caseiras, passados de geração em geração, de que todos nós nos valemos.
O Elucidário Madeirense, entre muitas outras áreas, contempla muitas das curas/mezinhas tradicionais madeirenses.
Com os avanços das tecnologias atualmente é-nos possível consultá-lo online ou mesmo fazer o download em formato PDF.
É fundamental que cada um de nós esteja consciente e elucidado sobre as diferentes medicinas existentes e optarmos por aquela que melhor se adequa a determinados problemas ou contextos. E, acima de tudo, estarmos alerta e selecionarmos profissionais competentes com formação adequada para o exercício da sua função ou atividade.
Os tratamentos, o recurso à medicação, os exames, devem ser efetuados quando indicados pelos profissionais de saúde e, no caso da medicação, seguindo as doses e as prescrições corretas. Atenção: nunca esquecer os perigos que a auto medicação acarreta.
Concluindo, devemos reconhecer os direitos e deveres dos cidadãos e o papel da componente científica e técnica na tomada de decisões racionais relevantes à saúde.
Por último é de vital importância fazermos uma reflexão sobre o impacto do avanço científico e tecnológico na medicina convencional. Estes avanços têm transformado profundamente a medicina convencional, trazendo melhorias significativas na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. As inovações tecnológicas não só aumentaram a eficiência e precisão dos procedimentos médicos, como também ampliaram o acesso a cuidados de saúde de alta qualidade.
Destaquemos alguns avanços:
Vacinas
Desenvolvimento Rápido de Vacinas: A tecnologia de mRNA, utilizada nas vacinas contra a COVID-19, permitiu o desenvolvimento rápido e eficiente de vacinas, reduzindo o tempo de resposta a surtos epidémicos.
Medicina Preventiva
Genómica: O sequenciamento do genoma permite identificar predisposições genéticas a doenças, possibilitando intervenções preventivas mais eficazes.
Monitoramento Remoto: Dispositivos vestíveis e aplicativos de saúde monitoram sinais vitais e atividades diárias, alertando para possíveis problemas de saúde antes que se tornem graves.
Imagem Médica
Ressonância Magnética (MRI) e Tomografia Computadorizada (CT): Melhorias na resolução e na velocidade de captura de imagens permitem diagnósticos mais precisos e deteção precoce de doenças.
Ultrassom 3D/4D: Tecnologia avançada de ultrassom oferece imagens tridimensionais detalhadas, usadas na obstetrícia e na avaliação de órgãos internos.
Inteligência Artificial (IA)
Análise de Imagens: Algoritmos de IA analisam radiografias, mamografias e outras imagens médicas com alta precisão, auxiliando na deteção de anomalias.
Big Data: Análise de grandes volumes de dados médicos ajuda a identificar padrões e tendências, melhorando a precisão diagnóstica e a personalização do tratamento.
Avanços no Tratamento
Cirurgia Robótica: Robôs cirúrgicos como o Da Vinci permitem procedimentos minimamente invasivos com maior precisão, menor tempo de recuperação e menos complicações.
Cirurgia Laparoscópica: Utilização de câmaras e instrumentos especializados para realizar cirurgias com pequenas incisões, reduzindo o trauma ao paciente.
Tecnologias de Reabilitação
Próteses Avançadas: Próteses controladas por sinais neuromusculares que oferecem maior funcionalidade e integração com o corpo do paciente.
Terapias de Realidade Virtual (VR): Utilização de VR para reabilitação física e mental, proporcionando um ambiente controlado para exercícios e terapia.
Os avanços tecnológicos e científicos têm revolucionado a medicina convencional, trazendo inovações que melhoram significativamente a prevenção, diagnóstico e tratamento. Apesar dos desafios, os benefícios proporcionados por essas tecnologias são inestimáveis, contribuindo para um atendimento médico mais eficiente, preciso e acessível. A continuidade no desenvolvimento e na implementação dessas tecnologias, juntamente com a consideração cuidadosa de questões éticas e de acessibilidade, é essencial para o futuro da medicina.
Para finalizar, verifique as seguintes questões:
Quais as maiores diferenças entre medicina convencional e as restantes medicinas (tradicional e alternativa)?
Indique 3 diferentes medicinas que conhece e refira algumas das suas características.
Qual a importância de se optar por diferentes medicinas de forma informada e consciente?
Identifique os riscos da automedicação.
Considera importante o papel da família no apoio ao doente?
Indique algumas características do Sistema Nacional de Saúde (SNS) ou do SESARAM.
Faça uma análise sobre os avanços científicos e tecnológicos que temos assistido na medicina convencional.
Sugestões de aplicação/reconhecimento dos conteúdos deste NG e DR na História de Vida…
Indicar e explicar a que tipo de medicina é que recorre.
Referir em que situações é que recorre à medicina tradicional e à alternativa/complementar.
Indicar alguns tratamentos “tradicionais” realizados pelos seus antepassados.
Analisar a popularização de diferentes medicinas.
Refletir sobre a importância dos Centros de Saúde, dos Hospitais e das clínicas.
O grande avanço na medicina permite-nos ter uma melhor qualidade de vida e uma esperança média de vida superior.
O homem ao conhecer melhor as doenças, os problemas de saúde, consegue planear e efetuar uma prevenção mais eficaz.
Muitas doenças que antigamente provocariam milhares de mortes são, atualmente, perfeitamente controláveis e, nalguns casos são mesmo erradicadas. É uma luta constante entre a evolução do conhecimento científico e médico e a evolução das próprias bactérias e vírus causadores de problemas de saúde.
Novos e mais diagnósticos eficazes traduzem-se num tratamento precoce que leva a uma maior eficácia do seu tratamento.
Novos tratamentos vão surgindo, menos invasivos, mais eficazes, menos dolorosos e cada vez abrangendo o maior número de população.
A prevenção tem igualmente um papel fundamental na saúde de todos nós, pois ter uma alimentação saudável, hábitos saudáveis, praticar desporto, ter atividades de lazer e um estilo de vida saudável, vão indubitavelmente contribuir para o nosso bem estar.
A nível de tratamentos, diariamente, somos "brindados" com avanços científicos e tecnológicos quer na prevenção quer no tratamento de problemas de saúde. A luta contra o cancro é um exemplo disso, felizmente, tem havido avanços para este grande problema.
Portugal também está nesta frente de luta, dando o seu grande contributo tanto na investigação como na aplicação de novos tratamentos e técnicas.
A exemplo do referido, siga a seguinte notícia:
"Lisboa testemunhou inovadora cirurgia de remoção de cancro com reconstrução de veias
Chama-se António Rolo e foi a cobaia desta estreia que aconteceu em Portugal, especificamente, em Lisboa. O Hospital Curry Cabral recebeu a primeira cirurgia de remoção de um cancro com posterior reconstrução de uma veia.
A cirurgia foi orientada por um especialista, mas realizada por um robô."...
(notícia publicada em 21/12/2022)
Países como Portugal adotaram um sistema de vacinação que previne ou atenua muitos problemas de saúde. Em Portugal existe o Plano Nacional de Vacinação.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Kgv3YbzGRuY
Para mais informações sobre o Plano Nacional de Vacinação consultar o seguinte link:
Tudo isto, fruto do avanço científico e tecnológico permite-nos ter uma qualidade de vida muito superior à, por exemplo, dos nossos antepassados.
Temos avanços promissores para a nossa saúde, a título de exemplo veja-se a notícia no link: multinews.sapo.pt/noticias/diagnostico-mais-rapido-cientistas-desenvolvem-novo-teste-ao-sangue-para-detetar-doenca-de-alzheimer/ (publicada em 28/12/2022), apesar da "descoberta" ser promissora terá que passar por mais fases para que possa ser aceite e aplicada pela comunidade científica. Leia-se, "A investigação foi publicada no jornal científico Brain. O próximo passo será a validação do teste num âmbito mais alargado de pacientes, em particular os que sofrem de perdas de memória e outros sintomas de demência.". (nota: este artigo está referenciado neste site em NEWS).
Neste mesmo contexto leia-se, igualmente, a seguinte notícia "Investigadores da UAlg dão novos passos contra doenças neurodegenerativas", no link: barlavento.sapo.pt/algarve/investigadores-da-ualg-dao-novos-passos-contra-doencas-neurodegenerativas (nota: este artigo está referenciado neste site em NEWS).
Apesar destes e tantos outros avanços ainda há um longo percurso a percorrer, novos problemas, novas bactérias, novos vírus vão surgindo. Temos o exemplo do COVID-19 que, em poucos meses colocou todo o planeta em estado de alerta e de quarentena.
Para finalizar, verifique as seguintes questões:
Considera que os estilos de vida estão relacionados com problemas de saúde? Justifique.
Dê a sua opinião sobre a Importância da vacinação e do Plano Nacional de Vacinação.
Comente a seguinte afirmação: "A evolução do conhecimento científico e tecnológico permite-nos ter um comportamento mais preventivo".
Considera importante a prevenção na saúde? Porquê?
Indique algumas atitudes preventivas que adota em benefício da sua saúde.
Relacione a saúde da população com os hábitos culturais.
Sugestões de aplicação/reconhecimento dos conteúdos deste NG e DR na História de Vida…
Analisar a importância de termos uma atitude preventiva para com a nossa saúde.
Refletir sobre a importância de exames preventivos e de diagnóstico para a nossa saúde.
Analisar sobre a importância de termos um estilo de vida equilibrado e saudável.