II Congresso Ibérico sobre Espécies Exóticas Invasoras
SESIÓN ESPECIAL
Proyectos Europeos - Networking
28 de maio, 18h00 Sala M.A. Clarés
O programa LIFE é uma fonte de financiamento muito importante para a gestão das invasões biológicas na União Europeia. Estabelecer e manter relações entre projetos LIFE que trabalham para conservar os nossos ecossistemas e espécies contra invasões biológicas é fundamental para a troca de informação, recursos, oportunidades e apoio mútuo. Durante esta sessão, vários projetos LIFE irão partilhar os seus principais resultados, bem como as várias abordagens que estão a utilizar para resolver problemas relacionados com a implementação dos seus projetos. Além disso, vamos conhecer em primeira mão o projeto europeu GuardIAS (Guarding European Waters from Invasive Alien Species), que visa desenvolver ferramentas para controlar invasões biológicas à escala europeia.
WORKSHOP
Dreissena polymorpha
28 de maio, 18h00 Sala 2
Pendiente.
WORKSHOP
Arundo donax
29 de maio, 17h30 Sala M.A. Clarés
O objectivo desta sessão é promover a troca de experiências na implementação de projectos de controlo do Arundo donax nos rios da Península Ibérica. Para tal, o encontro pretende reunir vários atores envolvidos na implementação e desenvolvimento de projetos de restauro fluvial, entre os quais investigadores, gestores ambientais e representantes da administração pública. Este encontro facilitará a troca de informação que permitirá a análise e avaliação de vários aspetos, como a eficácia das diferentes estratégias implementadas ou a adequação da seleção das áreas de atuação. Isto pode levar à otimização das ações, identificando oportunidades para reduzir custos e melhorar os resultados globais do projeto.
WORKSHOP
Comunicación y divulgación
30 de maio, 10h00 Sala M.A. Clarés
A comunicação eficaz sobre as espécies exóticas invasoras (EEI) é fundamental para aumentar a sensibilização do público e implementar estratégias de gestão. Este workshop reunirá profissionais de diferentes áreas da divulgação científica e da comunicação ambiental para discutir os principais desafios, necessidades e melhores práticas na comunicação de invasões biológicas. Através de uma mesa redonda com especialistas em comunicação científica, media, divulgação e educação ambiental, serão exploradas estratégias para melhorar a disseminação do conhecimento sobre as EEI junto de diferentes públicos. Serão abordados aspetos como a perceção social da IAS, o uso de narrativas eficazes e o papel dos media e das redes sociais na divulgação de informação. Como resultado deste workshop, será desenvolvido um manual de boas práticas em comunicação sobre IAS, que irá captar as principais conclusões do debate e será disseminado para utilização em vários cenários.