II Congresso Ibérico sobre Espécies Exóticas Invasoras
PRORROGAMOS O PRAZO PARA 15 DE MARÇO!
A proposta de comunicação será feita através do envio de um RESUMO da comunicação, que deverá incluir:
Título
Autor(es)
Afiliação(ões)
Endereço(s) de contacto para correspondência, incluindo telefone e e-mail
Resumo do trabalho:
o Máximo de 3.000 caracteres, espaços incluídos.
o Tipo de letra: Arial Narrow, tamanho 11.
o Processador de texto: Word para Windows.
o Tamanho A4, margem direita de 3 cm e esquerda de 5 cm, espaçamento simples e alinhamento à esquerda ao longo de todo o artigo.
o Suporte eletrónico: enviar cópia em ficheiro anexo (. doc, . docx, . rtf) para o seguinte endereço eletrónico (congreso.eei2025@gmail.com), indicando no assunto “Resumo – Nome e Apelido”.
Idioma do resumo: espanhol, português ou inglês.
O congressista inscrito na EEI 2025 receberá a resposta de aceitação/rejeição da comunicação, e se positiva, se necessário, as sugestões de alterações da Comissão Científica.
Muito importante:
As comunicações aceites que não tenham qualquer autor com inscrição formal não serão incluídas no programa do congresso nem na publicação de resumos e atas.
Prazo: 15 de AGOSTO de 2025.
A proposta de artigo para publicação em ata será feita mediante o envio do ARTIGO, que deverá conter:
Título do artigo. Autor(es).
Afiliação(ões).
Endereço(s) de contacto para correspondência, incluindo telefone e e-mail.
Tipo de letra: Arial Narrow, tamanho: 11.
Processador de texto: Word para Windows.
Tamanho A4, margem direita de 3 cm e esquerda de 5 cm, espaçamento simples em todo o artigo, alinhamento à esquerda em todo o artigo.
Suporte eletrónico: enviar cópia em ficheiro anexo (. doc, . docx, . rtf) para o seguinte endereço eletrónico (congreso.eei2025@gmail.com), indicando no assunto “Ata – Nome e Apelido”.
1. Apresentação do manuscrito. Numere as páginas por ordem consecutiva e inclua na primeira:
Título do artigo. Autor(es).
Afiliação(ões).
Endereço(s) de contacto para correspondência, incluindo telefone e e-mail.
2. Resumo:
Idioma do resumo: espanhol, português ou inglês.
Deve consistir em cerca de 100-250 palavras. O resumo não deve conter abreviaturas não definidas ou referências não especificadas.
3. Palavras-chave: inclua 5 palavras-chave por ordem alfabética.
4. Figuras e tabelas:
Formatos:
Recomenda-se aos autores que disponibilizem uma versão eletrónica do mesmo nos formatos TIFF e EPS. Não utilize outros formatos. As figuras deverão ser guardadas em ficheiros separados, sem a respectiva legenda, que deverá constar do texto do artigo. Os ficheiros devem ser nomeados e numerados por ordem (por exemplo, 'figura1. tiff' ou 'figura1. eps'). Não utilize outros nomes (por exemplo, 'foto caranguejo azul').
A resolução ideal para desenhos a preto e branco é de 600 a 1200 dpi; para desenhos com linhas cinzentas ou coloridas, 600 dpi; para fotografias, 300dpi. Resoluções mais elevadas não melhoram a qualidade de impressão, apenas aumentam o tamanho do ficheiro e podem criar problemas na hora de o imprimir. Resoluções mais baixas comprometem a qualidade de impressão.
Posição das figuras e tabelas:
Cada figura e tabela deve ser numerada e mencionada no texto. A posição aproximada das figuras e tabelas deverá ser indicada nas margens do manuscrito. As figuras e tabelas devem ser colocadas no final do manuscrito, após a secção de referências bibliográficas. Cada figura e tabela deverá ser acompanhada de uma legenda explicativa. Para as tabelas, as notas de rodapé são preferíveis a longas explicações tanto no cabeçalho como no próprio corpo da tabela. Tais notas de rodapé explicativas identificadas com letra sobrescrita deverão ser colocadas logo abaixo da tabela.
5. Secção de títulos
Os títulos de primeira, segunda e terceira ordem NÃO devem ser numerados.
o Título do artigo (1ª ordem): Arial Narrow, tamanho 14, negrito, caixa baixa.
o Título de 2ª ordem: Arial Narrow, tamanho 12, negrito, caixa baixa.
o Título de 3ª ordem: Arial Narrow, tamanho 12, sem negrito, itálico, minúsculo.
6. Apêndices/anexos :
O material suplementar deverá constar de um apêndice/anexo colocado no final do artigo.
7. Citações de fontes no corpo do texto :
No texto, as citações bibliográficas identificadas com o nome do autor deverão ser seguidas do ano de publicação colocado entre parêntesis. Quando houver mais de dois autores, deverá ser mencionado apenas o nome do primeiro autor seguido de 'et al.' Caso um autor citado possua mais obras no mesmo ano de referência, tanto no texto como nas referências bibliográficas, deverão ser identificadas por letras minúsculas 'a' e 'b' após a data de publicação para poder distingui-las.
Exemplos:
(Winograd 1986 a,b) / (Winograd 1986; Flores et al. 1988) / (Bullen & Bennet 1990)
8. Agradecimentos:
Os agradecimentos a pessoas ou entidades devem ser colocados numa secção separada antes das referências bibliográficas.
9. Referências bibliográficas:
As referências a livros, artigos de revistas, artigos de coleções, artigos de congressos ou workshops, teses de doutoramento e relatórios técnicos deverão ser listadas no final do artigo por ordem alfabética.
Os artigos em preparação ou em revisão para publicação, observações inéditas, comentários pessoais, etc., não deverão ser incluídos entre as referências bibliográficas. Basta mencioná-los no texto.
Ej. (T. Moore, comunicación personal)
Referências a livros: devem incluir o nome do autor, ano de publicação, título, número de página, editora e local de publicação pela ordem indicada no exemplo seguinte:
Ej.: Domenico PA & Schwartz FW (1990) Physical and Chemical Hydrogeology. John Wiley. New York. 807 pp.
As referências a artigos publicados em coleções devem incluir o nome do autor, o ano de publicação, o título do artigo, o nome do editor, o título da coleção, o número da primeira e da última página e o local de publicação. publicação pela ordem do exemplo seguinte:
Ej.: Vaughn JM & Laundry EF (1983) Viruses in soils and groundwaters. In: Berg G (ed) Viral Pollution of the Environment. pp 163-210. CRC Press, Boca Raton. FL
As referências a artigos de atas de congressos devem incluir o nome do autor, o ano de publicação, o título do artigo, o nome do editor (se existir), o título das atas, o número da primeira e da última página, o local e a data da conferência, o editor e/ou organização onde os atas podem ser obtidos e o local de publicação pela ordem indicada no exemplo:
McKey DB & Kaufmann SC (1991) Naturalization of exotic Ficus species (Moraceae) in south Florida. In: Center TD, Doren RF, Hofsetter RL, Myers RL & Whiteaker LD (eds) Proceedings of the Symposium on Exotic Pest Plants, pp 221-236. United States Department of the Interior/National Park Service, Wasington, DC.
As referências a artigos em revistas devem incluir o nome do autor, o ano de publicação, o título do artigo, o título abreviado da revista, o número do volume (número do fascículo onde aparece), número do primeiro e última. página pela ordem dada no exemplo:
Sadiq M & Alam I (1997) Lead contamination of groundwater in an industrial complex. Water, Air, and Soil Pollution 98:167-177.
As referências a relatórios técnicos ou teses de doutoramento devem incluir o nome do autor, o ano de publicação, o título do relatório ou tese, a localização da instituição pela ordem dada no exemplo seguinte:
Tingle CCD (1985) Biological control of the glasshouse mealybug using parasitic Hymenoptera. PhD Thesis. Department of Biological Sciences, Wye College, University of London, 375 pp.
Referências online: Os documentos eletrónicos online (WWW, FTP, etc.) devem incluir a informação, pontuação e tipografia prescritas:
Apelido, Nome. Título. [Tipo de média]. Responsabilidade secundária. Edição. Local de publicação: editora, data de publicação. Data da revisão. [Data da referência em que o documento foi consultado]. Coleção. Notas. Disponibilidade e acesso. Número normalizado. Por exemplo:
Carroll, Lewis. Alice’s Adventures in Wonderland [en línea]. Texinfo ed. 2.1. [Dortmund, Alemania]: WindSpiel, Noviembre 1994 [ref. de 10 de febrero de 1995]. Accesible a través de World Wide Web: <http://www.germany.eu.net/books/carroll/alice.html>.
10. Rascunhos :
Os rascunhos com as correções da Comissão Científica serão enviados aos respetivos autores por email, em anexo. A minuta, novamente corrigida pelo autor, deverá ser reenviada para o Secretariado do Congresso nos prazos estabelecidos.
Cada trabalho será submetido à apreciação da Comissão Científica, que emitirá o seu parecer sobre a sua aceitação, aceitação com modificações ou rejeição, notificando o autor da decisão por via electrónica. Os manuscritos aceites com modificações serão enviados aos respectivos autores por e-mail, em anexo. O trabalho, novamente corrigido pelo autor, deverá ser remetido ao Secretariado do Congresso no prazo indicado. A veracidade das informações contidas nos manuscritos, incluindo figuras, gráficos e citações bibliográficas, é da inteira responsabilidade do(s) autor(es). O trabalho será rejeitado caso não cumpra as instruções indicadas ou por sugestão da Comissão Científica.