Formação de estudantes da Educação Básica na dinâmica da Economia 4.0

implantação do Laboratório de Ensino de Inteligência Artificial e Robótica (LabEIAR)

Formação de estudantes da Educação Básica na dinâmica da Economia 4.0: implantação do Laboratório de Ensino de Inteligência Artificial e Robótica (LabEIAR)

2021 - 2022

RESUMO: Este projeto intenciona a implantação de um programa de formação voltado para a iniciação tecnológica de estudantes da Educação Básica do município Catu na dinâmica da Economia 4.0. A formação tem como principal público-alvo estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, será implantado um laboratório com ferramental necessário como um veículo potencial na difusão das Tecnologias 4.0 que vai oportunizar o atendimento à demanda de formação de estudantes das escolas parceiras no contexto da Economia 4.0. Sendo assim, estão sendo implantadas para esse fim, um conjunto de oficinas de desenvolvimento de projetos denominadas: “Oficina de Pensamento Computacional e Programação com Scratch", "Oficina de Inteligência Artificial com Scratch", "Oficinas de Robótica aplicada às Ciências" e "Oficinas com Arduino e Eletrônica Básica". Essas Oficinas integram ensino, pesquisa e extensão à inovação tecnológica, sendo um potencial gerador de ganho social e tecnológico para a comunidade.

Projeto de Iniciação Tecnológica aprovado no Edital do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES 03/2020, conta com a gestão administrativa e executiva de bolsas pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FACTO), através do Acordo de Cooperação Técnica PROEX/IFES n º17/2020, firmado entre o IFES, o IF Baiano e a FACTO. Os principais beneficiados com este projeto são 160 estudantes dos anos finais do ensino fundamental, da rede municipal de educação de Catu/Ba por meio do Acordo de Cooperação Técnica Nº 1/2021 - IF Baiano Campus Catu/SMEC Catu.

INTEGRANTES: Gabriel Barbosa de Jesus; Pedro Lucas Nascimento de Aguiar; Gustavo Assunção da Silva; Marcos Yuzuru de Oliveira Camada; Gilvan Martins Durães.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS AO PROJETO:

  • Aguiar, P. L. N. de; Jesus, G. B.; Silva, G. A.; Durães, G. M.; Camada, M. Y. O (2022). Resultados parciais de um projeto de Iniciação Tecnológica 4.0 destinado a estudantes do Ensino Fundamental II da rede pública municipal de Catu/Ba. In: Durães, Gilvan. M. ; Borges, Marcio Vieira (Org.). Do Ensino à Inovação: Uma Coletânea Plural dos Projetos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Vivenciados no IF Baiano - Volume II. 1 ed. Curitiba: Appris, 2022. DOI: TBA.

  • Aguiar, P. L. N. de; Jesus, G. B.; Durães, G. M. (2021). M. (2021). Formação de Estudantes da Educação Básica na dinâmica da Economia 4.0: implantação do Laboratório de Ensino de Inteligência Artificial e Robótica (LabEIAR). In: CONGRESSO DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO - VIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2021, on-line. Anais [...]., 2021. p. 1. Trabalho premiado em categoria especial.

  • Durães, G. M.. Vamos LabEIAR: uma proposta metodológica inspirada no pensamento computacional para implantação do Laboratório de Ensino de Inteligência Artificial e Robótica no contexto da Economia 4.0 no IF Baiano Campus Catu. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2021, Jataí. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2021). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 60-61.

PRODUTOS RELACIONADOS AO PROJETO: