Chegou o outono e as folhas castanhas caíram das árvores e formaram um tapete no recreio da escola.
De lá saltaram para a sala de aula e pelas mãos criativas dos alunos com PEI transformaram-se em animais.
E eis que surgiram lobos, tartarugas, um peixe, um dragão e muito mais!
Os trabalhos foram expostos no pavilhão E.
Os nossos alunos da Educação Especial estão de parabéns pela sua criatividade!
Na semana de 16 a 22 de setembro comemora-se a Semana Europeia da Mobilidade.
Apesar das aulas estarem apenas a começar, propõe-se a professores e alunos que aproveitem a oportunidade para realizar algumas atividades sobre este tema (por exemplo na aula de cidadania, em casa com a família, ...).
As propostas de atividades incluem desde sugestões de passeios de bicicleta, em família, a 3 jogos virtuais, realizados no âmbito do protocolo de colaboração estabelecido entre a Fundação Mapfre e a Direção-Geral da Educação.
O Projeto Eco-Escola continua a desenvolver-se na nossa escola.
Uma vez efetuada a sua divulgação aos novos alunos, e relembrados os seus objetivos a todos os outros, nomeadamente nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, destaca-se a eleição do Embaixador do Ambiente.
Cada turma elege o seu representante no Conselho Eco-Escola, o qual terá, entre outras funções, o importante papel de representar a sua turma nas assembleias. Através dele, serão conhecidas as propostas e as atividades realizadas pela turma e será também o portador das informações e decisões tomadas nas reuniões.
A tabela ao lado irá sendo atualizada enquanto decorrer a eleição do Embaixador nas diferentes turmas.
A Campanha de Recolha de Resíduos vai recomeçar, apelando à participação de todas as turmas.
Quais os resíduos que podem trazer?
rolhas de cortiça
tampinhas
caricas
CD´s
pilhas
lâmpadas
roupas e sapatos
brinquedos
eletrodomésticos
radiografias
cápsulas de café de alumínio (limpas)
papel
tinteiros
O registo de resíduos recolhidos deve ser efetuado ao longo do ano (por exemplo, pelo Embaixador do Ambiente), utilizando a grelha de registo da Eco-Turma.
Após o registo, os resíduos devem ser colocados nos diversos contentores específicos, disponíveis no recinto escolar, junto ao portão de entrada principal da escola
Cada turma pode também elaborar e afixar cartazes de divulgação da campanha à comunidade e/ou construir os seus próprios "ecopontinhos" na sala, para alguns resíduos que seja habitual levarem, para colocarem na sua sala e ir enchendo (um pilhão, por exemplo).
A recolha de resíduos é essencial para proteger o meio ambiente e rentabilizar recursos. É também uma forma da escola participar em diversos projetos ambientais e de solidariedade social.
Todos podem ajudar!
A turma D do 9.º ano já procedeu à colocação do Póster Eco-Código em todas as salas de aula.
Agora é necessário que a comunidade escolar siga os conselhos que nele são expressos, transformando palavras em ações do seu dia-a-dia.
Vamos trabalhar para continuar a ser uma Eco-Escola?
Iniciamos o novo ano letivo com a comemoração da "Semana do Espaço".
No decorrer da próxima semana, os alunos podem visitar a exposição no átrio do pavilhão A, junto à Biblioteca e participar em algumas atividades "Planetas onde estão?": observar a lua em 3D, conhecer o tipo de alimentos que os astronautas podem levar para o espaço, muitas curiosidades sobre este tema e tantas outras atividades.
Vem visitar-nos!
Horário das atividades:
terça-feira (17 out.) das 10h às 11h
quarta-feira (18 out.) das 10h às 12h
quinta-feira (19 out.) das 10h às 11h e das 17h às 18h
Esperamos por vocês!
O Clube de Ciência Viva
Atividades para explorar
Carreiras no Espaço
Notícias do Espaço
Alguns dos alunos que participaram nas atividades estiveram presentes mais do que uma vez.
Um dos mais entusiastas foi o Dinis, da turma D do 5.º ano, que passou de visitante (no primeiro dia) para se tornar um excelente monitor, capaz de realizar e explicar as atividades aos colegas, de qualquer ano de escolaridade.
No final desta experiência, o Dinis já queria saber quando e qual será a próxima semana temática promovida pelo Clube de Ciência.
Atividades diversas:
Lua em 3D
Dimensões da Terra ... e da Lua
O que comem os astronautas?
Fases e faces da Lua
À velocidade da luz
Planetas: onde estão?
...
Nesta semana abordou-se a temática "Espaço e Empreendedorismo" com algumas atividades alusivas à temática do Espaço, nomeadamente: exposições de trabalhos realizados pelos alunos na disciplina de Físico-Química, sobre astros/corpos celestes com a presença/vestígios de água no âmbito da temática das turmas de projeto do 7.º ano - "A Água, um bem essencial!".
Este ano o Dia da Alimentação, dia 16 de outubro, está a ser assinalado no decorrer da última quinzena do mês, com as propostas às turmas feitas pelo Projeto Eco-Escolas em parceria com o Clube de Ciência. Todas as turmas foram desafiadas a realizar uma pequena atividade de acordo com o ano de escolaridade:
5.º ano - registo do número de peças de fruta consumidas por semana, até ao final de dezembro, para posteriormente ser feito um trabalho estatístico na disciplina de Matemática.
6.º ano - registo do número de refeições em que comeu sopa, por semana, até ao final de dezembro, também com o tratamento dos dados em Matemática.
7.º ano - Em articulação com a “Semana do Espaço” e os conteúdos da disciplina de Físico-Química, pesquisa sobre a alimentação dos astronautas e elaboração de uma "ementa espacial" para um dia no espaço, que seja equilibrada, apesar das restrições impostas por estar no espaço.
8.º ano - Em articulação com os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais e Físico-Química, pesquisa sobre as qualidades de um alimento, nomeadamente a sua composição química e os seus benefícios para a saúde e apresentem uma receita que inclua o alimento.
9.º ano – Propõem-se, em articulação com os conteúdos de Ciências Naturais e de Cidadania, que os alunos organizem e ponham em prática uma Campanha de Recolha de Alimentos para as famílias carenciadas.
Aproveitamos este momento para sensibilizarmos os nossos alunos e suas famílias para uma alimentação saudável e sustentável.
Pirâmide Alimentar
Em trabalho de articulação entre o Eco-Escolas e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento foi construída uma Pirâmide Alimentar na Biblioteca da nossa escola, com a participação de diversas turmas de 2.º e 3.º ciclos.
No presente ano letivo, abriu um novo clube na escola: a Oficina de Expressões. Este é um espaço onde os alunos podem realizar trabalhos temáticos, embelezar a escola, construir jogos no recreio, entre outras atividades.
Os alunos nele inscritos embelezaram a entrada do pavilhão A com fantasmas, aranhas, abóboras, diabinhos e esqueletos reutilizando CD´s e outros materiais. A árvore ficou bem assustadora!
Durante os meses de novembro e dezembro, toda a comunidade escolar vai responder ao inquérito da Auditoria Ambiental.
Os dados recolhidos permitirão perceber como está o desempenho da nossa escola e da comunidade educativa em diversas áreas relacionadas com o Ambiente e a Sustentabilidade.
Os resultados obtidos vão permitir identificar os pontos fortes, o que melhorou desde o ano letivo anterior, bem como o que piorou ou continua a necessitar ser melhorado.
A participação de todos é fundamental.
Apresentamos a toda a comunidade educativa a Agenda Dinâmica do Ambiente, com saída mensal no site da DGE, que tem como objetivo informar, inspirar e envolver todos (crianças e jovens, docentes, pais e toda a comunidade educativa) na construção de um futuro mais sustentável, sempre alinhada com os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas - refletindo o compromisso contínuo de união de esforços na área da sustentabilidade.
Esta Agenda, oferece:
Conteúdo Educativo Abrangente: oferece informações sobre questões ambientais globais, incluindo mudanças climáticas, biodiversidade, conservação de recursos naturais e muito mais.
Eventos e Atividades Locais: inclui atividades relacionadas ao ambiente que ocorrem em todo o país, permitindo que as pessoas se envolvam diretamente.
Desafios Ambientais: desafios mensais que incentivam a participação ativa de todos.
Durante o mês de novembro comemorou-se a Semana da Ciência e Tecnologia 2024, com atividades abertas à participação da comunidade escolar.
Ao longo da semana decorreram atividades práticas e demonstrações no âmbito de diversas aplicações da ciência, de carater essencialmente lúdico, com o objetivo de estimular o gosto pelas diversas áreas das ciências e das suas aplicações. Estas atividades foram dinamizadas em momentos diversos, em espaços da escola abertos à comunidade escolar, onde puderam participar em algumas das atividades experimentais e apreciar as exposições de ilusões óticas e de trabalhos dos alunos.
As atividades prolongaram-se até dezembro e incluíram a Feira dos Minerais, visitada por todas as turmas.
O elevado consumo energético é uma das grandes preocupações dos nossos dias.
Apesar do recurso cada vez maior a fontes de energia renováveis para produção de eletricidade, a verdade é que o número de dispositivos consumidores de energia não para de aumentar e o gás natural, um combustível fóssil, continua a ser usado, nomeadamente na nossa escola para cozinhar as refeições do nosso refeitório.
Continuamos a monitorizar o consumo de gás e eletricidade da escola, com a colaboração da D. Sandra, da secretaria, que nos disponibiliza sistematicamente as faturas que vão chegando, ano após ano.
É necessário continuar a insistir nas campanhas de sensibilização para o uso mais eficiente da energia.
Neste momento:
Tem luzes acesas sem ser necessário? Apague-as!
Deixou a box, a televisão em stand by? Desligue-as!
Estes pequenos gestos fazem a diferença!
O Natal chegou a Vale de Milhaços!
Pavilhões e pátio estão enfeitados e o espírito natalício está no ar.
Sendo uma escola Eco-Escola, temos sempre a preocupação em construir enfeites reutilizando materiais, e até utilizar enfeites de anos anteriores dando uma nova versão/imagem.
Estes trabalhos foram realizados no âmbito da disciplina de Educação Visual e na Oficina de Expressões.
No âmbito da disciplina de Geografia os alunos de 7.º ano realizaram globos e rosas dos ventos com materiais reciclados ou reutilizados.
Os alunos de 9.º ano participaram na atividade com as dicas para um Natal mais amigo do Ambiente.
A nossa árvore de Natal sustentável ficou bem bonita!
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a Embaixadora do Ambiente da turma do 6.º F sugeriu aos colegas criarem um adereço de natal com materiais reciclados e, com estes, realizar o "Amigo Secreto", onde cada aluno foi presenteado com um dos adereços feitos por um dos seus colegas.
A turma do 5.º B também enfeitou a sua sala com estrelas feitas de materiais recicláveis.
Temos alunos criativos e adereços lindos!
Estrelas de Natal feitas com rolos de papel higiénico.
Um presépio diferente é o realizado pelo grupo disciplinar de Físico-Química. Imaginação e originalidade são características do nosso presépio que se encontra no átrio, junto à Biblioteca. Utilizando materiais de laboratório fizeram um presépio lindo!
Pela primeira vez a nossa escola participa no desafio “Natal amarelo”, no âmbito do Projeto Eco-Escolas.
O trabalho desenvolveu-se no Clube “Oficina de Expressões”, onde participaram
alunos de diferentes turmas e anos de escolaridade, ao longo dos meses de novembro e dezembro, efetuando a estrutura da árvore e as suas decorações com os materiais recolhidos por algumas turmas.
Respeitando as regras deste concurso, foram utilizados essencialmente pacotes de sumo Tetra Pack da Compal e ter predominantemente a cor amarela. Para construir a estrutura da árvore utilizou-se um rolo de cartão e caixas de papel de fotocópias.
O principal propósito desta atividade foi proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda sobre o significado dos selos inscritos nos pacotes de sumo, bem como sensibilizar a comunidade escolar para a reciclagem das embalagens Tetra Pack no Ecoponto Amarelo. Aquando da pesquisa do tipo de árvore para o trabalho também se abordou o tema dos ecossistemas.
Com este desafio desenvolveram-se competências nos alunos assim como foram estimuladas habilidades criativas e manuais.
No âmbito do Projeto “A Água, um Bem Essencial”, as professores de Físico-química, Ciências Naturais e História propuseram à turma do 7.º D a realização de trabalhos em articulação curricular.
Os alunos trabalharam em grupo realizando maquetes sobre a temática em estudo. Durante as aulas, a turma mostrou-se entusiasmada, cooperante e muito responsável pelo trabalho.
Após a realização do trabalho, cada grupo apresentou o mesmo à turma e às professoras das diferentes disciplinas.
Em relação à opinião dos alunos sobre este trabalho, a turma no geral gostou de trabalhar em grupo, referindo que assim é mais “fácil a aprendizagem dos conteúdos”.
Também as docentes envolvidas, consideraram o trabalho realizado pela turma muito positivo.
As professoras:
Ana Sofia Pinheiro, Anabela Rodrigues e Beatriz Brandão.
Sementeira de favas na horta pequena.
Este ano, o clube de floricultura direciona-se mais para os alunos com necessidades educativas especiais.
As fotografias ilustram algumas das atividades já realizadas.
Sementeira de favas na horta grande.
Plantação de alfaces
Sementeira e transplantação de coentros
Manutenção das plantas.
Obrigado a todos pela dedicação e empenho demonstrados na realização das tarefas.
O Professor: João Cordeiro
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais e Oficina do Saber, em articulação com o PES, a Embaixadora da Saúde do 9.º A, Laura Lobo, desafiou a sua turma a elaborar uma campanha de sensibilização antitabágica, com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a importância da prevenção de comportamentos aditivos, dependências e conhecer as consequências do consumo de tabaco.
Os alunos do 9.º A, debateram o tema na sala de aula e elaboraram cartazes e um “cigarro gigante”, que colocaram no bar dos alunos, para alertar que para além da nicotina, o tabaco contém mais de 4000 substâncias com efeitos tóxicos e irritantes e outros com efeitos cancerígenos.
O Carnaval chegou aos corredores da nossa escola!
Este é um momento de cor e de fantasia. As preparações começaram semanas antes, no Clube de Expressões, onde os alunos criaram máscaras coloridas que embelezaram os pavilhões, a sala do aluno e o recreio da escola.
O entusiasmo desde a pesquisa até à concretização foi bem notório nos alunos do clube. Criaram trabalhos com muita criatividade e originalidade.
Agora é só vestir uma fantasia e brincar ao carnaval!
Corredores exteriores
Os marcos das turmas do 5.º ano foram embelezadas
Pavilhão A
Pavilhão A
Entrada do pavilhão A
Árvores enfeitadas com máscaras
Pavilhão E
Os alunos de Educação Especial construíram máscaras de carnaval utilizando cartões, lã, fitas e outros materiais reutilizáveis.
Foram expostos no pavilhão E.
Os alunos aprendem, assim, de maneira lúdica e participativa e conhecem as tradições culturais do Carnaval. Trabalham as cores, as formas, as texturas.
Que trabalhos fantásticos!
Os resultados da Auditoria Ambiental foram expostos no bloco A para conhecimento da comunidade escolar.
No dia 13 de março, em reunião do Conselho Eco-Escolas, foram analisados os resultados e destacados os temas onde a escola apresentou um decréscimo de pontuação, sendo estes a Biodiversidade, Floresta e Mobilidade. Como reflexão foram ouvidos os Embaixadores do Ambiente com algumas ideias para a melhoria destes resultados.
Jogo da Macaca
No âmbito do Projeto “Recreios com Vida” estamos dinamizar o recreio da nossa escola. Este projeto consiste na realização de atividades, jogos e dinâmicas no espaço exterior do recinto escolar ou em espaços afetos ao recreio de uso coletivo.
Dois alunos da turma F do 9.º ano pintaram o jogo tradicional - O Jogo da macaca - muito apreciado pelos alunos, principalmente pelos mais novos.
Bom trabalho!
Já são muitos os alunos que jogam nos intervalos!
Marcação do jogo com giz
Delimitação das linhas com fita adesiva
Pintura do jogo
Pintura do jogo
Pintura do jogo
Pintura do jogo
Jogo da macaca
Jogo finalizado
Alunos a jogar à macaca
Jogo do Xadrez
Alunos dos vários anos do Clube das Expressões estão a pintar o Jogo do Xadrez. As peças também estão em construção e em breve disponíveis para os alunos.
Jogo do twister
Este jogo também foi pintado pelas alunas do 5.º ano do Clube das Expressões e, ainda, por outros alunos que viam e pediam se podiam participar.
É um jogo muito procurado pelos alunos nos intervalos.
Parabéns também a todos os que participaram no concurso do logotipo.
A Campanha Escola Limpa está de volta!
Esta é uma das atividades mais antigas do Projeto Eco-Escola, em que todas as turmas participam, pelo menos uma vez por ano.
Tem sido dinamizada e organizada, desde o início, pela professora Angélica Silveira.
É também uma atividade que a generalidade dos alunos muito aprecia, por ser no pátio da escola. Agora, com a chegada do bom tempo, será ainda mais agradável esta atividade no exterior.
Apresentamos o Logotipo vencedor que irá representar a 15.ª Campanha Escola Limpa da nossa escola, este ano letivo.
A vencedora do concurso foi a aluna Vitória Tomé , n.º 21 do 5.º ano Turma D.
Parabéns pelo excelente trabalho!
No âmbito do projeto da turma Portugal no século XX, foi apresentado pela turma do 9.º A no passado dia 22 de fevereiro o trabalho realizado durante o 1.º semestre.
Este consistiu num pequeno desfile de moda em que todos os modelos foram realizados pelos alunos com reutilização de roupas e materiais, com a ajuda dos professores. Na disciplina de Educação Física os alunos apresentaram uma dança típica do folclore português.
Foi sem dúvida um momento mágico!
Obrigado à turma do 9.º A.
No Clube das Expressões reaproveita-se molduras para fazer vitrais.
Alunos do 5.º e 7.º anos escolheram desenhos geométricos, mas também florais em representação da biodiversidade dos nossos canteiros.
Estão a ficar muito bonitos.
E para a Páscoa alguns dos alunos do 5.º ano estão já a fazer elementos decorativos reaproveitando materiais.
Este ano para comemorarmos o Dia da Água e o Dia da Árvore realizou-se, no pátio da escola, atividades experimentais nos dias 20 e 21 de março.
Os alunos puderam observar, experimentar e aprender. Foram muitos os alunos curiosos que quiseram participar nas diversas atividades que vão desde a química até à física, passando pela biologia. Essas atividades não são apenas divertidas, mas também fundamentais para o desenvolvimento académico e pessoal de cada um.
Com tubos de ensaio, microscópios ... e uma dose saudável de curiosidade, os alunos tiveram a oportunidade de mergulhar nas profundezas da ciência, trazendo conceitos abstratos para a vida real.
Desde a observação de reações químicas até a observação de células ao microscópio, cada experiência é uma oportunidade única para os alunos explorarem e compreenderem os princípios científicos que regem o mundo ao nosso redor. Estas experiências proporcionam um espaço para a criatividade florescer e para o pensamento crítico se desenvolver, num mundo cada vez mais complexo e tecnológico. Então, enquanto no nosso pátio ecoar com o som de atividades, podemos ter certeza de que estamos no caminho certo para um futuro repleto de descobertas e inovações.
Fizeram decalque de folhas das espécies existentes no recinto escolar. Observaram as células do papel, de folhas das árvores e da cebola ao microscópio.
Com as flores desta atividade, depois de bem secas, fizeram-se dois lindos quadros para decorar a parede da nossa escola.
Têm mais de 70 flores!
Comemorando a chegada da Primavera, uma das atividades propostas aos alunos foi a de pintar uma flor de papel, fechar as pétalas da flor e colocá-la numa tina com água, a boiar.
Aos poucos, os alunos foram observando a sua flor a desabrochar, abrindo-se lentamente.
Magia?
Não! CIÊNCIA!
Muitos gostaram da experiência e quiseram experimentar.
E foi com a construção de comedouros para pássaros que a turma do 5.º B assinalou a chegada da Primavera!
Este projeto de turma vai ter continuidade no próximo ano letivo, com a construção de mais comedouros, que serão colocados nas árvores da escola.
É de realçar que reutilizaram materiais e deram-lhes uma nova utilização.
No âmbito do Projeto da turma do 9. º A “Portugal no século XX”, os alunos contaram com a presença do professor Francisco Cantanhede para uma aula diferente da disciplina de História.
Licenciado em Ciências históricas, foi professor de História (3.º ciclo) e História e geografia de Portugal (2.º ciclo), encontrando-se neste momento em situação de aposentado.
Foram relatadas experiências vividas pelo professor durante o Estado Novo e o 25 de Abril de 1974, o que motivou e captou a atenção e o interesse dos alunos para a aprendizagem desta temática.
Obrigado, professor Cantanhede pela sua presença na EBVM.
No dia 22 de março a Equipa Educativa promoveu aos alunos do 7.º ano um dia diferente.
No âmbito do Projeto A Água um Bem Essencial, foram expostos trabalhos realizados pelos alunos nas diferentes disciplinas e feitas pelos alunos experiências no âmbito das disciplinas de Matemática e Físico-química. Foram ainda provadas as águas com sabores dinamizadas pela turma do 7.º C na disciplina de Educação Visual.
Para completar este dia cheio de emoções, foi realizado ainda um peddy-paper em articulação curricular para promover o bem-estar físico e mental dos nossos alunos.
Este dia esteve aberto à participação dos Encarregados de Educação das turmas do 7.º ano.
Foi certamente um dia cheio de emoções!
Foi com os trabalhos dos alunos do CAA que demos as boas vindas à Primavera!
Os painéis ficaram lindo à entrada do pavilhão E.
Utilizaram materiais recicláveis para fazerem as flores e folhas. Pintaram para dar cor e os alunos com PEI elaboraram um texto alusivo à Primavera.
Parabéns aos alunos do CAA e às professoras pelos vários trabalhos realizados ao longo do ano.
A nossa escola aderiu ao Projeto da Edding: “RETURN BOX” – recolha de marcadores usados (vazios/velhos).
Já colocámos uma RETURN BOX na entrada do Pavilhão A .
Quando chegar ao ponto em que um marcador já chegou ao final de vida e já não é possível continuar a utilizá-lo, basta colocá-lo na “RETURN BOX” (podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta – mesmo não sendo edding!)
Esses marcadores vão ser reciclados e o material resultante, será utilizado na produção de novos marcadores – a gama ECOLINE!
Participa neste projeto das turmas H e L do 6.º ano e apoia aqueles que ajudam os nossos amigos de 4 patas.
Mantinhas que já não servem, produtos de limpeza, camas, ração (seca e enlatada).
No Pavilhão A encontram-se diversas caixas bem identificadas onde podem ser colocados os produtos doados.
Os nossos amiguinhos agradecem!
Todos podem ajudar: Recolham tampas, rolhas de cortiça, caricas e tragam para entregar na escola (ao Diretor de Turma).
Cada gesto de solidariedade conta!
https://www.facebook.com/JoseMariaa25/
Integrados no projeto das turmas de 7.º ano, a importância da água para a nossa vida e para o nosso planeta continua a ser demonstrada pelos diversos trabalhos efetuados pelos alunos, que decoram e alegram diversos espaços da escola.
As turmas ainda criaram cartazes de publicidade não comercial a incentivar a poupança dos recursos hídricos e a alertar para os problemas de poluição da água. Este trabalho foi dinamizado pelas disciplinas de português e inglês, em articulação curricular.
No âmbito do Projeto de articulação curricular "Água, um bem essencial", as turmas A e C do 7.º ano leram os livros O Clube dos Cientistas, Alerta no Mar e Barragem Assombrada e fizeram os vídeos que resumem as obras.
Estes vídeos foram passados no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, numa atividade aberta à comunidade.
Para a Campanha de Reciclagem de Radiografias, todos podem contribuir entregando na escola (na Biblioteca ou entrada do Pavilhão A) as suas radiografias, com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico.
A reciclagem das radiografias permite evitar a sua deposição em aterro, minimizando assim a contaminação do ambiente, reduzindo desta forma a sua extração na natureza e as nefastas consequências que este processo tantas vezes tem, quer pela destruição de áreas naturais quer pela exploração das populações locais, muitas vezes em países em desenvolvimento.
Por outro lado, a prata resultante da sua reciclagem tornou-se uma fonte de receitas muito importante para o trabalho social da AMI em Portugal, que se encontra espalhado de norte a sul do país e ilhas.
Ao participar nesta campanha estará a ajudar a aproximar Portugal dos restantes países europeus em matéria de gestão resíduos, e a ajudar a AMI a continuar a sua missão.
A AMI deixou-nos também uma ideia original, que qualquer um pode colocar em prática.
Reciclar T-shits velhas, que já não servem ou estão demasiado gastas para usar e transformá-las num saco!
O Clube das Artes já está a trabalhar nesta ideia.
EXPERIMENTEM!
Na 3.ª reunião do Conselho Eco-Escolas promoveu-se uma sessão de Literacia dos Oceanos, no âmbito do projeto de voluntariado Quando + 1 é = - 1 da mergulhadora Sónia Sousa Ell em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, para os Embaixadores do Ambiente e turma G do 5.º ano.
Esta sessão pretendeu incentivar os alunos para assumirem atitudes informadas e responsáveis sobre os oceanos e os seus recursos.
Os alunos assistiram com entusiasmo e colocaram diversas questões, bem como viram esclarecidas muitas curiosidades sobre o fundo do mar.
A sessão de literacia dos oceanos foi um sucesso, cumprindo com o seu objetivo de educar e inspirar os alunos sobre a importância da conservação marinha. A escola pretende continuar com este tipo de iniciativas, integrando a literacia dos oceanos no seu currículo anual e promover atividades que incentivem a conscientização ambiental e a sustentabilidade.
Este evento reforça o compromisso da escola com a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, preparados para enfrentar os desafios ambientais do futuro e contribuir para a preservação do nosso planeta.
No dia 21 de maio, a nossa escola esteve presente no V Encontro Eco-Escolas, no Auditório Municipal do Seixal, para partilha de experiências e do trabalho desenvolvido por todos os intervenientes e parceiros da organização.
Esboço do projeto
Projeto final
O Mar na Sarjeta: Uma Reflexão sobre o Papel dos Sumidouros na Preservação Ambiental
A nossa escola participa mais uma vez no Projeto nacional "O Mar Começa Aqui", com o apoio da Câmara Municipal do Seixal.
O projeto que este ano vai representar a nossa escola é da autoria dos alunos Leonor Castro e Guilherme Janeiro do 7.º ano, a primeira frequentador do Clube de Expressões.
A imagem representa uma sarjeta de passeio transformada num microcosmo marinho, repleto de vida e de cor. No centro da composição, uma graciosa foca parece nadar com leveza, enquanto à sua volta cardumes de peixes coloridos deslizam entre os reflexos da água. Próximo a eles, um caranguejo, com as suas pinças robustas, parece explorar o leito marinho improvisado.
No entanto, este cenário tão bonito contrasta com a realidade perturbadora que a rodeia. Os sumidouros, responsáveis por captar e direcionar as águas pluviais para os sistemas de drenagem, assumem um papel crucial na sustentabilidade urbana. Muitas vezes, estes sumidouros em vez de apenas cumprirem a sua função ambiental, tornam-se recipientes para os detritos humanos.
Óleos alimentares, garrafas plásticas, pontas de cigarro e outros detritos urbanos acumulam-se nos sumidouros, ameaçando não apenas a integridade do ecossistema improvisado na sarjeta, mas também comprometendo a qualidade da água e a saúde ambiental.
Assim, por forma a captar a atenção de toda a comunidade educativa, este ano, será pintada mais uma sarjeta, se possível, junto à entrada do portão da escola.
O mesmo grupo de alunos restaurou a pintura feita há 2 anos.
Ficou igualmente lindo!
Este projeto pretende relembrar a todos a importância de não poluir o nosso mar.
Sensibilização para a Poupança energética
Integrado nos currículo da disciplina de Físico-Química e na comemoração do Dia da Energia, os alunos do 9.º ano trabalharam em equipa para criar cartazes de sensibilização para a poupança energética e para os cuidados a ter com a eletricidade. Apesar de ser uma tarefa com tempo limitado para debater as ideias e concretizar o cartaz, o debate de ideias foi produzivo e alguns cartazes bem conseguidos.
As turmas de 7.º ano também realizaram trabalhos no âmbito da Energia, integrados nos conteúdos de Físico-Química um dos temas base do Projeto Eco-Escola.
No âmbito do tema “Energia”, em articulação com o Projeto Eco-Escola, os alunos da turma D do 8.º ano, elaboraram etiquetas com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade educativa para a poupança de energia.
Depois de elaboradas, fotocopiadas e plastificadas, as referidas etiquetas foram distribuídas por todas as salas da escola.
A atividade em questão contribui para a melhoria do desempenho ambiental da escola e para a alteração de comportamentos. Por outro lado, visa a criação de hábitos de participação e de cidadania, assim como a melhoria da qualidade de vida na escola e na comunidade.
A tendência tem sido de clara redução do consumo nestes últimos anos, resultado das campanhas de sensibilização, da monitorização sistemática para prevenir ou reparar fugas de água, torneiras e autoclismos a pingar, rega mais eficiente do jardim, entre outras ações.
Estamos no bom caminho!
A Água continua a ser um dos temas mais acarinhados pelo nosso Projeto Eco-Escola. Todos os anos várias turmas desenvolvem projetos e trabalham sobre a água, abordando várias vertentes.
Este ano foi o tema principal dos projetos das turmas de 7º ano, que muito contribuíram para sensibilizar a comunidade para este bem precioso, envolvendo não só alunos e professores, mas outros elementos da comunidade, incluindo pais e encarregados de educação, convidados a vir à escola.
Mas será que esta sensibilização que se faz ano após ano se manifesta numa redução do consumo pelas famílias e pela escola?
Continuamos a efetuar a monitorização dos consumos de água pela nossa escola, e embora este ano tenham existido algumas anomalias na contagem, com sucessivos meses de estimativas.
Depois de efetuados os acertos necessários, observa-se um consumo médio de pouco mais de 80 m3 mensais, uma redução significativa em relação a anos anteriores (268 m3 em 21/22 e 166 m3 em 22/23).
Entre os dias 13 e 27 de maio teve lugar na Biblioteca Municipal do Seixal a IX Mostra de trabalhos de várias Eco-Escolas do Seixal.
Foram vários os trabalhos que representaram a nossa escola.
Levamos apenas uma amostra do que é feito, pois muitos dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos são em suporte digital.
Parabéns a todos os alunos e professores que desenvolveram estes trabalhos fantásticos!
Este ano o projeto esteva mais direcionado para os alunos NEE e as espécies plantadas ou semeadas foram muito variadas.
Desde ervas aromáticas diversas, a legumes, passando por morangos até plantas ornamentais com flor. Obrigado ao professor João Cordeiro e a todos os alunos que se envolveram neste projeto, pela dedicação e empenho demonstrados na realização das tarefas, bem como às professoras de Ensino Especial que muito contribuíram para que este projeto fosse um sucesso.
A atividade teve início integrada nas comemorações do Dia da Árvore, tendo sido escolhidas 41 árvores indígenas que se podem encontrar nos concelhos de Almada e Seixal. Cada turma ficou responsável por elaborar um trabalho/desenho sobre uma das espécies: uma espécie diferente por turma.
No Dia do Ambiente, o nosso dia Eco-Escola, para além da pintura no exterior, integrada no Concurso "O Mar começa Aqui", foram expostos os trabalhos selecionados pelas turmas, no âmbito da atividade "Arvores Indígenas de Portugal Continental".
Uma pequena amostra dos trabalhos estive presente na IX Mostra Eco-Escolas do Seixal, mas a exposição final encontra-se na escadaria central do pavilhão A, onde pode ser apreciada por toda a comunidade educativa.
Numa das últimas semanas da escola, os alunos do 5.ºK promoveram e dinamizaram a plantação de uma espécie no canteiro junto ao pavilhão A.
Esta atividade decorreu no âmbito das disciplinas de oficina Projeto e Cidadania e Desenvolvimento, articulado com o Projeto Eco-Escola, com o objetivo de promover práticas sustentáveis e a importância de preservar e proteger o meio ambiente, desenvolveram o trabalho em equipa e a cooperação, conectaram-se com a natureza e trabalharam a responsabilidade social.
A planta escolhida pela turma foi o Aleo Vera.
Pintura final
Os alunos da turma estiveram bastante empenhados neste Projeto que teve um balanço bastante positivo.
Este espaço de convívio da escola, junto à Sala do Aluno, ficou ainda mais bonito e valorizado.
No âmbito do Projeto Eco-Escola do AEVM, a turma do
9º A , do Plano de Inovação, desenvolveu o Projeto de pintura de um mural num espaço exterior da escola, (junto ao refeitório), no âmbito da Oficina do Saber.
Este Projeto teve a articulação das várias disciplinas do conselho de turma, onde foram pintados cubos em Perspetiva Cónica, (conteúdo de Educação Visual de 9º Ano) contendo várias personalidades de diversas áreas, sendo estas:
Português/Literatura, Fernando Pessoa; Ciências, Galopim de Carvalho; Artes/Arquitetura, Sisa Vieira; Física, Elvira Fortunato; Educação Física/desporto, Cristiano Ronaldo, História, Salgueiro Maia e Geografia, Orlando Ribeiro.
O Clube Oficina de Expressões promoveu o embelezamento dos muros do recreio.
Transformar muros em telas de arte é uma forma poderosa de embelezar a escola e dar vida às suas paredes!
Na reunião do Conselho Eco-Escolas, foi realizado um balanço das atividades desenvolvidas ao longo do ano e sugeridas novas propostas pelos alunos para o próximo ano letivo. Em seguida, os alunos receberam certificados em reconhecimento pelo seu empenho e dedicação ao projeto.
Duas atividades foram promovidas para os Embaixadores do Ambiente e conselheiros presentes: "Recicl@PET" e a construção de um protótipo "DOME". A primeira atividade, conduzida pelo professor Nuno Lança, apresentou uma impressora 3D feita de plástico reciclado PET, capaz de criar diversos objetos, como materiais de laboratório. Os brindes distribuídos aos alunos foram produzidos com essa impressora 3D, encantando a todos.
A segunda atividade foi coordenada pelas responsáveis do Eco-Escolas, que propuseram a construção de um protótipo DOME. Este foi montado por alguns alunos voluntários e professores presentes na reunião, que demonstraram grande empenho e entusiasmo na atividade. O objetivo para o próximo ano é construir um DOME de grande porte, com quatro metros de diâmetro, para o qual será necessária a colaboração de várias turmas e a recolha de grandes caixas de cartão. Este DOME será utilizado na semana da astronomia, mas também poderá servir para a exibição de outros projetos e campanhas.
Todos os presentes manifestaram grande apreço pelas atividades realizadas.
1º Lugar - Póster Eco-Código 2024
No próximo ano letivo, este Poster Eco-Código estará em todas as salas da escola, inspirando mais um ano de Eco-Escola.
Já temos um novo Eco-Código e um Póster Vencedor.
Mais uma vez, foram muitos os elementos da comunidade que apreciaram os pósteres a concurso e votaram no seu preferido.
Desde 2008/2009 que a nossa escola participa anualmente no Concurso Nacional Póster Eco-Código, após selecionar o vencedor do concurso a nível de escola.
O Póster Eco-Código 2024 é da autoria de duas alunas do 9.º D, Lietitsyia Soborova e Larissa Afonso e encontra-se a representar a nossa escola no Concurso Nacional.
A turma D, agora do 9º ano foi das que mais se empenhou na construção dos sucessivos Eco-Códigos. Apresentaram sempre propostas para as frases, participaram nas votações, apresentaram diversos posteres a concurso nos três anos do ciclo e, nos três anos tiveram um dos posteres vencedor.
Este ano, obtiveram o 1º e 2º lugares, com pontuações muito próximas.
Todos os participantes estão de parabéns!
2º lugar e outros pósteres a concurso
Pelo seu empenho e persistência, estas alunas e as autoras dos Pósteres vencedores em 2022 e 2023 foram destacadas na reunião do Conselho Eco-Escola de 12 de junho, tendo-lhes sido atribuido um certificado e um prémio simbólico: um porta-chaves com o seu nome e um animal marinho impressos em 3D.
Prémios simbólicos