Atividades 2020/2021

Desafio TetraPak - Compal 2021 - Este Natal, os enfeites estão por tua conta

Enfeites de Natal 6ºD.mp4
Desafio Compal.mp4
Desafio Compal - Processo de construção.mp4

Este projeto desenvolveu-se em resposta ao desafio lançado pelo Programa Eco-Escola.

O projeto foi desenvolvido nas aulas de Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento dos 2º e 3º ciclos, envolvendo as turmas 5ºI, 6ºD e 7ºC, com a coordenação das professoras Lina Chora e Graça Pereira.

Teve como objetivo a construção de móbiles e outros enfeites de Natal utilizando embalagens TetraPak e materiais diversos.

O projeto iniciou-se no âmbito do Projeto Turma e Cidadania e Desenvolvimento, que têm como mote o mar e a preservação das espécies marítimas e consequentemente o combate à Poluição dos oceanos.

Com esse foco, os alunos começaram por realizar a recolha de embalagens, preferencialmente Tetrapak da Compal e de outros materiais diversos que tivessem em casa e que não implicassem compra (consumo), sendo trabalhado os conceitos de reciclagem e sustentabilidade.

Em contexto de aula (Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento), foi discutido com os alunos a forma estrutural dos móbiles e dos respetivos enfeites, que foram adequados aos níveis de ensino. Para o 2º ciclo, foi definido que os enfeites seriam de temática livre, trabalhando a criatividade e a motricidade e ao nível do 7º ano, a construção de Polígonos Estrelados.

Os enfeites foram pendurados, decorando as salas e corredores da escola.

Preparação das embalagens, corte e colagem

Montagem da estrutura dos mobiles e dos enfeites

Decoração dos enfeites com diversos materiais

Pormenor de alguns enfeites pendurados

Enfeites pendurados nos corredores e salas de aula

Enfeites pendurados nos corredores e salas de aula

Visita Virtual ao Jardim Zoológico de Lisboa

Para quem não teve oportunidade de participar em direto, aqui fica o vídeo para ver ou rever quando quiser.

Dia 3 de março, inserido nas comemorações do Dia Mundial da Vida Selvagem, o Projeto Eco-Escola da nossa escola, convidou os elementos da comunidade educativa para uma visita virtual ao Jardim Zoológico de Lisboa. Esta foi uma iniciativa da ABAE/Programa Eco-Escolas em parceria com o Centro Educativo do Jardim Zoológico de Lisboa.

A guiar-nos nesta visita, e dando a conhecer melhor algumas das espécies, esteve o técnico educativo do Centro Educativo do Jardim Zoológico de Lisboa, Tiago Carrilho.

A comemoração do Dia Mundial da Vida Selvagem, criado em 2013 pela ONU, aquando da verificação da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção), tem como objetivo celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.

Foram destacadas algumas espécies selvagens atualmente ameaçadas e quais as principais causas dessa ameaça.

Uma visita divertida e educativa. Mais ainda: ao ver estes diversos animais ninguém pode deixar de ficar sensibilizado para os problemas que os ameaçam.

Reciclar para doar

A turma do 6ºF abraçou um projeto de reciclagem de garrafas de plástico. Coordenado pela Diretora de Turma, a professora Alexandra Belchior, e em colaboração com os Hipermercados Auchan.

As garrafas são trocadas por vales que podem ser descontados nas compras.

Pretende-se que este projeto seja mais um contributo para a Campanha AEVM Solidário, que tem como objetivo ajudar as famílias mais carenciadas.

Todos podem ajudar... as famílias e o ambiente!

Construindo de uma estação meteorológica

Indo ao encontro de um dos temas do ano do Projeto Eco-Escolas - o Ar - a turma do 5º C resolveu montar uma estação meteorológica, reutilizando materiais para construir diversos instrumentos de medida, num projeto que envolveu a articulação de diversas disciplinas (EV, ET, Oficina de Projeto, ...).

Com a orientação da sua Diretora de Turma, a professora Eunice Marques, além da construção, pesquisaram e trataram informação sobre o ar/atmosfera, experimentaram os instrumentos e recolheram dados, fizeram registos gráficos da informação recolhida.

Dia Mundial da Árvore e da Poesia

Dia Mundial da Árvore e da Poesia.mp4

Um aluno, um poema... a uma árvore!

Seguindo a sugestão da sua Diretora de Turma, a Professora Madalena Gonçalves, e articulando a comemoração do Dia da Árvore e o Dia da Poesia, os alunos do 6.ºI, apresentarem um poema a uma árvore.

O trabalho foi desenvolvido em Cidadania e Desenvolvimento e o resultado foi um belo conjunto de poemas e de lindas imagens de diversas árvores.

Apreciem!

Ilustrando o Eco-Código...do 8ºE

Uma proposta ilustrada e na forma de cartaz, distinguiu esta atividade na turma do 8ºE.

Tal como em muitas outras turmas da nossa escola, os alunos do 8ºE apresentaram as suas propostas para a elaboração do Eco-Código 2021, correspondendo à solicitação da sua Diretora de Turma, a professora Ana Minhós.

Mas não ficaram por aqui!

Selecionaram as melhores frases da turma e criaram o Póster Eco-Código do 8ºE.

Está bonito, não está?

Uma proposta para o Eco-Código diferente...

Quando a Diretora de Turma, a professora Maria Luiz Santos, solicitou aos alunos do 6º A a sua contribuição para a elaboração do Eco-Código 2021, os alunos corresponderam, propondo um grande número de frases, cada uma delas traduzindo uma ideia que consideraram importante para integrar um código de conduta de uma Eco-Escola.

No entanto, a aluna Raquel Cordeiro apresentou a sua proposta de uma forma diferente e mais elaborada.

Está uma composição entre mensagem e ilustração muito interessante!

Certamente, esta mensagem não pode passar despercebida.

Desafio: A minha árvore nativa

Bruna Gaspar, 6ºC

Sobreiro / Quercus suber

Este foi um dos desafio Eco-Escolas, integrado nas comemorações do Dia Mundial da Árvore.

Os alunos foram convidados a desenhar uma espécie nativa de Portugal, o seu perfil, e um pormenor da mesma (folha, fruto, flor), identificando a espécie pelo seu nome comum e científico.

O objetivo deste desafio, para além de estimular o desenvolvimento artístico foi alertar para a importância de respeitar a natureza e preservar a floresta e as espécies nativas do nosso país.

Alguns alunos aceitaram o desafio e ilustraram algumas das árvores características do nosso país.

Apreciem as obras enviadas pelos nossos artistas.

A ilustração do sobreiro (Quercus suber) realizada pela aluna Bruna Gaspar, do 6ºC ,foi selecionada para representar a escola neste desafio a nível nacional, promovido pela ABAE.

Com este desenho não se limitou a representar uma espécie autóctone do nosso país. Também revela a importância desta árvore como fonte de matéria prima (a cortiça) e de alimento (a bolota).

Destaca-se um pormenor da folhagem e do fruto, bem como a zona de corte da cortiça.

Muito bom!

Rodrigo Simões, 9ºF

Castanheiro / Castanea sativa

Diogo Simões, 9ºF

Sobreiro / Quercus suber

Melissa, 7ºD

Carvalho-alvarinho / Quercus robur

5ºH

Sobreiro / Quercus suber

Carolina, 5ºH

Sobreiro / Quercus suber

Lucas Felgueiras, 5ºA

Azevinho / Ilex aquifolium

Henrique Ralo, 9ºF

Sobreiro / Quercus suber

Frases Eco-Código ilustradas

A aluna Leonor Sales, do 5º L, também procurou inspirar-se para responder à proposta da sua Diretora de Turma, a professora Ana Grazina, quando esta solicitou aos alunos da turma a sua contribuição para a elaboração do Eco-Código 2021.

Os alunos propuseram diversas frases, que consideraram importante para integrar o Eco-Código, mas a Leonor apresentou as suas ideias ilustradas.

Diz-se que uma imagem vale mais que mil palavras mas, na dúvida, a Leonor usou ambas: a imagem e as palavras!

Inspirador!

Na minha casa não desperdiçamos

Joana Moças, 6ºB

Este foi um desafio Eco-Escolas divulgado na Reunião de Conselho Eco-Escola e que a Diretora de Turma do 6ºB, a professora Isabel Costa, desde logo apoiou e divulgou junto dos seus alunos.

Propôs-se aos alunos que, durante 3 dias, contabilizassem o desperdício alimentar nas suas casas, durante a preparação e confeção dos alimentos e após as refeições. Propôs-se ainda que sugerissem formas de reaproveitar partes de alimentos, normalmente descartadas, ou seja, receitas para reaproveitamento de sobras resultantes tanto da preparação dos alimentos (cascas, caules, folhas, etc.) como das refeições (arroz, batatas, carne, etc.).

Aqui ficam algumas das propostas apresentadas, receitas que podem experimentar.

Pela forma como recolheu os dados, de acordo com as regras estabelecidas pelo desafio, destacou-se a aluna Joana Moças, razão pela qual esse foi o trabalho selecionado para representar a nossa escola neste desafio, a nível nacional.

Bom trabalho Joana!


Inês Ferreira, 6ºB

Joana Correia, 6ºB

Nair Souto, 6ºB

Rafael Lage, 6ºB

Inês Ferreira, 6ºB

Dia da Terra

As turmas do 8ºD e 8ºE, participaram nas comemorações do Dia Mundial da Terra, com trabalhos realizados na disciplina de Ciências Naturais e dinamizados pela professora Mónica Romão.

Usaram o Padlet como ferramenta e criaram belíssimos murais.

Disponibilizaram também um vídeo que alerta para a necessidade de proteger a vida marinha.

Feliz Dia da Terra... afinal Dia da Terra são todos os dias!

dia mundial da Terra.mp4

Concurso Recicla-Robot

Reciclar e reutilizar é fundamental para manter a sustentabilidade do nosso planeta.

Este é um concurso onde o objetivo é a criação de um robot, reutilizando materiais.


Os alunos do 6º J, Helena Paiva, Lara Janeiro, João Fernandes e João Ramos, com o apoio da sua Diretora de Turma, a professora Ana Pessoa, convidaram os alunos a participar num concurso por eles planeado.



Recicla-Robot_video.mp4



A turma 6ºJ elaborou ainda o N.º1 do “Noticías AEVM”.


Dia da Biodiversidade


Usaram como ferramenta o Padlet, para criar um mural colorido e passar uma importante mensagem.

PROTEGE A BIODIVERSIDADE!

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade (dia 22 de maio), os alunos das turmas 8.ºD e 8.ºE, partilharam com a Comunidade Educativa os trabalhos realizados na disciplina de Ciências da Natureza sobre “Preservação da Biodiversidade”, orientados pela professora Mónica Romão.

O Mar Começa Aqui

André Videira, 5ºL

Daniel Matisdes, 5ºD

A nossa escola participa pela segunda vez no concurso a nível nacional "O mar começa aqui".

Para além de pretender estimular a criatividade dos alunos, este concurso tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a necessidade de manutenção da limpeza dos espaços exteriores., lembrando que o lixo irá ser escoado com as águas da chuva através das sarjetas e acabará por ir parar ao mar, pondo em risco os ecossistemas marinhos.

A participação neste concurso implica a cooperação da Câmara Municipal, e desenvolveu-se em várias fases:

1 - Inscrição do município

2 - Inscrição da escola

3 - Apresentação de desenhos/projetos que pretendem reproduzir nas sarjetas/sumidouros, pelos alunos. Deverá conter a frase “O mar começa aqui”,

4 - Seleção do desenho/projeto que representa a escola no concurso nacional

5 - Submissão do projeto da escola e sua validação pelo jurí da ABAE

6 - Concretização da pintura numa das sargetas da escola, utilizando materiais fornecidos pelo município

7 - Após o dia das pinturas, enviar para a ABAE uma imagem da sargeta pintada.

8 - A imagem enviada será divulgada na página do Programa Nacional Eco-Escolas e respetivas redes sociais.

O desenho selecionado este ano foi apresentado pelo Aluno André Videira, do 5ºL.

A turma aproveitou para comemorar o Dia dos Oceanos e a 8 de junho concretizou a pintura do André numa sarjeta da nossa escola, perto do lago do dragão.

Passem por lá e apreciem-se.

E lembrem-se... não deixem lixo no chão!

Eco-pontos nunca são demais

A turma do 5º H levou a sério a Campanha de recolha de materiais para reciclagem. Até construiu uns espetaculares eco-pontos para a sala de aula: o eco-ponto amarelo para as embalagens de plástico e o eco-ponto azul para o papel. Estão excelentes!

Mas as imagens mostram que não são apenas estes (embalagens e papel) os materiais recolhidos para reciclagem.

Também recolhem outros resíduos, em eco-garrafões: rolhas, pilhas, tampinhas, cápsulas de café...

Parabéns ECO-TURMA!

Eco-Código 2021

Eco-Código 2021

Incentivados pelos respetivos diretores de turma, as várias turmas, dos diferentes anos de escolaridade, do 5º ao 9º ano, envolveram-se na elaboração de mais um Eco-Código, um código de conduta construído e partilhado por toda a comunidade educativa.

Propuseram frases, selecionaram as melhores da turma e votaram para a seleção das frases finais.

Este é o Eco-Código 2021.

Foi com base nele, e com a colaboração dos Diretores de Turma, que lançámos o desafio aos alunos para participarem na elaboração do Póster Eco-Código 2021,


Póster Eco-Código 2021

Mariana Graças, 8ºD

Desde 2009, a nossa escola tem participado sempre no concurso anual Póster Eco-Código, com pósteres muito diferentes.

Durante muitos anos a participação foi efetuada com pósteres elaborados em cartolina e enviados pelo correio. Agora, devido às restrições impostas pela pandemia e à generalização do uso de recursos digitais, também os Pósteres Eco-Código são apresentados apenas em versão digital.

Este ano, vários alunos apresentaram as suas propostas.

O póster Eco-Código 2021 selecionado para representar a nossa escola é da autoria da aluna Mariana Graças, da turma D do 8º ano, e contém um conjunto de mandamentos muito simples de concretizar no dia a dia. Pequenos gestos que qualquer um pode fazer, mas que fazem uma grande diferença. Referem-se aos temas básicos - água, resíduos, energia – e também aos espaços exteriores, temas também refletidos nos diversos elementos gráficos do póster, destacando um planeta Terra (o planeta azul), com muito espaço exterior e muito verde.

Um bonito cartaz. Agora só é preciso pô-lo em prática!


João Oliveira, 6ºI

Beatriz Lopes, David Aleixo, Tayana Pompilio, 8ºD

Diogo Carvalho, Duarte Santos, Martim Oliveira, 8ºD

Marta Ferreira, Matilde Sousa, Matilde Boulhosa, Rita Silva, 8ºD

Matilde Madeira, Francisco Oliveira, Ivo Lopes, Duarte Soares, 8ºD

João, Ivan e Martim Costa, 8ºD

Energias Renováveis

O que são energias renováveis?

Quais os tipos de energias renováveis?

Quais as vantagens para o planeta com o uso das energias renováveis?


Estas são algumas das questões a que os alunos do 5ºA procuraram responder, incentivados pela diretora de turma, professora Branca Neves.


António Dinis Saiote e Marco Paiva, deixam a mensagem:


Energias renováveis devemos usar para o mundo salvar!

A better planet with renewable energy.


Cidades Sustentáveis

As cidades sustentáveis foi um dos temas abordados nas turmas do 8ºD e 8ºE. Este tema integra-se nos conteúdos da disciplina de Geografia, nomeadamente no subdomínio” Cidades, principais áreas de fixação humana”.

Esta atividade foi realizada em articulação com as disciplinas de Oficina de Projeto, Cidadania e Geografia, coordenada pelas diretoras de turma, professoras Graça Ferreira e Ana Minhós.


Os alunos elaborarem um powerpoint com a informação recolhida sobre o tema e executaram uma maquete de uma cidade sustentável, usando diversos materiais ou em formato digital.


A turma do 8ºD construiu ainda um painel para a sua sala de aula, sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, com a contribuição de todos os alunos.


Campanha Laço Azul

Na sequência do apelo da CPCJ - Seixal, de sensibilização da comunidade educativa para a Campanha do Laço Azul, multiplicaram-se, pelos diversos locais da escola, os laços azuis para chamar a atenção para a Problemática dos “Maus-Tratos na Infância".


Por iniciativa do grupo de Matemática do 2º ciclo, muitos alunos do 2º e também do 3º ciclo, executaram laços de papel, em diferentes tons de azul, utilizando a técnica Japonesa designada de “Origami”, arte da dobradura do papel, durante aulas de Matemática ou Cidadania e Desenvolvimento, explorando alguns conceitos geométricos, associados a esta construção/dobragem (nome de figuras geométricas planas, cálculo de área e perímetro, conceito de lado, vértice, comprimento, largura, diagonal, mediana, ângulo, ...).

Ao longo do mês de abril, muitos contribuíram ainda com outras ideias, executando outros laços, utilizando materiais, tamanhos e técnicas diferentes (reutilização de papel de jornal/ revistas/ tampinhas,...), dando também destaque ao projeto Eco-Escola e clube Ciência Viva e articulando diversas áreas disciplinares e a participação de turmas do agrupamento, desde o 1º ao 3º ciclo.


Foram ainda elaborados panfletos e marcadores de livros, alusivos aos 10 principais aspetos a respeitar para um desenvolvimento saudável dos mais pequenos e indefesos.


A violência e os Maus-Tratos na Infância um dos mais graves problemas de saúde pública do nosso tempo, quer pela sua dimensão, quer pelas consequências, tanto a curto como a longo prazo.

Na situação atual em que vivemos, de confinamento social, a Promoção dos Direitos da Criança” deve ser alvo de especial atenção.

Projeto Eco-Valor

Este é um projeto em parceria com a AMARSUL, para recolha seletiva de embalagens de plástico e de papel para reciclagem.

A AMARSUL fornece os sacos para o lixo, amarelos e azuis que são colocados nos suportes, em diversos pontos do recinto exterior da escola. O objetivo é o de sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de efetuar a separação dos resíduos, de forma a permitir a sua reciclagem, e também aumentar o nº de caixotes de lixo seletivos (eco-pontos) mantendo a escola mais limpa. Semanalmente, alternando os sacos azuis e amarelos, a AMARSUL efetua a recolha dos sacos que já se encontram cheios, encaminhando-os para a reciclagem.

Reutilizar para doar

O projeto da turma 6ºF , coordenada pela diretora de turma, a professora Alexandra Belchior, baseou-se na reutilização dos elásticos das máscaras.

A recolha dos elásticos foi feita pelos alunos da turma, na sala de aula, e contou também com a participação dos alunos do 5ºF.


Foi feito o registo mensal do número de elásticos das máscaras numa tabela e posterior tratamento dos dados.

Com esta atividade foram abordados os temas da poluição, da reciclagem, da reutilização e da solidariedade.

De facto, os elásticos recolhidos foram utilizados para fazer elásticos para o cabelo com a ajuda de alguns dos familiares dos alunos, aproveitando também retalhos de tecido.

O dinheiro angariado com a venda dos elásticos para o cabelo será doado para o Projeto de Solidariedade da escola, contribuindo para os cabazes alimentares da escola para famílias carenciadas.


Com este projeto ajudaram o ambiente e as famílias mais necessitadas do agrupamento.



Cataventos - Comemoração do Dia do Vento

Cataventos_5ºI.mp4

Correspondendo a uma atividade proposta pela sua diretora de turma, a professora Lina Chora, a turma do 5ºI fez uns belos cataventos, ainda em período de confinamento, relacionando com a temática da Energia Eólica, que se enquadra na comemoração do Dia Mundial do Vento (Energia Eólica).

O Dia Mundial do Vento foi criado em 2007, com o intuito de chamar a atenção para o grande potencial do vento como recurso de produção de eletricidade renovável.

Este evento mundial é comemorado anualmente no dia 15 de junho e é um dia para descobrir as potencialidade e vantagens da energia eólica. Mais de 80 países a nível mundial, têm parques eólicos em funcionamento e Portugal é um deles.

Desde o início do ano de 2019, as fontes de eletricidade renovável representaram 58,16% da produção de eletricidade em Portugal Continental, sendo que 29,33% é apenas referente à energia eólica. Entre as principais vantagens deste tipo de energia destacam-se o ser inesgotável e diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE);

Plantação de alecrins e valores morais

A turma do 6º B empenhou-se em participar no Projeto Eco-Escola, participando em diversas atividades que foram sendo propostas ao longo do ano ( eleição do embaixador do ambiente, recolha de resíduos, desafio "Na minha casa não desperdiçamos, frases para o Eco-Código 2021, votação para o Eco-Código 2021.

Para além destas, deu continuidade a um projeto de melhoria dos espaços exteriores, um dos temas do ano do projeto Eco-Escolas, plantando dois alecrins e continuando a regar e a cuidar das plantas plantadas no ano anterior.

Incentivados pela diretora de turma, professora Isabel Costa, esta turma trabalhou também os Valores Morais em Cidadania e Desenvolvimento e tem procurado sistematicamente divulgá-los e aplicá-los.

Os alunos produziram livros digitais sobre esta temática e um vídeo.

Estão de parabéns!

Dia dos Oceanos

As professoras de Ciências Naturais, Mónica Romão e Edite Ferreira, realizaram juntamente com as suas turmas do 8.ºano, uma exposição, no pavilhão E da nossa escola com o tema “Oceano de Lixo”. Esta tem por objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de preservar os oceanos.

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado anualmente a 8 de junho e pretende lembrar a importância da preservação dos mares e oceanos e na vida quotidiana de todos nós.

Os oceanos são o habitat de uma vasta variedade de seres vivos mas são também uma importante fonte de alimento e energia, constituindo uma parte crítica da biosfera. Cobrem 70% da superfície do planeta, regulam o clima e fornecem o oxigénio, essencial para vivermos.

Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.

Não esqueçamos que as gerações futuras também vão precisar dos recursos dos oceanos.

Atualmente estão em risco, devido à sobre-exploração.

Esta exposição convida-nos a refletir e pensar na melhor forma de os protegermos.

Parabéns pelo excelente trabalho!


Animais em vias de extinção

Os alunos do 6.ºC, supervisionados pela diretora de turma, professora Catarina Silva, trabalharam o tema "Animais em vias de extinção" efetuando pesquisas ao longo do ano letivo, reunidas num trabalho final em vídeo.

Este vídeo pretende ser um alerta para este problema e procura contribuir para uma mudança de comportamento face a esta realidade.

A biodiversidade está em risco!

Espaço de Cidadania

Espaço de cidadania.mp4

As atividades e projetos realizadas pelas diversas turmas em Cidadania e Desenvolvimento foram muitas e os temas diversificados, muitos dos quais com temáticas associadas ao ambiente, uma área que cativa muitos dos nossos alunos.

No final do ano, uma exposição no pavilhão A mostra uma pequena seleção de projetos realizados pelas turmas na área curricular de Cidadania e Desenvolvimento ao longo do ano letivo. Alguns grupos optaram pela realização de vídeos que podem ser visualizados no LCD da Biblioteca escolar.

A Exposição foi dinamizada pelas coordenadoras de Cidadania e das Bibliotecas Escolares, professoras Teresa Lopes e Valentina Pereira, respetivamente.

Parabéns às turmas, aos seus DT e conselhos de turma pelo excelente trabalho!

O Mar como meio de comunicação - 7.ºB

Poluição nos Mares – 5.ºI

Que tipos de lixo existem no Mar – 7.ºC

O Homem e o Fogo – 7.ºD

O Mar como Meio de Comunicação – 7.ºB

O Mar na Literatura – 7.ºA

Recicla-Robot – 6.ºJ

Temas vários - 5.ºC

Valores Morais – 6.ºB

O Homem e o Fogo

Os alunos do 7.ºD, desenvolveram um trabalho de projeto explorando o tema “O Homem e o Fogo”, tendo efetuado uma exposição dos trabalhos realizados no átrio do pavilhão A.

Abordando vários aspetos desta temática, o projeto trabalhou também o problema dos incêndios, fontes de dióxido de carbono e responsáveis pela destruição de florestas, habitat de muitas espécies, fonte de recursos e de oxigénio.


O Mar como Meio de Comunicação

7B - CIDADANIA.mp4

O projeto da turma do 7ºB, "O Mar como Meio de Comunicação " é uma adaptação do conto "Avó e neto contra Vento e areia" ao tema da poluição do Mar e das praias, coordenado pela diretora de turma, professora Teresa Lopes.

A turma estudou o conto de Teolinda Gersão: "Avó e neto contra vento e areia".

No conto, avó e neto são surpreendidos por uma tempestade de areia.

A turma fez uma adaptação do conto ao tema da poluição do mar e das praias.

Assim , em vez da tempestade de areia, avó e neto são surpreendidos por uma onda cheia de plástico, palhinhas e cotonetes.

Na disciplina de EV, fizeram um estudo de cor : de um lado , podemos ver as ondas limpas , lindas e cheias de cor, enquanto que, no verso, podemos ver a avó e o neto no meio de uma praia cheia de lixo.

Diversas disciplinas contribuíram, direta ou indiretamente, que resultou ainda numa exposição no átrio da Biblioteca, para a qual muito colaborou a professora de Educação Visual, Filomena Sousa.


Poluição dos mares


A turma do 5º I trabalho o tema "Poluição dos mares" tendo elaborado alguns cartazes, em articulação com a disciplina de Inglês, os quais integraram a exposição do Espaço de Cidadania no pavilhão A.

O Mar na Literatura

O mar na literatura7ºA.mp4

No âmbito do tema “O Mar na Literatura”, a turma 7ºA desenvolveu uma atividade em articulação com as disciplinas de Oficina de Projeto / TIC, Português, Francês, História e Educação Visual.

O mesmo consistia no tratamento da presença do Mar em diversos textos literários e autores.

Os trabalhos elaborados foram expostos no pavilhão A.

Espetaculares!


Este projeto teve ainda como produto final a construção de um website e a sua posterior divulgação neste website:

https://tic7aaevm.wixsite.com/omarnaliteratura

Escultura em modelação 3D

A turma do 9ºE, orientada pela diretora de turma, professora Cristina Dias, e pelo professor de TIC, Armando Barreira, desenvolveram em Oficina de Projeto/TIC, em articulação com Educação Visual, um projeto com diversas etapas:

  • Elaboração de uma escultura em papel a partir da planificação de um cubo

  • Passagem da escultura para uma plataforma de modelação de objetos imprimíveis em 3D

  • Exportação de uma escultura para uma plataforma de realidade virtual.

  • Criação de uma apresentação multimédia, com recurso a uma plataforma de Realidade Virtual, sobre a escultura elaborada em modelação 3D.

Apresentamos um exemplo dos trabalhos realizados, da autoria de uma aluna do 9.ºE

Nesta escultura destaca um grande aquário virtual, com diferentes espécies representadas.


O produto final pode ser apreciado em

https://edu.cospaces.io/PPP-RCL

O Mar nas Artes

Os alunos da turma do 7ºC iniciaram a construção de um website logo no início do ano com a definição do tema “O mar nas artes” e que tem uma forte componente ambiental.

Aos poucos, o projeto foi evoluindo com o contributo das disciplinas de Oficina de Projeto/TIC, Cidadania e Desenvolvimento, História, Inglês, Francês e Educação Visual.

Apresentam o produto final de uma longa viagem desejando:

"Boas navegações."


Não deixem de visitar o website!

https://oficinaprojtic7cae.wixsite.com/omarnasartes

Se quiserem dar uma olhadela, aconselhamos que o façam com o som ligado.

Operação Mar Limpo

O Projeto do 6ºD, "Operação Mar Limpo", teve como objetivo melhorar a qualidade dos oceanos.

Os alunos, depois de pesquisarem sobre o tema, apresentaram diversos trabalhos em que abordaram diversos problemas que afetam os mares, como a Extração de Areias e de Petróleo, a Pesca e o Lixo Marinho, nomeadamente o proveniente dos Plásticos.

O Projeto culminou com uma recolha de Lixo na Ponta dos Corvos, com o apoio da Brigada do Mar.

Nesta ação contaram com o apoio da sua diretora de turma, professora Graça Pereira, do professor Gabriel Coelho e do encarregado de educação M. João Martins.

Plástico.mp4
Poluição_Plasticos e petróleo.mp4
Plástico e Retiradas das areias.mp4
my-eye-popping-video.mp4

Dia dos Oceanos em mosaico

A turma do 6ºA, sob a orientação da diretora de turma, professora Maria Luiz Santos, elaborou cartazes sobre o Dia Mundial dos Oceanos.

Utilizando a técnica de mosaico na imagem do peixe, representaram diversas espécies marinhas.

Lindos!

Projeto "A preservação do ambiente e o desenvolvimento sustentável"

O projeto "A preservação do ambiente sustentável" do 5º A, foi desenvolvido ao longo do ano em Oficina de Projeto + TIC /Cidadania e Desenvolvimento e a teve a participação dos docentes do Conselho de Turma nas diferentes etapas.


Os temas trabalhados foram diversificados:

A água : rios e ribeiras; Mares de Oceanos; A Floresta; A preservação do património natural; Biodiversidade; Agricultura biológica; O ar; As alterações climáticas; Resíduos e reciclagem; Transportes e mobilidade sustentável; Energias renováveis; Animais em risco de extinção: o lobo ibérico e o saramugo.

O projeto culminou com uma manifestação no recinto escolar e nas imediações da escola, com orientação da sua diretora de turma, professora Branca Neves, como forma de alertar e sensibilizar para os problemas ambientais que estão a afetar o nosso planeta.


MVI_8706.MOV
Projeto 5 A_ Eco-escolas.mp4

Animais marinhos

Animais Marinhos.mp4

A turma do 8ºD investigou a vida nos oceanos e elaborou apresentações em powerpoint e construiu diversos animais marinhos, reutilizando materiais e dando-lhes uma nova vida.

Com estes trabalhos, os alunos encontraram mais uma forma de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de proteger os Oceanos e todas as espécies que nele habitam.

Aqui ficam alguns exemplos partilhados pela sua diretora de turma, a professora Graça Ferreira.

Espaços exteriores – mural natureza

Para alegrar o espaço exterior e torná-lo ainda mais agradável, a turma do 8ºB pintou um lindo mural, registando momentos muito bem passados.

Ao ativar o portão lateral este ano letivo, por razões de segurança sanitária, foi melhorar o espaço na zona circundante. Os muros foram arranjados, o telheiro construído, piso e passeios tratados. Considerou-se que seria importante tornar esta zona atrativa e bonita.

Com a colaboração dos alunos, professoras de Educação Visual, Glória Martins e Ana Isabel Silva e Diretora de Turma, Isabel Costa, e da assistente operacional Lurdes, ficou concluído o Mural com maravilhosos momentos registados.

VID_20210630_165431.mp4

Concurso “A minha árvore nativa”

A Escola Básica de Vale de Milhaços obteve o 2.º prémio no concurso “A minha árvore nativa”, no âmbito do Programa Eco-Escolas.

O desenho que representou a nossa escola no concurso foi elaborado pela aluna Bruna Gaspar, do 6.º C, que está de PARABÉNS !!


Portefólio 2020/2021 - Mais um ano de Eco-Escola

Portefolio-Galardao-2021-EBVM_Final (1).mp4

Muitas atividades e muito diversas!

Novamente num ano atípico, em consequência da situação pandémica, a regra de distanciamento social fez-se sentir: na forma como planeamos atividades, na forma como as desenvolvemos, na nossa forma de trabalhar e de lidar uns com os outros. A interação foi mais difícil, o espaço e o tempo mais limitados, a expressão das emoções foi perturbada, a envolvência de todos mais dissimulada...

Mas... um dos aspetos mais positivos do projeto é o seu objetivo de reunir os esforços de todos, procurar em cada espaço da escola, em cada disciplina, em cada turma, em cada elemento da comunidade educativa que ações desenvolveu, qual o seu contributo para o todo. E o todo resultante é um mapa gigantesco de ações e de interligações.


A cooperação e colaboração de todos é fundamental e inevitável para garantir um futuro sustentável.

A todos os que participaram neste Projeto Eco-Escola e que contribuíram com as suas ações, trabalho e bons exemplos para melhorar um pouco o ambiente da nossa escola e do planeta, mais uma vez:

OBRIGADO!