Atividades 2021/2022

Embaixadores do Ambiente

Novo ano letivo, novos embaixadores...

...e continuação de alguns!

A pouco e pouco, cada turma foi elegendo o seu Embaixador do Ambiente.

Alguns desempenham o cargo pela primeira vez, outros estão muito satisfeitos por repetir.

É o caso do aluno da turma B do 9.º ano, Guilherme Rodrigues, que é o Embaixador do Ambiente desde o 5.º ano, ou seja, pelo quinto ano consecutivo.


O Embaixador do Ambiente é o representante da turma no Conselho Eco-Escola (1.º passo obrigatório do Programa Eco-Escola) e deverá estar motivado para intervir na defesa do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.


O Conselho Eco-Escola é um grupo de trabalho com representação de vários elementos da comunidade, que sugere, discute, avalia e divulga as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo.


O Embaixador do Ambiente desempenha um papel importante na transmissão de informações e na sensibilização da turma para a participação em atividades no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Pode coordenar ou ajudar na coordenação dos projetos da turma, tendo um conhecimento global do que está a ser desenvolvido. Em consequência, tem uma situação privilegiada na divulgação dos projetos da turma.


BEM VINDOS AO CONSELHO ECO-ESCOLA!


Eco-pontinhos em todas as salas

A reciclagem é um importante processo para a diminuição do lixo e da extração de recursos naturais, pelo que deve ser uma medida responsável a adotar por uma sociedade sustentável.

No início deste novo ano, para promover a reciclagem na nossa escola e sensibilizar a comunidade escolar para a sua importância, as turmas foram desafiadas a colocar e decorar dois Eco-pontinhos - um amarelo e um azul - na sua sala. Solicitou-se ainda a construção e colocação de um painel junto dos mesmos, com informação sobre o tipo de resíduos que deve ou não ser colocado em cada um deles.

A turma do 7.ºD já aceitou o desafio e partilhou algumas fotos obtidas durante a aula de Cidadania e Desenvolvimento.


A Horta da nossa Escola

Este ano letivo, as turmas F e H do 5.º ano e E do 9.º ano, decidiram voltar a dinamizar a horta da nossa escola.

A nossa horta estava em muito mau estado, mas é um terreno com muitas potencialidades, pelo que o desafio é voltarmos a dar-lhe vida. Temos muito trabalho pela frente, mas julgamos que será extremamente gratificante para todos. Vamos decerto aprender muito com este projeto, pois a aprendizagem na escola não acontece só dentro da sala de aula.


Na nossa horta podemos:

  • melhorar a nossa alimentação e saúde;

  • ter hábitos de vida saudável;

  • aprender mais sobre a natureza, a agricultura e a nutrição;

  • aprender a trabalhar em equipa, respeitar e valorizar o trabalho dos outros;

  • usufruir de um lugar de prazer e recreação (flores e arbustos, áreas de lazer, sombra e zonas para comer);

  • assistir a uma lição contínua de respeito pelo meio ambiente.


Deixamos o convite para visitarem a nossa horta.

Juntem-se a este desafio!


Plano de Inovação - Turma 8.ºD

Tema do ano: Os oceanos “o ouro azul”

Sessão de meditação

No ano letivo 2020/2021 foi implementado, na Escola Básica de Vale de Milhaços, um Plano de Inovação numa turma de 7.º ano.

Neste âmbito foi criada a disciplina de Oficina do Saber, cujo principal objetivo é a articulação curricular e integra as disciplinas de História, Geografia, Inglês, Ciências Naturais, Educação Visual, TIC e Cidadania.

Esta tem permitido aos alunos consciencializarem-se de que há áreas do saber que se complementam e que as aprendizagens essenciais de cada disciplina não são “compartimentos isolados”. No entanto, a articulação curricular é estendida às outras disciplinas, sempre que se considera oportuno. Neste ano letivo, este Plano de Inovação estendeu-se a mais duas turmas, uma do 2.º ciclo (5.º ano) e outra do 3.º ciclo (7.º ano).

No plano de Inovação, e mais concretamente na disciplina de Oficina do Saber, trabalha-se essencialmente a metodologia de projeto, aplicada ao tema escolhido previamente pelos alunos, durante um período de tempo normalmente longo. Assim, o ponto de partida é os interesses dos alunos, a partir dos quais se definem os temas que envolvem várias disciplinas do currículo, sendo trabalhadas as competências de ciclo através de metodologias ativas. Os alunos demonstram os seus conhecimentos e capacidades, desenvolvendo um produto ou uma apresentação para um público real.

Como resultado, os alunos desenvolvem um conhecimento mais consolidado dos conteúdos, bem como o pensamento crítico, a criatividade, a capacidade de comunicação, a autonomia, a responsabilidade e a cooperação.

Este ano, a turma do 8.º D trabalha o tema Os oceanos “o ouro azul”, desenvolvendo diversas atividades ao longo do ano.

Tem como objetivo colocar um painel alusivo aos Oceanos elaborado em articulação curricular, no bloco E.

No 1.º semestre foi realizada uma visita ao Centro Náutico de Almada para que os alunos fizessem canoagem, uma visita de estudo à fragata D. Fernando II e Glória para os alunos aprenderem como era a vida a Bordo, tiveram a presença na aula de um nadador-salvador para esclarecimento de dúvidas aos alunos, uma Sessão de Meditação com um Encarregado de Educação com música alusiva ao Mar e os alunos elaboraram um Diário de Bordo digital.

Biodiversidade na nossa Terra

Visita ao Sapal de Corroios e Moinho de Maré


Guião da visita de estudo ao Sapal de Corroios e ao Moinho de Maré

Os alunos do 5.ºA, no dia 26 de novembro, fizeram uma visita de estudo ao Sapal de Corroios.

Fizeram a caminhada a pé, desde a Escola Básica de Vale Milhaços às 8h25min, acompanhados das professoras Isabel Costa, Glória Martins e Angelica Silveira.

A primeira paragem foi na rotunda dos flamingos para fazerem a contagem dos vinte animais. Ao chegarem ao Moinho de Maré, às 9h23min, verificaram e registaram que tinham dado 7088 passos. Foram recebidos pelo professor Manuel Lima que lhes falou sobre os animais do sapal (aves e animais aquáticos) e sobre as plantas. Também lhes emprestou os binóculos para verem as aves.

Dentro do Moinho, assistiram a uma sessão sobre “A biodiversidade de Aves no SAPAL de Corroios” dinamizada pelo Prof. Manuel Lima, a que se seguiu a observação das aves do Sapal. visitaram a exposição de rua “Há vida no Sapal de Corroios”. Avistaram várias aves e peixes, como o flamingo ou o perna-vermelha comum com a ajuda de binóculos e fotografaram alguns animais.

No caminho de regresso, passaram pela Escola Secundária João de Barros, pela Estação de Corroios, pela Piscina Municipal e pelo Parque da Marialva, fazendo diversos tipos de observações e registos, desde os sons que se ouviam à recolha de diversos tipos de folhas, como folhas de pinheiro, oliveira, carvalho, entre outras.

Os alunos chegaram à escola às 12h50min e fizeram 14 897 passos no total, constatados pelos registos efetuados.

Com base nos registos efetuados seguiram-se diversas atividades nas aulas, entre as quais a elaboração de diversas notícias, publicadas no painel de notícias do Projeto Eco-Escola e uma árvore de natal com as folhas que apanharam durante a visita e os rolos de papel higiénico que trouxeram de casa.

Uma caminhada cheia com muitos passos e com muito para observar e aprender, que foi registado no guião que utilizaram no percurso da visita.


Projeto "eTwinning"

eTwinning é a comunidade de escolas da Europa. Este projeto disponibiliza uma plataforma para que escolas dos países europeus envolvidos possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar; em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa.

No âmbito da disciplina de Oficina do Saber, na turma do 5.º A com Plano de Inovação, foi desenvolvido o projeto eTwinning, uma vez que permite um trabalho articular profundo entre diversas disciplinas.

O projeto intitulado “Changing for a better planet, foi realizado em parceria com mais duas escolas, uma turca e outra grega. Foi delineado um objetivo comum: o de implementar ou motivar os alunos para a mudança de alguns hábitos/rotinas diárias que contribuam para a sustentabilidade ambiental, mais concretamente a sustentabilidade hídrica. Pretende-se que os alunos tomem consciência da pegada hídrica e modifiquem hábitos incorretos no consumo de água. Para isso, os alunos irão realizar diversas atividades e desafios, ao longo do ano letivo.


Iniciou-se as apresentações entre as escolas dos três países (Portugal/Grécia/Turquia):

Apresentação da EBVM

Apresentação do concelho do Seixal

Vale de Milhaços_students.mp4

Apresentação dos alunos do 5.º A

Videochamadas com os alunos das escolas parceiras


É Natal ... sustentável!

Turmas dos diversos anos de escolaridade celebram o Natal reutilizando materiais ou usando materiais recicláveis: rolos de papel higiénico, revistas, tampinhas, rolhas, restos de tubos, tudo se aproveita!


Campanha Escola Limpa XIII

Está uma Campanha a chegar, depois do Covid-19 nos tentar parar.

Vai embora pandemia … queremos recomeçar! Cada um de nós fará o possível para que a nossa escola esteja sempre limpa!

Depois de um ano de interrupção...

a Campanha Escola Limpa está de volta.

Esta é uma das campanhas que se mantém desde o nosso primeiro ano como Eco-Escola, apenas interrompida no ano anterior, devido às restrições impostas pela crise pandémica.

Já na sua 13.ª edição e já tem novo logotipo, elaborado pela turma do 5.ºE e coordenada pela professora Angélica Silveira. Apela à participação de todas as turmas da escola, contribuindo para manter a escola mais limpa e para sensibilizar a população escolar para colocar o lixo nos diversos contentores existentes.

ATENÇÃO: Não esquecer de fazer a separação pelos respetivos Eco-Pontos.

O calendário de participação das turmas já está a ser divulgado no Painel de Notícias Eco-Escola e cada turma pode escolher mais dias para participar.

Existe uma caixa “ Kit Escola Limpa” que contém: sacos, luvas, etiquetas coloridas para identificar o tipo de lixo e crachás com o logótipo da campanha para os alunos usarem durante a recolha dos resíduos.

No final, é preciso registar o número de sacos recolhidos e colocados em cada eco-ponto.

Mapa da recolha de resíduos Campanha Escola Limpa xIII.pdf


Conselho Eco-Escola

O Conselho Eco-Escola reuniu mais uma vez no dia 15 de dezembro, através da plataforma Teams, contando com a presença dos Embaixadores do Ambiente das diversas turmas da escola bem como outros elementos da comunidade escolar, encarregados de educação e representantes de entidades parceiras, membros do Conselho.

Foram destacados os principais objetivos e os passos fundamentais do Projeto e efetuada a sua calendarização.

De destacar a excelente participação por parte dos Embaixadores do Ambiente, que apresentaram diversas ideias das respetivas turmas.

2ª Reunião do Conselho Eco-Escolas 21_22 (dez.).pptx


Auditoria Ambiental

A Auditoria ambiental 2021/2022 mostra que a escola mantem um nível bastante satisfatório na maioria dos itens avaliados.

Nos três temas principais - “Resíduos”, “Água” e “Energia” - obteve-se um resultado de 82,5%, superior ao do ano letivo anterior (79,5%), e muito superior aos 51,8% obtidos em 2010/2011, quando se iniciou a realização das auditorias a toda a comunidade escolar.

O tema “Mobilidade” mantem-se com a classificação mais baixa (45,0%), sobretudo associado à grande percentagem de membros da comunidade escolar que se desloca para a escola em viatura própria, embora com uma ligeira melhoria em relação ao ano transato (35,0%).

Observou-se a melhoria de alguns dos itens, como na área dos Resíduos, Energia, Agricultura biológica e Ruído. Por outro lado, houve uma descida nos itens Água, Biodiversidade, Floresta e Mar, em parte relacionada com a redução de atividades e visitas de estudo nestes últimos dois anos de crise pandémica.

Com pequenas oscilações nos últimos anos, índice global tem-se mantido bastante satisfatório ao longo dos últimos oito anos, com classificações entre os 70 e 75%, com um ligeiro aumento ao longo do último quadriénio.

Alunos de quase todas as turmas responderam ao inquérito, bem como outros elementos da comunidade escolar, num total de 738 respostas.

Apresentam-se os resultados de algumas das questões inseridas no inquérito. As respostas demonstram boas práticas e hábitos já adquiridos pela grande maioria da comunidade escolar, como efetuar a separação dos resíduos para reciclar, tomar um duche rápido, aproveitar a luz do sol para iluminar os espaços interiores ou comer fruta ao almoço e jantar.

No entanto, outras revelam aspetos que ainda podem ser bastante melhorados, como evitar abrir tantas vezes a porta do frigorífico, andar mais a pé ou de bicicleta, evitar deixar os aparelhos em "stand by", preferir produtos biológicos e comer mais fruta ao pequeno almoço.



Campanha Escola Limpa XIII

A participação do 6.ºC

A Campanha Escola Limpa XIII iniciou-se apenas no segundo semestre e de forma ainda conturbada, pois o "regresso ao normal" nas atividades da escola faz-se devagar e com alguns contratempos e imprevistos, resultando na necessidades de alterações de calendarização e reagendamentos constantes.

Ainda assim, diversas turmas têm procurado participar e dar o seu contributo para a manutenção da limpeza do recinto escolar.

A turma D do 6.º ano embarcou nesta aventura, tendo participado afincadamente nesta tarefa…

No final, sentiram-se orgulhosos por terem contribuído para um ambiente escolar mais saudável, transformando-o num espaço mais harmonioso, onde cada um faz a sua parte para que a limpeza do espaço exterior seja uma prioridade.

Aqui ficam alguns registos da turma do 6º.D…



Projeto "Bem estar animal"

A turma do 7.ºD envolveu-se no seu projeto "Bem estar a Animal" e aproveitando a comemoração do Dia do Animal, 4 de outubro, elaborou alguns cartazes em PowerPoint, divulgando este projeto à comunidade.

Estabeleceu parceria com a Associação “O Cantinho da Milú" e criou um Banco Animal para recolha de alimentos, mantas, brinquedos e outros efetuando o registo e tratamento dos dados em excel.

O Cantinho da Milu é uma Associação Protetora de Animais, sem fins lucrativos, situada em Setúbal, fundada e gerida pela Emília Silva, carinhosamente tratada por Milú.

Com o objetivo de divulgar o projeto e promover a campanha de recolha na comunidade escolar, elaboraram folhetos para distribuir, publicaram notícias e afixaram cartazes, colocando um grande caixote, devidamente decorado e identificado, no átrio do pavilhão A, destinado à recolha de bens.

Os bens angariados foram entregues à Associação "O cantinho da Milú" e certamente os animais agradecem.

Desenvolveram também um padlet para divulgação dos animais disponíveis para adoção e afixaram os respetivos cartazes, apelando a sua adoção, relembrando que podem ser grande e boa companhia.


Adotem um amigo para a vida!


Mobilidade Sustentável

Diversas turmas, de vários anos de escolaridade, abordaram ou realizaram atividades sobre o tema da mobilidade sustentável, meios de deslocação utilizados, regras de segurança rodoviária e consequências para o meio ambiente, nomeadamente na qualidade do ar.

A turma do 5.º C respondeu a um questionário sobre as regras de segurança e mobilidade sustentável. Posteriormente fizeram o tratamento da informação, nas disciplinas de Matemática e Oficina de Projeto.

Por fim, construíram um jogo de tabuleiro sobre o tema, que será concluído no próximo ano letivo.

A turma do 8.º B, na disciplina de Francês, integrando as comemorações do Dia da Terra, construiu cartazes de sensibilização para a mobilidade sustentável e em segurança.

As turmas do 9.º ano abordaram o tema nas aulas de Físico-Química, integrado nos conteúdos da disciplina, fizeram apresentações, maquetes e cartazes sobre a segurança rodoviária e a mobilidade sustentável.


Todas aconselham: andar mais a pé ou de bicicleta...

...em segurança!


ECO - CÓDIGO 2022

Frases eco_mais votadas.pdf

Muitas foram as turmas que colaboraram propondo frases e selecionando as melhores frases para o novo Eco-Código 2022.

Votaram mais de 330 elementos da comunidade educativa, nesta fase final.

Das 89 frases propostas, foram selecionadas cerca de 20. Destas, cerca de 10 a 12 irão constituir o Eco-Código 2022, entre as mais votadas e de modo a respeitar os temas obrigatórios (ver regulamento).


Apresentamos a lista das 20 frases selecionadas.

Espera-se a participação da comunidade escolar na elaboração do Poster Eco-Código.


O Poster Eco-Código pode ser realizado por qualquer aluno, de qualquer ano de escolaridade, individualmente ou em grupo, na sala de aula ou em casa. O regulamento foi disponibilizado aos Diretores de Turma, pelo que os alunos/turmas interessados em participar no Concurso Escolar Póster Eco-Código poderão solicitar informações ao seu Diretor de Turma.


PROJETO “EDUCAR PELO DESPORTO”

DOMINÓ ODS

Ouvimos falar que o lugar onde vivemos, o planeta Terra, enfrenta graves problemas ambientais e sociais. Está, por assim dizer, doente. Grande parte desses problemas diz respeito à forma como as sociedades humanas “têm feito uso de tudo” o que está à sua disposição…

No âmbito do projeto de turma: "Educar pelo Desporto", a turma do 6º. D tem vindo a explorar diversos temas da atualidade, ao longo do ano letivo, em torno do Desporto, da Saúde, da Sociedade e do Meio Ambiente.

A construção do “Dominó ODS”, levou-nos a pesquisar e explorar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a compreender melhor o significado de cada um deles. Estes são um apelo global à ação para acabar com a pobreza e a fome mundial, construir um mundo mais pacífico, reduzir as desigualdades, promover os direitos humanos e proteger o planeta e seus recursos naturais.

Após esta pesquisa, os alunos, em trabalho de pares, selecionaram o seu ODS e criaram uma nova simbologia dos mesmos, com base nas suas próprias interpretações e as peças do dominó foram construídas com materiais de desperdício.

Assinalar e reforçar estas questões é cada vez mais importante para colocar em discussão, sensibilizar e alertar todos de como é urgente a MUDANÇA!


Biodiversidade da nossa terra

Integrando as comemorações do Dia da Biodiversidade, a turma do 5.ºH abraçou o tema e representou a biodiversidade do Sapal de Corroios num painel, integrado nas atividades de Ciências Naturais.

O Painel foi exposto na VII Mostra de Trabalhos de Eco-Escolas do Seixal.

A turma desenvolveu ainda diversos trabalhos para a participação no desafio Eco-Escolas "Biodiversidade na minha Escola", alguns dos quais também presentes na referida exposição.

O tema da Biodiversidade foi também trabalhado por outras turmas da escola, nomeadamente em Oficina do Saber/Oficina de Projeto, Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais, entre outras, por vezes em associação com atividades na Horta, conhecendo as características das diversas espécies plantadas e plantando mais algumas espécies, nomeadamente diversas ervas aromáticas.


Biodiversidade da minha Escola

À descoberta...

A fotografar...

A desenhar...

A atividade "Biodiversidade na Minha Escola", respondendo a um dos desafio lançados pelo Programa Eco-Escola" resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos das turmas H e K do 5.º ano, na disciplina de Ciências Naturais e dos alunos de Educação Especial, no âmbito da Oficina de Projeto. Também a turma do 5.ºI, na disciplina de Educação Visual, participou nesta atividade. O desafio foi lançado às turmas e aceite com muito entusiasmo pelos alunos.

A curiosidade pelas espécies existentes na escola foi grande. Este desafio permitiu aos alunos explorar e conhecer a biodiversidade do espaço escolar da Escola Vale de Milhaços.

Primeiramente foi feito o registo fotográfico das espécies escolhidas pelos alunos, com identificação das mesmas utilizando a câmara do Google. Já na sala de aula, os alunos utilizaram os computadores e os telemóveis para recolher mais informações (características, curiosidades…), por forma a preencher a ficha sobre as espécies. Por fim, ilustraram cada uma das espécies fotografadas.

Com esta atividade conseguiu-se promover competências de pesquisa, de literacia digital e o sentido de proteção da natureza.

Os trabalhos foram expostos no Jornal Eco-Escolas, na nossa escola, bem como na Biblioteca Municipal do Seixal.



Registos gráficos da flora existente no recinto escolar pelos alunos do 5.ºI


Semana da Energia - Campanha de Sensibilização

Integrando a comemoração do Dia da Energia, a 29 de maio, a Agência Municipal de Energia colabora nas atividades, como parceira da nossa escola e membro do Conselho Eco-Escola.

Com início a 30 de maio, promoveram um conjunto de sessões sobre energia incluindo todas as turmas de 7.º ano. Estas integraram o domínio de conteúdos "Energia" lecionado neste ano de escolaridade, nesta altura do ano letivo.

Os alunos realizaram diversos trabalhos sobre o tema, nomeadamente apresentações em PowerPoint sobre as fontes de energias renováveis e não renováveis e suas vantagens, desvantagens e impacto ambiental e alguns cartazes de sensibilização.

A turma E de 9.º ano também elaborou cartazes e panfletos, integrados na campanha de sensibilização de energia. Fizeram ainda etiquetas - ALERTAS - para colocar na escola e em casa, junto aos interruptores e aparelhos elétricos alertando para boas práticas que conduzem à poupança de energia. Complementaram ainda com cartazes ou panfletos sobre regras básicas de segurança na utilização de energia elétrica, integrados no domínio de conteúdos "Eletricidade".

Cartazes - Poupar Energia

Cartazes/panfletos - Segurança com energia elétrica

Etiquetas de alerta


“A Natureza e o Ser Humano em Ação”

Riscos naturais e mistos

Esta atividade foi realizada em articulação com as disciplinas de Oficina de Projeto, Cidadania e Desenvolvimento e Geografia.

A temática surgiu no âmbito dos conteúdos da disciplina de Geografia, nomeadamente no Domínio ”Riscos, Ambiente e Sociedade” e cujos subdomínios são: os Riscos Naturais e os Riscos Mistos, entre outros.

O tema escolhido pela turma D do 9.º ano, para ser desenvolvido, ao longo do ano, foi “A Natureza e o Ser Humano em Ação”, pelo que, um dos grupos da turma, abordou os Riscos Naturais mais detalhadamente, embora, quer estes quer os Riscos Mistos tivessem sido abordados também nas turmas C e E do mesmo ano de escolaridade, com a coordenação da professora Graça Ferreira, de Geografia, e o professor Armando Barreira de TIC.

Cada turma foi dividida em grupos e cada grupo elaborou um Power-Point com a informação recolhida sobre um Risco (Tornados, Furacões, Secas, Cheias e Inundações, Ondas de calor, Vagas de frio, Poluição atmosférica, Buraco do Ozono, Poluição das Águas, etc.) e apresentou-o à turma .

Por fim, executaram uma maquete sobre o Risco apresentado., com materiais recicláveis.

No caso do 9.º D, o grupo anteriormente citado, construiu ainda um site sobre os Riscos Naturais.

Alguns trabalhos...


Impactos ambientais provocados pela prática de Desporto

A turma do D do 6.º ano pesquisou sobre os impactos ambientais causados pela prática de algumas modalidades desportivas, integrado no tema trabalhado no projeto de turma "Educar pelo Desporto".

Elaboraram cartazes divulgando os resultados dessa pesquisa à comunidade escolar.

Fazem alguns alertas, por exemplo: praticar jet ski pode resultar na poluição das águas, devido ao derrame de combustível e o motocross apresenta diversas consequências negativas, entre as quais a poluição sonora.

Mas os alunos também apresentam propostas para minimizar os impactos.

Deixar de praticar jet ski?

Não, usar motos elétricas!



Concurso Escolar Póster Eco-Código 2022

Apresentam-se os Pósteres que participam no Concurso Póster Eco-Código 2022 a nível de Escola. A votação para apurar o vencedor decorre até 15 de junho.

Podem votar aqui ou na imagem ao lado.

Respondendo ao desafio, vários alunos concretizaram e enviaram os seus projetos para o Póster Eco-Código 2022, em versão digital.

Entre aqueles que cumprem os critérios de seleção para o Concurso Nacional é necessário selecionar o que irá representar a nossa escola no Concurso Nacional Poster Eco-Código 2022.

Alguns alunos elaboraram ainda versões em francês e em inglês.


Jardim Suspenso

Um jardim na vertical

Os alunos do 7ºA criaram um jardim suspenso com plantas/ervas aromáticas. Este foi crescendo ao longo do ano. Privilegiou-se a sementeira e plantação de uma grande variedade de ervas aromáticas, embora algumas outras plantas também integrassem este jardim.

Entre as espécies plantadas encontram-se: coentros, salsa, manjericão, alecrim, poejo, hortelã, tomilho, sálvia, orégãos, limonete, arruda, alface, girassol de jardim anão e cravos tunicos. Estes dois últimos serviram para preencher alguns canteiros da escola, assim como outras plantas decorativas de exteriores e interiores

Foi efetuada a sua cuidadosa manutenção pelos alunos e alguns professores. Os produtos resultantes da plantação foram distribuídos pela comunidade escolar.

Esta atividade foi articulada com vários outros temas trabalhados pelos alunos, com destaque para a alimentação saudável, nomeadamente a substituição do sal pelo tempero com ervas aromáticas. Os alunos efetuaram e apresentaram diversos trabalhos ao longo do ano letivo, efetuado pesquisas sobre as várias espécies semeadas/plantadas e elaborados folhetos, receitas, PPT...

Montagem

Plantação

Manutenção

Produto final

Comer bem é fixe.mp4


Póster Eco-Código 2022

Concurso Nacional

Póster vencedor do Concurso Eco-Código de escola

O Póster vencedor do Concurso a nível de escola foi elaborado pela aluna da turma D do 7.º ano, Lietitsyia Soborova, e será colocado em todas as salas de aula, no início do próximo ano letivo.


Em 2.º lugar ficou o póster de um grupo de alunas, também da turma D do 7.º ano, Lara Simões, Laura Martins e Inês Charruladas, e em 3º lugar o Póster Eco-Código de um aluno do 9.ºD, Martim Oliveira.


Parabéns pelo bom trabalho e pela participação de todos.


O póster vencedor participa agora no Concurso Nacional Póster Eco-Código. As votações, através do Facebook, prolongam-se até dia 15 de julho.


Podem encontrar o póster que representa a nossa escola na página do Facebook do Programa Eco-Escola aqui.


Basta "clicar" em gosto.


VOTEM!


2º lugar

3º lugar


Programa Eco - Valor - Balanço final

A nossa escola participou mais uma vez no Programa Eco-Valor, promovido pela Amarsul - Concurso Separa e Ganha.

No presente ano letivo foram separados e recolhidos na nossa escola, até final de junho, 1029 kg de papel e 82 sacos (de 100 litros) de plástico.

Para esta recolha contribuíram os sacos "Eco-pontinhos" azuis e amarelos colocados pelas turmas na sala de aula e os contentores com sacos azuis e amarelos colocados em vários pontos do recinto escolar e a escola receberá prémio pela sua participação neste programa.

Um agradecimento especial ao pessoal não docente, que se encarrega de despejar os eco-pontinhos das salas de aula, completando a separação dos resíduos nos grandes sacos azuis e amarelos, e os prepara para serem recolhidos em quartas feiras alternadas pela Amarsul.

Os eco-pontinhos irão manter-se nas salas de aula durante o próximo ano letivo e o número de eco-pontos azuis e amarelos no recinto exterior deverá aumentar.

Resta esperar que toda a comunidade escolar faça a sua parte, dando-lhes o devido uso, promovendo a reciclagem e o desenvolvimento sustentável, enquanto mantém a limpeza da escola.

RECICLEM!


"Eu e o Mundo" - Um projeto do 8.ºA

Desfile final em imagens


Pintura com aguarela, bijuteria de papel...


Apreciem o vídeo...

O projeto da turma A do 8.º ano "Eu e o mundo" , resultou da articulação de várias disciplina e do empenho e interesse de alunos e professores.

É ainda de salientar a importância da participação dos Encarregados de Educação e outros familiares dos alunos que, sempre atentos e cooperantes, tiveram um papel preponderante em todo desenvolvimento do projeto.

Como atividade de final de ano, e no âmbito do tema “Eu no Mundo” e das disciplinas de Cidadania, Oficina, Educação Visual, Expressão Plástica, Geografia e História, a turma pesquisou, organizou e produziu um desfile multicultural com roupas e adereços em material reciclável (em colaboração com o projeto Eco Escolas), uma banca de venda desses adereços e comida também multicultural.

Dos convites para o desfile, aos vestidos e bijuterias, até às decorações, a reutilização de materiais esteve presente, associando o tema da multiculturalidade à criatividade e à sustentabilidade.

O projeto encerrou o ano letivo com alunos e professores, a presença das famílias e de vários elementos da comunidade escolar convidados e muita animação.


Projeto "eTwinning" (conclusão)

A participação no projeto internacional eTwinning pelos alunos do 5.ºA proporcionou a todos uma experiência única na planificação, elaboração e partilha de atividades e desafios, que se traduziram em aprendizagens estimulantes pela partilha com alunos de diferentes países.

Foram várias as atividades desenvolvidas em parceria com os alunos da escola da Turquia e da Grécia:

  • Elaboraram e aplicaram um inquérito sobre os hábitos de utilização da água aos professores, encarregados de educação e na turma, para posterior tratamento dos dados e apresentação às escolas parceiras;

  • Produziram um cartaz sobre o projeto;

  • Criaram um logotipo para o projeto;

  • Elaboraram um folheto e poster sobre a temática;

  • Fizeram troca de cartões de Natal, via correio, elaborados pelos alunos das escolas com materiais recicláveis, por forma a criar laços entre todos;

  • Comemoraram o Dia da Água com a realização da atividade “Water Day Code" e do desafio “Poupança de água”. Este último desafio teve como objetivo o registo dos consumos de água, na casa de cada aluno, no período de uma semana, com a participação dos Encarregados de Educação. Posteriormente analisaram os resultados dos alunos das três escolas e, em conjunto, partilharam estratégias de poupança no consumo de água.

  • Produziram, em conjunto, uma letra para fazer a "música do projeto", com vídeo. Este vídeo teve como objetivo alertar as comunidades escolares das três escolas para a conservação de um bem precioso - a água.


Que experiência fantástica!

Um projeto a repetir...

5.ºA_Questionário sobre hábitos de consumo de água

Inquérito sobre os hábitos de utilização da água


Student pretest results.pdf

Resultados do inquérito


Cartaz do projeto


Propostas de logotipo para o projeto


Posteres do projeto


Padlet com cartões de Natal

Cartões de Natal feitos de material reciclado

Folheto do projeto

Comemoração do Dia da Água com a atividade "Water Day Code" e o desafio "Poupança de água"


Música do projeto


Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Água

O Dia Mundial da Árvore e da Floresta, bem como o Dia Mundial da Poesia (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março), foi celebrado pelos alunos do 5ºH e 6ºD e suas famílias, que foram desafiados a escrever e ilustrar um pequeno poema que refletisse sobre as preocupações relacionadas com estes recursos naturais.

Também as turmas A,B e C do 8º ano, na disciplina de Física e Química, elaboraram diversos trabalhos sobre reações químicas da água, sustentabilidade e poluição hídrica.



A Horta da nossa Escola (conclusão)


Com alguma dificuldade relacionada com a rega e material, conseguiu-se dar um pouco de vida à nossa horta. Para além dos limões da árvore que já lá se encontra plantada, a turma do 5.ºF conseguiu cultivar favas, nabiças, ervilhas; a turma do 5.ºH alfaces, salsa e coentros e a turma do 9.ºE favas. Também conseguiram fazer compostagem.

O entusiasmo nesta atividade foi imenso e cumpriram com o seu papel de "Pequenos agricultores".

A colheita foi feita pelas respetivas turmas e alguns dos produtos vendidos à comunidade escolar.

Ficam alguns registos de todo o processo ...

Vídeo do projeto

Plano de Inovação - Turma 8.ºD

Tema do ano: Os oceanos “o ouro azul”(conclusão)

Como produto final do projeto do 8.ºD temos um painel MARAVILHOSO, que pode ser apreciado no bloco E.

A turma concorre este ano ao Projeto Gandhi com este lindo painel. Apelamos ao voto de todos no seguinte link:

https://premiogandhi.dge.mec.pt/


Parabéns aos alunos e professores envolvidos neste projeto!


Campanha "Reinventar o nosso planeta com os 5R's"

A preocupação com o ambiente é uma constante entre os nossos alunos.

A turma do 5.ºB procurou sensibilizar a comunidade para a reutilização de resíduos através de folhetos, que foram distribuídos na escola e nos serviços perto desta (cafés, farmácia e papelaria).

Para fazerem a distribuição dos folhetos usaram t-shirt´s que decoraram com o tema do projeto. Ficaram muito giras!

Na continuidade da campanha, criaram “novos” objetos com resíduos, por forma a reutilizar materiais e reduzir o lixo.


Espreitem os "novos" objetos e deixem-se contagiar pela criatividade, criando os vossos objetos!


Também a turma do 5.º G puseram mãos à obra e fizeram animais com resíduos.

Animais feitos de resíduos

Projeto " O Mar começa Aqui"

O projeto

A pintura final

O Mar começa aqui... e a proteção da vida marinha também!

Um alerta dos alunos da Escola Básica de Vale de Milhaços.

"O Mar Começa Aqui" é um projeto que tem como objetivo alertar para o lixo que, através das sarjetas/sumidouros, vai parar ao mar.

Este projeto começo por ser trabalhado pela turma do 6.ºF, que abordou o tema nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, visualizaram pequenos filmes sobre a sustentabilidade e posteriormente efetuaram um debate sobre a importância da sustentabilidade para a preservação do planeta Terra. Em Educação Visual realizaram a lápis de grafite, esboços a pares, tendo em atenção as dimensões da sarjeta (foram efetuadas as medições). Posteriormente, realizaram o projeto numa folha de papel cavalinho A4, onde utilizaram a técnica da pintura a lápis de cor, para pintar o projeto. A turma do 5.ºH associou-se à concretização do projeto, que teve como produto final a linda pintura que se encontra na rampa de entrada da escola, impossível de ser ignorada por quem ali passa.

O nome do projeto, “O Mar começa Aqui”, chama a atenção para o projeto e pretende mais facilmente sensibilizar quem passa para os seus objetivos.

O desenho/projeto é composto por vários elementos, entre os quais uma onda azul, que simboliza o mar que está para além da sarjeta, mas com ela interligado. O facto de ser a cor azul que sobressai no desenho, onde o restante adota os tons de cinzento, pretende destacar o objetivo do projeto, ou seja, a proteção dos mar e oceanos.

O desenho projeto inclui dois golfinhos que representam todas as espécies marinhas, que têm de ser protegidas. Sendo os golfinhos uma espécie especialmente querida à maioria dos alunos e população em geral, constituem ótimos embaixadores da biodiversidade marinha, sensibilizando para a sua proteção e alertando para os perigos da poluição dos ambientes marinhos.

O projeto apresenta um alerta pela positiva: não representa o lixo e a poluição marinha, opta por apresentar o que a vida marinha tem de belo. Como se os golfinhos saltassem das ondas para nos dizer: estamos aqui, não te esqueças, protege-nos!

NÃO vamos deixar que a água poluída de resíduos escorra pela sarjeta e polua os ambientes marinhos.

Esboço...

Fase inicial da pintura...

Fase intermédia...

Sombras, pormenores...

Pintando o texto...

Concluído com sucesso!

Projeto “Sacos com história”

Este projeto envolveu todas as turmas do 6º ano e teve como objetivo criar um saco de pano do Agrupamento.

Foram várias as etapas para a sua concretização: iniciaram a atividade por visualizar reportagens/vídeos temáticos sobre a sustentabilidade; fizeram pesquisas para os esboços/desenhos e, por fim, em cada turma selecionaram, recolheram e expuseram um trabalho de ilustração para concurso.

Este projeto terá continuidade no próximo ano letivo.


Aguardamos com curiosidade pelo nosso saco!