Atividades 2022/2023

Embaixadores do Ambiente e da Saúde

Com o início de um novo ano letivo, são eleitos novos Embaixadores do Ambiente, que serão os representantes de cada turma no Conselho Eco-Escolas


É um cargo de responsabilidade, como demonstram as suas funções, pelo que é importante refletir a quem deve ser atribuído antes da eleição em cada turma.

Este ano, pela primeira vez, é também eleito um Embaixador da Saúde.

Dia do animal - atividades para um mês inteiro!

Animais.wmv

Para celebrar o Dia Mundial do Animal, a turma do 5.°H realizou a atividade "Alfabeto do animal" (Cidadania em articulação com Português) com o intuito de conhecerem e celebrarem todas as espécies animais.

A 4 de outubro celebra-se o "Dia Mundial do Animal''. Este dia tem como objetivo chamar a atenção para a condição e bem-estar dos animais. O maior objetivo é mobilizar todos para tornar o mundo num lugar melhor para todos os animais.

No nosso agrupamento de escolas foram propostas algumas atividades, com início a 4 de Outubro, mas que se prolongam durante todo o mês de outubro.

Algumas atividades pretendem envolver alunos de todos os ciclos, bem como os outros elementos da comunidade educativa:



Aqui fica uma amostra da exposição, que vai crescendo...

Animais em vias de extinçao

Em articulação com Cidadania e Oficina de Projeto os alunos realizaram um percurso mundial com algumas das espécies em vias de extinção, em diversos habitats.

Numa primeira fase fizeram o preenchimento de um Cartão de Cidadão alusivo aos animais escolhidos por cada par de alunos.

Numa segunda fase procederam ao preenchimento de um “Padlet” em formato Planisfério com a informação recolhida, que pode ser visto no link abaixo.


Semana da Alimentação

Semana Alimentação2023.mp4
A sopa da minha avó.mp4
Piramide dos alimentos.mp4

No dia 16 de outubro celebra-se o "Dia da Alimentação'', assinalado no nosso agrupamento com a "Semana da Alimentação". Deste modo, lançou-se dois desafios às turmas: 

Desafio 1 "A melhor sopa é a da minha avó!" – participação das turmas numa exposição de receitas de sopas recolhidas junto da família.

Tivemos a participação de algumas escolas do 1.º ciclo e de várias turmas do 2.º e 3.º ciclos com sopas muito nutritivas!


Desafio 2 "A minha fruta preferida é..." - apelando à criatividade dos alunos para desenhar a sua fruta preferida.

Tivemos turmas do 1.º ciclo a elaborar pictogramas com as frutas favoritas dos alunos e, ainda, os nossos alunos da sala multifuncional a pintar frutas, em pedras recolhidas na praia. 


Para os alunos e pais propôs-se a atividade "Fruta e hortícolas: 5 por dia que bem me faria!", cujo o objetivo era monitorizar durante essa semana o consumo de hortofrutícolas pelos alunos.


Para explorar nas aulas de Ciências Naturais, Cidadania, ou outra disciplina  foi enviado alguns links de vídeos e da Grande Reportagem SIC “Somos o que comemos” que se integra no tema do PES “Educação Alimentar e Atividade Física” que articula com Cidadania e Desenvolvimento e outras disciplinas.  

https://vimeo.com/127168811 

https://www.youtube.com/watch?v=xO91lB8nAQY

https://www.youtube.com/watch?v=oMtBRNSVCbw

       https://www.youtube.com/watch?v=9wDXcUyY7MI

https://www.youtube.com/watch?v=3RqYC1GDbSo

Para além dos desafios lançados, tivemos turmas a realizar outras atividades, como a construção da "Pirâmide da Dieta Mediterrânica" e a realização de vídeos com receitas da família. 


Para trabalhar o desperdício alimentar, foi proposto aos alunos do 5.°H que preparassem uma refeição ou sobremesa com sobras de outras refeições ou alimentos cuja validade estivesse a terminar


A atividade foi designada por "Mini chef anti desperdício alimentar" (vídeos de confeção de pequenas receitas com sobras).

20221024_201708.mp4

Piza caseira

VID-20221025-WA0017.mp4

Receita com sobras 

VID-20221024-WA0001.mp4

Bolo da caneca

Biscoitos

VID-20221025-WA0016.mp4

Torta

VID-20221021-WA0033.mp4

Bom trabalho Mini-chefes!

Alimentos biológicos

Na "Semana da Alimentação” o 9ºC realizou um trabalho sobre os alimentos biológicos, abordando os seus benefícios e malefícios para a saúde.


Póster Eco-Código 2022 em todas as salas

Ainda numa fase inicial do novo ano letivo, promoveu-se a divulgação do Eco-Código à comunidade escolar.

Ao longo da primeira semana de outubro, a aluna da turma D do 8.º ano, Lietitsyia Soborova, vencedora do concurso Póster Eco- Código 2022, apoiada por vários colegas da turma, cumpriu a missão de colocar em cada sala de aula, da EBVM um exemplar do Eco-Código.


Foi uma atividade divertida! 


As salas ficaram mais bonitas e, sem dúvida, a mensagem a transmitir, ficou mais presente no nosso dia a dia.

Dia Bandeiras Verdes 

A nossa escola foi novamente condecorada com o Galardão Eco-Escolas!

 

Mais uma vez a nossa escola está de parabéns. 

Foi reconhecido o trabalho das turmas 5.ºH e 7.ºA pelos dirigentes do ECO-ESCOLAS, tendo sido premiadas com Menção Honrosa no "Desafio UHU: Painel do Ambiente" e "Desafio Painel dos Alimentos - Açúcar ao Lanche", respetivamente.

Assim sendo, a nossa escola foi convidada a participar na cerimónia de entrega de prémios, no dia 12 de outubro. Este ano, foi o professor João Cordeiro a receber os galardões, à cidade de Valongo.

Esta é mais uma prova de que quando nos empenhamos somos reconhecidos, mesmo por aqueles que não nos conhecem. Não devemos concorrer para ganhar prémios, mas sim pelo gosto de participar, no entanto quando ganhamos ... o sabor é outro!                                                      

PARABÉNS às turmas vencedoras!!

Halloween

Halloween 22-23 EBVM.mp4

Mais uma vez, a nossa escola embebeu-se do espírito do Halloween e festejou com toda a comunidade escolar. 

Os alunos do 5.º ano decoraram os corredores e a entrada da escola, com trabalhos realizados, no âmbito da disciplina de inglês. Estas decorações foram efetuadas com reutilização de materiais, com especial utilização de garrafões de plástico.

Esta foi uma forma de envolver as famílias numa atividade com os seus educandos, promovendo a criatividade e o sentido de pertença de todos os alunos. 

Na biblioteca da escola também foi proporcionada uma sessão de cinema para marcar este dia.

Para o ano há mais fantasminhas!!

Visita de Estudo à Exposição:

" Os Loucos Anos 20" 

Exposição Loucos Anos 20

Ateliê de animação Digital

No passado dia 26 de outubro no âmbito do projeto da turma O Futuro Imaginário, a turma realizou uma visita de estudo a Lisboa. Os professores acompanhantes levaram-nos de transportes públicos o que para alguns foi uma autêntica aventura, já que era a primeira vez que se deslocavam à capital de barco e de comboio.

De manhã, fomos ver a exposição temporária subordinada ao tema Loucos Anos 20, no Museu da Cidade e à tarde visitámos a Fundação das Comunicações. Neste museu tivemos a oportunidade de fazermos vários ateliês- escrita criativa e outro sobre animação digital onde aprendemos um pouco sobre a evolução da fotografia com recurso a técnicas analógicas (flipbook) e digitais (stop-motion).

O resultado foi surpreendente!

Foi um dia de emoções e de aventuras!

Joana Freixiela

9.º D

Ateliê de escrita criativa

Comemoração do Dia da Restauração da Independência

Para comemorar o dia 1 de dezembro de 1640 -Dia da Restauração da Independência as alunas Leonor Canas, Joana Freixiela e Filipa Piteira do 9.º D com a colaboração da professora de Educação Visual e assistente operacional Virgínia Correia elaboraram um magnífico trabalho que esteve em exposição no Bloco E.

Parabéns a todos os participantes!

A Diretora de Turma do 9.º D

Anabela Rodrigues

Revolução industrial

Um mal necessário - sim ou não?

Numa das aulas de Oficina do Saber, os alunos do 8ºA debateram o tema “Revolução Industrial, um mal necessário - sim ou não?”

Os alunos escolheram dois moderadores para o debate e dividiram-se de acordo com a sua posição. De um lado, os defensores da Revolução Industrial e de outro os que não defendiam a necessidade de ter tido lugar a Revolução Industrial para a existência de progressos no mundo.

Esta atividade requereu muita preparação por parte dos alunos, tendo como intervenientes as professoras de Português e História e o professor de Cidadania.

Os alunos desenvolveram o espirito crítico, a linguagem e a comunicação com esta atividade.

Para além disso, despertou na turma uma grande curiosidade e interesse por este tipo de atividade levando os alunos a solicitarem aos professores que no próximo ano letivo realizassem mais debates na turma.

O tema deste debate é de grande pertinência no mundo atual, em constante evolução, em que o "progresso" se faz a velocidade  crescente e com consequências questionáveis. Afinal, a revolução industrial teve consequências importantes nem sempre benéficas, nomeadamente, para o meio ambiente.

A Estrelinha da nossa escola

A Estrelinha é a gatinha abandonada que foi adotada pela nossa escola. Já tem a sua casinha, onde pode dormir e brincar, protegida e bem tratada.

Natal ecológico 

E já cheira a Natal na nossa escola!

Nesta altura do ano são muitas as festividades. De um modo geral, o consumo de mercadorias aumenta e o meio ambiente sofre com o lixo e resíduos que produzimos.  É possível aproveitar as festas e ao mesmo tempo pensar na sustentabilidade e preservação do nosso planeta. Com algumas ações simples, podemos fazer a diferença na conservação do meio ambiente.

Com esta preocupação, várias turmas partilharam dicas para comemorar o Natal sem prejudicar a natureza. Estas foram afixadas em vários pontos da escola: no painel Eco-Escolas, à entrada do pavilhão A, na biblioteca, nos pavilhões e nos postes do recreio, por forma a sensibilizar os mais novos para comportamentos ambientalmente responsáveis.

Também várias turmas construíram enfeites de natal com materiais recicláveis, que embelezaram os pavilhões e recreio da nossa escola, realçamos os trabalhos dos meninos da Educação Especial. Que enfeites lindos!!

No âmbito da disciplina de Educação Visual, as turmas construíram Árvores de Natal, estrelas e casinhas de Natal lindas, que podem ver na galeria de fotos.

Obrigada a todos os alunos e turmas que participaram nesta atividade "Natal ecológico".

natal.mp4
Natal 9 ano.pdf

Campanha de Solidariedade

Destacamos o gesto de solidariedade que é sempre

lembrado pelas turmas da nossa escola e com as quais conseguimos fazer cabazes para distribuir pelas famílias mais carenciadas do nosso agrupamento e, assim, proporcionar um Natal mais feliz.

Trabalhos realizados na Educação Especial

Ciência em Ação

No âmbito da disciplina de FQ, os alunos construíram um presépio químico e uma árvore de Natal com os símbolos químicos.  Na disciplina de geografia foram construídas várias rosas dos ventos.  Para a produção dos trabalhos utilizaram  desperdícios de materiais.

Presépio elétrico

Visita à exposição:

  “Viver entre o que é deixado para trás”

O 7.º B, depois da proposta da Delegada de Turma e da Representante dos Encarregados de Educação, visitou a exposição fotográfica do premiado fotógrafo Mário Cruz  “Viver entre o que é deixado para trás”, no antigo edifício da EDP, em Almada, no dia 16 de dezembro.

Segundo o autor, esta exposição revela as condições de vida no rio Pasig (Filipinas), um dos rios mais poluídos e poluentes do mundo, onde as pessoas “vivem da própria poluição”. 

Reciclagem

         A Turma do 7.º B, principalmente devido ao grande empenho da aluna Inês 

         Nunes, já conseguiu juntar para reciclagem, cerca de 2800 caricas, 5kg de papel, 

         25 pilhas  e 13 brinquedos para doar!

          Um dos itens doados está exposta na reprografia para animar os benfiquistas!

          O 7.º B promete não ficar por aqui!

Comemoração do Dia Internacional das Florestas

No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Floresta e o Dia Mundial da Árvore, uma data relevante para a consciencialização sobre a importância das Florestas no nosso Planeta.

Na nossa escola, alunos do 6.º ano assinalaram este dia, dando início ao inventário das árvores e arbustos, existentes no recinto escolar. Com esta atividade pretende-se estimular a realização de atividades ao ar livre, tendo como inspiração a floresta.  Após identificação das espécies, pretende-se colocar as respetivas placas, a afixar junto da respetiva árvore e arbusto.

Comemoração do Dia da Água

No dia 22 de março, integradas na comemoração do Dia Mundial da Água, alguns alunos de 7.º e 8.º ano realizaram atividades relacionadas com a utilização e proteção deste recurso natural.

Na aula de Físico-Química, a turma do 7.ºA abordou o tema da água e mudanças de estado relacionadas com o ciclo da água e com as transformações físicas enquanto conteúdo da disciplina.

Foi ainda debatido o problema da poluição e escassez da água e medidas a adotar numa perspetiva ambiental sustentável.

Alguns alunos de 9.ºano realizaram atividades experimentais no exterior, selecionando previamente o material e reagentes necessários, para testar o caracter químico de amostras de água recolhidas em diversos locais da escola, desde a água da torneira das casas de banho até à água do lago e dos bebedouros.

Para simular o que acontece quando a água dos rios e lagos têm substâncias poluentes, foram também adicionadas a algumas amostras uma pequena quantidade de vinagre (aumentando a acidez, como acontece com a ocorrência de chuvas ácidas), ou um pouco de lixívia (tornando a água mais alcalina, simulando o que pode ocorrer quando se verifica a poluição das águas por resíduos industriais e detergentes.

Os alunos utilizaram vários indicadores colorimétricos e determinaram o valor de pH para as várias amostras.

 

Foi uma aula diferente, a ciência saiu da sala para a rua e teve como objetivo sensibilizar para a importância de preservar este recurso essencial à vida.

Projeto "Eu e o mundo"

No dia 19 de abril, no âmbito do Projeto Eu e o Mundo perante um Sismo, a turma do 8.º A realizou uma visita de estudo ao Lisbon Story Centre, Museu Interpretativo do Bacalhau e ao Teatro para assistir à peça Adamastor. Esta foi preparada em sala de aula pelos alunos que realizaram folhetos sobre a mesma e construíram em 3D uma casa, com materiais recicláveis e elementos da natureza, que foi abalada por um sismo.

Esta visita teve a participação/ colaboração das disciplinas de Português, História, Educação Visual, Expressão Plástica e Oficina do Saber.

Museu Interpretativo do Bacalhau 

Lisbon story Centre

Construção da casa

casa abalada pelo sismo

Comemoração do 25 de abril

No âmbito das comemorações do 25 de Abril de 1974, a turma do 9.º D realizou trabalhos alusivos à temática em curso, com materiais recicláveis, num trabalho de articulação curricular entre as disciplinas de História, Educação Visual e Oficina do Saber. Estes trabalhos foram expostos, no átrio do Bloco A, juntamente com outros de várias turmas do 9.º ano.

Campanha Escola Limpa XIV

Olá, ainda aqui estamos, com a mesma missão: Ajudar o mundo... e continuar.

Já sou a XIV campanha e ainda tenho muito para dar!

Já voltou tudo ao normal e ninguém está com máscara. Que felicidade!

Vamos fazer o que for preciso para manter a Escola Limpa. 


O logotipo deste ano foi elaborado pela turma do 6.ºE e coordenada pela professora Angélica Silveira.

O objetivo cumpre-se: manter a escola mais limpa e sensibilizar a população escolar para colocar o lixo nos diversos contentores existentes. 

Cada turma consultou o calendário de participação, que foi divulgado no Painel de Notícias Eco-Escolas, à entrada do pavilhão A.

Os alunos realizam a atividade com satisfação e segurança, pois a caixa “ Kit Escola Limpa” contém sacos, luvas, etiquetas coloridas para identificar o tipo de lixo e crachás com o logótipo da campanha para os alunos usarem durante a recolha dos resíduos. 

No final, registaram o número de sacos recolhidos e colocados em cada eco-ponto.

No total foram recolhidos e registados 152 sacos (além dos que as turmas não registaram).

A turma que mais recolheu foi o 5.º I, que participou duas vezes, recolhendo um total de 17 sacos, seguida da turma do 8.ºD, com 14 sacos.

“COM A CAMPANHA ESCOLA LIMPA

 A CONTINUAR, O LIXO NA NOSSA ESCOLA VAI ACABAR!”


Recreios com Vida

A turma C do 7.º ano abraçou o desafio "Recreio com Vida", com orientação do professor Miguel Correia.

O interesse dos aluno da turma por esta atividade prende-se com o desejo de dar vida ao pátio da escola, promover o exercício físico e afastar os colegas dos ecrãs dos telemóveis.

Em grupos fizeram pesquisas sobre jogos tradicionais, selecionaram dois jogos para pintarem no pátio da escola. 

Este ano planearam a atividade, que será concluída no próximo ano letivo.

O meu instrumento musical é ...

Foi proposto aos alunos do 8.º ano desta escola, no âmbito da disciplina de Físico-Química, no domínio Som, o desafio de elaborar um instrumento musical a partir de materiais  recicláveis.

Imaginação e criatividade não faltaram!

Uma ótima maneira de  alertar para a reciclagem essencial para se manter uma sociedade sustentável. 

Os  professores

Elsa Cerqueira, Rui Ramos  e Rute Gonçalves

Super Ecolápis

 Os alunos Arina Osypova, Maria Eduarda Monjardim, Guilherme Janeiro e Tiago Moura, do 6.º H, participaram no desafio "Super Ecolápis", promovido pela ABAE e a Faber-Castell.

Os alunos tiveram de elaborar trabalhos originais de criação/ilustração da personagem “Super-Ecolápis” respeitando determinadas características e orientações. 

No dia 1 de março assistiram ao workshop “Oficina de Ilustração – Super Ecolápis”, com o objetivo de contribuir com algumas ideias e ferramentas para a elaboração dos trabalhos. Após participação na oficina de Ilustração, os alunos trabalharam em grupo na pesquisa sobre espécies de animais em diversos habitats. Partilharam entre grupos imagens de animais com as características desejadas para todos entenderem o objetivo do desafio deste ano. As ideias foram surgindo e desenharam-nas em esboços, com legendas para o que queriam realçar. Nas aulas seguintes, fizeram um desenho com lápis de carvão e utilizaram lápis de cor, aguarelas e lápis de cera para colorirem os trabalhos.

Foram elaborados alguns trabalhos bastante criativos, mas após votação selecionaram-se 4 trabalhos.

Parabéns pela vossa criatividade! 

Elaboração do Eco-Código 2023 

Exemplos de frases ilustradas propostas por alunos

O Eco-Código foi desenvolvido ao longo do ano, envolvendo várias turmas e a comunidade educativa da nossa escola. A iniciativa foi liderada pelo Conselho Eco-Escola em colaboração com os diretores de turma, que utilizaram as aulas de Cidadania e Desenvolvimento/Oficina de Projeto para refletir sobre questões ambientais e elaborar o Eco-Código 2023.

O processo de elaboração do Eco-Código envolveu várias etapas nas turmas: análise dos resultados da Auditoria Ambiental da escola, identificação de áreas a melhorar, propostas de frases, pelos alunos, que traduzissem objetivos ou ações concretas relacionadas com as atitudes e comportamentos identificados.

Alguns alunos ilustraram as frases propostas.

Efetuou-se a seleção das melhores frases, priorizando os temas do ano e temas base, para compor o Eco-Código 2023. 

O Eco-Código final foi divulgado à comunidade escolar por correio eletrónico e lançado o desafio para a elaboração do Póster Eco-Código em versão digital, através dos diretores de turma. 

Eco-Código 2023 (frases selecionadas)

Concurso Póster Eco-Código 2023 

Com a colaboração de toda a comunidade escolar foi selecionado o Poster Eco-Código 2023, com votação online.

A seleção envolveu professores, alunos, pessoal não docente e encarregados de educação.

O póster vencedor é de autoria da aluna Laura Martins, do 8ºD e abrange os temas principais: água, resíduos e energia, além dos temas do ano: espaços exteriores e biodiversidade.


A escolha de um fundo branco e limpo tem o objetivo de destacar as imagens alusivas às diferentes temáticas. As imagens foram selecionadas para ilustrar 10 das frases escolhidas, e os elementos adicionados enriquecem o conjunto. A escolha do tipo de letra, a sua cor, formato e apresentação criam harmonia e um fio condutor para o póster. O trabalho é original e extremamente criativo.

No próximo ano letivo estará afixado em todas as salas.

Segurança e Prevenção Rodoviária

Mobilidade sustentável em segurança

Com a colaboração da PSP - Escola Segura, com representação no Conselho Eco-Escola, as turmas de 9.º ano abordaram o tema da mobilidade e segurança e prevenção rodoviária. 

Os agentes Hugo Gomes e Franklin Camacho dinamizaram palestras com as várias turmas, complementando os conteúdos abordados nas disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais.

Uma das temáticas debatida foi a crescente utilização dos veículos elétricos, a sua contribuição para uma mobilidade mais sustentável mas também os riscos associados, nomeadamente, à utilização das trotinetes elétricas.

Salientou-se a importância da sua utilização de forma correta e responsável, promovendo uma mobilidade sustentável e em segurança.

Competição Peddy App 

No concelho do Seixal, o vencedor foi o Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, tendo a nossa escola conquistado o 4.º lugar, com 159,96 pontos.


A Agência Municipal de Energia do Seixal (AMESEIXAL), com representação no nosso Conselho Eco-Escola, lançou, no dia 3 janeiro, a 3ª edição da Competição PeddyApp, que promove a deslocação a pé, uma forma de mobilidade saudável e sustentável.

Para participar na Competição é apenas necessário descarregar a aplicação PeddyApp, registar-se... e andar a pé. A Competição decorreu até 31 de março e premiou os 3 alunos com maior pontuação, bem como a escola/agrupamento com o maior somatório de pontos, relativos à prestação dos seus alunos e de todos os outros membros da comunidade escolar, como professores, pais, outros familiares e amigos. 

A competição foi divulgada nas turmas com a colaboração dos professores de Educação Física, que distribuíram os folhetos com a informação sobre a competição, incentivaram a participação e salientaram a importância do exercício físico e, nomeadamente, da caminhada e dos seus benefícios para uma vida saudável, integrando esta atividade com os conteúdos da disciplina.

Rios de Portugal, da Europa e do Mundo

Rios.mp4

 Alunos do 7.º ano pesquisaram e elaboraram trabalhos sobre os rios de Portugal, numa articulação entre as disciplinas de História e Geografia.

O trabalho sobre os rios ( à escala Nacional, Europeia e Mundial) foi realizado ao longo do ano: a 1ª parte do trabalho iniciou-se com um trabalho de pesquisa à escala Nacional. O trabalho foi realizado com a ferramenta Canva.

No âmbito deste projeto realizaram uma visita  visita de estudo ao  Museu do Megalitismo/ Fluviário de Mora. 

No segundo semestre alargaram a pesquisa e o projeto a escala Europeia e Mundial.

Projeto "O futuro imaginário"

No âmbito do Projeto da turma D do 9.º ano "O Futuro Imaginário", os alunos realizaram ao longo do ano letivo 2022/2023, nas disciplinas de Oficina do Saber e Cidadania e Desenvolvimento, em articulação curricular com outras disciplinas, um jornal com notícias para o futuro, neste caso para o ano de 2075.

Os alunos desenvolveram um trabalho colaborativo, mostraram a sua capacidade criativa e desenvolveram a escrita.

Dia dos Oceanos e Dia do ambiente

 Projeto "O Mar Começa Aqui"

O projeto

O esboço

Em construção

Integrado no Dia dos Oceanos e no Dia do Ambiente, iniciámos o projeto “O Mar começa Aqui”.  Este é um projeto que permite interligar os temas do ano do Projeto Eco-escolas e, como é habitual, voltamos a participar no presente ano letivo.

A turma que mostrou interesse em participar este ano foi a turma H do 6º ano.

Após pesquisa e debate sobre a importância da sustentabilidade para a preservação do nosso planeta, os alunos em grande grupo propuseram um desenho para chamar a atenção para esta causa de toda a comunidade educativa que passe junto da sarjeta pintada.

O desenho é composto por vários elementos, entre os quais: um polvo, com tentáculos grandes, pois é necessário agir em várias frentes e cuidar de todas as espécies do nosso mar. Por outro lado, a escolha do polvo para o animal em destaque no desenho também se deve ao facto de quererem passar a imagem de que na ausência de atitudes de proteção da nossa biodiversidade, somos engolidos pelos “tentáculos do lixo”. Este polvo tem uma característica especial, pois alguns tentáculos seguram os milhos que fazem a alusão à origem do nome da nossa escola “Escola Vale de Milhaços”, com o objetivo de chamar à atenção para o cuidado dos “nossos milhos”, ou seja, dos rios e mar da nossa zona geográfica. Se cuidarmos localmente, refletir-se-á globalmente.

O mar também está presente no desenho, em tom de azul para provocar o desejo de manter os nossos rios e oceanos na sua cor natural, saudável. Neste mar temos ainda alguns outros animais, mostrando a diversidade dos nossos oceanos.

O projeto apresenta um alerta pela positiva: não representa o lixo e a poluição marinha, opta por apresentar o que a vida marinha tem de belo.

Produto final

 Tipos de poluição e Sustentabilidade

A poluição atmosférica.mp4
Importancia da sustentabilidade final (1).mp4

Os vários tipos de poluição foram explorados pelos alunos do 5.º M, no âmbito da disciplina de cidadania, onde fizeram trabalhos sobre esta temática bem como sobre a importância da sustentabilidade para a preservação do planeta.


O AMBIENTE (1).mp4
POLUIÇÃO AQUÁTICA (1).mp4
POLUICÃO SONORA (5.ºM) 1.mp4

 Projeto "Mobilidade Sustentável e Segura"

Os alunos do 5.º B foram desafiados a aprender um pouco mais sobre mobilidade sustentável e segurança rodoviária. Como acharam que os dois temas estavam interligados quiseram desenvolver os seus projetos abordando os dois temas em conjunto.  O nome que escolheram para o Projeto foi “Mobilidade Sustentável e Segura”.
  Os alunos iniciaram o projeto fazendo uma pesquisa sobre os temas envolvidos: A partir dessa pesquisa os alunos elaboraram folhetos informativos. Ainda tiveram a liberdade de desenvolver o projeto de diferentes formas. Os produtos finais dos grupos foram bastante diferentes variando desde apresentações em PowerPoint, questionários, quizzes em Wordwall, jogos de tabuleiro e maquetes.


Eco-Escola_5ºB (1).mp4

VIII Mostra de trabalhos Eco-Escolas

Foi com muito gosto que participamos mais um ano na mostra de trabalhos, com lugar na Biblioteca Municipal do Seixal.

Não sendo possível levar todos os trabalhos realizados pelos nossos alunos, procuramos selecionar um exemplo de algumas atividades desenvolvidas.


Parabéns a todos os alunos e professores!

Brigada Verde - Monitorização

Foi feita a monitorização da água, eletricidade e gás natural da escola, através da consulta das  respetivas faturas, dando continuidade ao que tem sido feito já há vários anos. 

Os consumos revelaram uma tendência de descida relativamente aos observados nos anos pré-pandemia, quer relativamente à água, quer à eletricidade, comparando anos com aulas presenciais durante todo o ano letivo. O consumo de água apresenta valores superiores nos meses de maior calor, com um pico em julho, associado ao maior consumo para rega dos canteiros. Comparando com o ano 2018/2019 (último ano antes da pandemia), o consumo diminuiu. No que se refere à eletricidade, a média de consumo também diminui relativamente ao período pré-pandemia, apresentando os menores consumos nos meses com períodos de pausa letiva, como é de esperar. No que se refere ao gás natural,  observou-se uma grande irregularidade na faturação, com diversos meses de estimativa em excesso e sucessivas devoluções, que dificultaram a monitorização do consumo e a sua comparação com períodos anteriores.  


Vamos tentar manter a tendência de descida no próximo ano letivo.


Dia da Energia/Semana Eco-Escolas

Os alunos das turmas A, B e C do 9.º ano pesquisaram e elaboraram cartazes/infografias de sensibilização para a poupança de energia e panfletos sobre as regras de segurança na utilização da energia elétrica, no âmbito da disciplina de Físico-Química.  Estes foram afixados em vários locais na escola, integrados na comemoração do Dia da Energia e Semana Eco-Escola. 

Após identificarem situações onde é possível reduzir o consumo de energia, elaboraram diversas etiquetas diferentes e criativas para colocar em diversos aparelhos e locais da escola, com o objetivo de sensibilizar para a poupança energética e funcionar como lembretes para os mais distraídos.